SóProvas


ID
2606119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos procedimentos de auditoria, julgue o item subsequente.


Situação hipotética: Um auditor refez os cálculos de uma planilha para a correção monetária de certa dívida municipal e, com o objetivo de averiguar as distorções encontradas, releu alguns documentos a fim de confirmar os termos que poderiam ter afetado os cálculos testados. Assertiva: Nessa situação, conclui-se que foi realizada uma revisão analítica para complementar as conclusões do auditor sobre a conferência do cálculo.

Alternativas
Comentários
  • O auditor, na verdade, executou o procedimento de recálculo, que, nos termos da NBC TA 500, consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. Pode ser realizado manual ou eletronicamente.

    A doutrina chama o recálculo de conferência de cálculos. Segundo Attie (2009), embora este procedimento seja simples e completo, é a única forma de se constatar as diversas operações que envolvam somas e demais formas de cálculo. Erros nos cálculos podem gerar distorções nas demonstrações contábeis, o que explica a importância da aplicação deste procedimento. Desse modo, orienta-se que o auditor não confie nos cálculos que lhe são apresentados (FRANCO; MARRA, 2009).

     

    Já a revisão analítica (ou procedimentos analíticos, conforme as normas do CFC), segundo a NBC TA 520, diz respeito a avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.

  • INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01, DE 06 DE ABRIL DE 2001

    Seção II – Auditoria 

    Procedimentos e Técnicas

    10. III. Conferência de Cálculos: revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados.

     

    Bons estudos!

  • 1Teste de controle/ observancia - 1(observancia/ indagação)

    2 Procedimentos substantivo -  1 Teste de detalhes- (inspeçao/ confirmação/recalcumo/ reexecução) resposta da alternativa

                                               2 Analise substantivo- (Revisao Analitica- consiste na verificação de saldo e indices )

  • Não foi para confirmar e sim para corroborar.

  • A Conferência de cálculos (Recálculo) objetiva a conferência das operações que envolvam cálculos; na aplicação da técnica, a equipe não deve se limitar a conferir os cálculos realizados por terceiros, fazendo-se necessária a efetivação de cálculos próprios, que serão comparados, ao final, com aqueles apresentados pelo fiscalizado.

    Já a inspeção de registros e documentos envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo (que é a mesma coisa que inspeção física).

    Assim, podemos concluir que o auditor realizou uma inspeção de registros e documentos para complementar as conclusões do auditor sobre a conferência do cálculo.


    Prof. Claudenir Brito

  • Segundo a NBC TA 500(R1):

    Recálculo

    A19. O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.[grifo nosso]

    Já a revisão analítica (atualmente designada por procedimentos analíticos) consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos, ou seja, eles são utilizados quando há atipicidades ou anormalidades. Isso é realizado por meio da “verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas”.

     

    Desse modo, temos que o recálculo é um exame de auditoria voltado para constatações da veracidade das demonstrações contábeis quanto à exatidão matemática, enquanto a revisão analítica é um exame voltado para constatações do comportamento das “atipicidades”. 

  • Vamos lá. Segundo a questão, o auditor refez os cálculos de uma planilha e, em seguida, releu alguns documentos para corroborar seus cálculos.

    Aprendemos que, nos termos da NBC TA 500, o recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros, podendo ser realizado manual ou eletronicamente. A doutrina chama o recálculo de conferência de cálculos, e, embora este procedimento seja simples e completo, é a única forma de se constatar as diversas operações que envolvam somas e demais formas de cálculo.

    Vejam, que o auditor primeiramente utilizou-se da técnica de recálculo.

    Em seguida, o auditor realizou a inspeção de registros e documentos, que envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

    Portanto, podemos concluir que o auditor realizou uma inspeção de registros e documentos para complementar as conclusões do auditor sobre a conferência do cálculo, o que torna a questão errada.

    Gabarito: ERRADA.

  • Revisão Analítica

    "verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas"

  • Errado

    Nesse caso seria: Recálculo

    Segundo a NBC TA 500(R1):

    Recálculo

    A19. O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.

    Já a revisão analítica (atualmente designada por procedimentos analíticos) consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

  • Recálculo + Inspeçao

    "Um auditor refez os cálculos de uma planilha para a correção monetária de certa dívida municipal e, com o objetivo de averiguar as distorções encontradas, releu alguns documentos a fim de confirmar os termos que poderiam ter afetado os cálculos testados."

    • Assertiva: Nessa situação, conclui-se que foi realizada uma revisão analítica para complementar as conclusões do auditor sobre a conferência do cálculo.

    Acredito que para complementar as conclusões sobre a conferência de cálculo (recálculo) o auditor fez uma reexecução, pois o auditor "releu alguns documentos a fim de confirmar os termos que poderiam ter afetado os cálculos testados."

    Reexecução

    A24. A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade. NBC TA 500(R1).

    Qualquer erro, avisem.

    Gab. E