SóProvas


ID
2605825
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Engenharia de Usabilidade trata da construção de sistemas melhores através da compreensão de quem são os usuários finais e do envolvimento destes usuários nos requisitos, no design da interface e nos esforços de teste. O RUP trabalha técnicas de engenharia de usabilidade em várias atividades. A atividade Design da Interface com o Usuário, por exemplo, gera os artefatos Esboço Sequencial e Mapa de Navegação. O Esboço Sequencial

Alternativas
Comentários
  • Esse artefato é uma descrição lógica e conceitual da funcionalidade do sistema para um cenário específico, incluindo a interação requerida entre os usuários do sistema e o sistema. Um Esboço Sequencial "fornece informações específicas".

     

    É importante lembrar-se de que a finalidade principal dos Esboços Seqüenciais é entender o fluxo geral e as interações, e não a de criar um protótipo nem de testar a aparência e comportamento da interface com o usuário. O Esboço Seqüencial não deve abranger os widgets de interface do usuário e outros assuntos relacionados à interface do usuário (aqueles que devem abranger o Protótipo da Interface com o Usuário).

    Fonte: http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/workproducts/rup_storyboard_33EEA89E.html

  •  

    Esboço Seqüencial

     

    Esse artefato é uma descrição lógica e conceptual da funcionalidade do sistema para um cenário específico, incluindo a interação requerida entre os usuários do sistema e o sistema. Um Esboço Seqüencial "fornece informações específicas". [1]

     

    Mapa de Navegação:

     

    Esse artefato descreve a estrutura dos elementos da interface com o usuário no sistema, com seus possíveis caminhos de navegação.

     

    Há um Mapa de Navegação por sistema. A finalidade do Mapa de Navegação é expressar os caminhos principais da interface com o usuário através do sistema. Esses são os caminhos principais através das telas do sistema e não necessariamente todos os caminhos possíveis. O objetivo é que ele sirva como um roteiro da interface com o usuário do sistema.

     

    O Mapa de Navegação serve como pano de fundo e link entre as Seqüências de Esboços individuais.  As Seqüências de Esboços descrevem como o usuário percorre os elementos da interface com o usuário para executar recursos do sistema e o Mapa de Navegação define quais são os caminhos de navegação válidos. O Mapa de Navegação transporta a estrutura da interface com o usuário do sistema e as Seqüências de Esboços transportam a dinâmica.

    O Mapa de Navegação facilita ver quantos "cliques" serão necessários para acessar uma tela específica. [2]

     

    [1] http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/workproducts/rup_storyboard_33EEA89E.html

     

    [2] http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/workproducts/rup_navmap_73AF74E2.html

  • B) é uma descrição lógica e conceitual da funcionalidade do sistema para um cenário específico, incluindo a interação requerida entre os usuários e o sistema.