A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ainda é um desafio para alguns profissionais de educação. De acordo com o Artº 11 da, fixado nas Diretrizes Curriculares Nacionais:
Art. 11. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Deve assegurar CONTINUIDADE do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Portanto, não devem partir de uma perspectiva de antecipação de conteúdos com vistas a uma preparação a uma etapa posterior, já que cada etapa tem seus próprios objetivos e as crianças apresentam formas diferentes de se relacionar com o ambiente e com os outros. Vejamos as alternativas:
A) que as instituições de Educação Infantil devem garantir a antecipação de atividades de alfabetização e a introdução das primeiras noções de matemática trabalhadas no primeiro ano do Ensino Fundamental, para acelerar o processo de aprendizagem das crianças (ERRADO)
B) que as propostas pedagógicas para a pré-escola devem reproduzir rotinas e procedimentos comuns às classes do primeiro ano, para facilitar o ingresso das crianças ao Ensino Fundamental (ERRADO)
C) que a proposta pedagógica da Educação Infantil deve garantir condições e procedimentos adequados visando a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sem a necessidade de antecipar conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental (CORRETO)
D) a retenção da criança na pré-escola, caso ela não demonstre um amadurecimento desejável para ingressar no primeiro ano do Ensino Fundamental (ERRADO)
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.