SóProvas


ID
2604838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O método de Carrea para estimar a altura de um indivíduo fundamenta-se no fato de que existe proporcionalidade entre os diâmetros dos dentes e a altura de um indivíduo. Para tanto, mede-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • “Estimativa da estatura pelo método de Carrea Seguindo as orientações propostas por Carrea, os dentes incisivo central, incisivo lateral e caninos inferiores foram mensurados do mesmo lado, em milímetros interna e externamente. Na face interna, com o auxílio de um paquímetro, foi obtida a medida traçando uma linha reta entre a mesial do incisivo central e a distal do canino, que constituiu a “corda”. Na face externa, para a obtenção do “arco” constituído pela somatória dos diâmetros meso-distais destes dentes, foram mensurados da mesial do incisivo central até a distal do canino, utilizando-se uma fita milimetrada. Obtidos os valores dentários aplicaram-se as fórmulas estabelecidas por Carrea para estimativa da estatura máxima e mínima. Stature estimation by using the dental analysis: comparative study between Carrea’s and the modified methods, Cavalcanti, A.L.; Porto, D.E.; Maia, A.M.A.; Melo, T.R.N.B. Rev. odontol. UNESP, vol.36, n4, p.335-339, 2007.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/estimativa-da-estatura-por-meio-do-estudo-dos-dentes/12352


  • Resposta: Letra C:


    "arco da circunferência da somatória do diâmetro mesiodistal dente a dente por vestibular dos incisivos central, lateral e caninos unilaterais inferiores, resultando isso na possível altura máxima do indivíduo."


    Explicação:


    A estimativa da altura por meio do estudo das dimensões do dentes é realizada pelo método descrito por Carrea em 1920 e estudado para a população brasileira por Silva, em 1971 (apud Silva, 1997).


    A estatura real dos indivíduos brasileiros foi de 70% entre o valor máximo e mínimo calculado por esse método, demonstrando não ser uma técnica confiável para essa estimativa. No entanto, Silva (1997) recomenda que todos os achados antropológicos podem ser significativos para chegar à conclusão final da perícia.


    Estatura máxima = a X 6 x π

                     2

    Sendo a = mensuração do arco em milímetros


    Estatura mínima = a’ X 6 x π

                     2

    Sendo a’ = mensuração da corda em milímetros



    A fórmula utilizada por Carrea é a seguinte:


    Medidas realizadas:


    Corda: Mensurou-se o incisivo central e lateral e os caninos inferiores com o auxílio de um paquímetro.


    Arco: mesial do incisivo central até a distal do canino utilizando-se uma fita métrica.


    Contraindicações:


    Dentes apinhados;


    Dentes ausentes.


    Fonte dada pelo colega sanderson feliciano de oliveira


    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/estimativa-da-estatura-por-meio-do-estudo-dos-dentes/12352

  • ARCO (lembrar: o arco é sempre maior) => Altura MÁX, mais próxima da altura masculina

    CORDA (lembrar: a corda é sempre menor) => Altura MÍNIMA, mais próxima da altura feminina