SóProvas


ID
2606122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca dos procedimentos de auditoria, julgue o item subsequente.


Inspeção consiste em verificar os registros das transações contábeis por meio da análise de documentos e ativos tangíveis.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 500:

    "A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo."

     

    "A inspeção de ativos tangíveis pode fornecer evidência de auditoria confiável quanto à sua existência, mas não necessariamente quanto aos direitos e obrigações da entidade ou à avaliação dos ativos. A inspeção de itens individuais do estoque pode acompanhar a observação da contagem do estoque."

  • NBC TA 500:

    "A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo."

     

    "A inspeção de ativos tangíveis pode fornecer evidência de auditoria confiável quanto à sua existência, mas não necessariamente quanto aos direitos e obrigações da entidade ou à avaliação dos ativos. A inspeção de itens individuais do estoque pode acompanhar a observação da contagem do estoque."

  • gabarito certo

    "A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo."

  • Após nossa explicação, vejam como a questão se torna fácil. Vimos que, de acordo com a NBC TA 500 NBC TA 500, a inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. inspeção de ativos tangíveis pode fornecer evidência de auditoria confiável quanto à sua existência, mas não necessariamente quanto aos direitos e obrigações da entidade ou à avaliação dos ativos.

     

    Gabarito: CORRETO.

  • ◙ Procedimentos de Auditoria:

    ► 1. Inspeção: ■ Exames de registros ou documentos; ■ Internos ou externos; ■ Em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias; ■ EXAME FÍSICA de um ativo; ► 2. Observação: ■ Exame do PROCESSO ou PROCEDIMENTO executado por outros. ► 3. Confirmação externa: ■RESPOSTA escrita de TERCEIRO (a parte que confirma) ao auditor. ■ Em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. ■ Não precisam se restringir apenas a saldos contábeis. ► 4. Recálculo: ■ Verificação da EXATIDÃO MATEMÁTICA de documentos ou registros. ■ Pode ser realizado manual ou eletronicamente. ► 5. Procedimentos analíticos: ■Investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos (ATIPICIDADES). ► 6. Indagação: ■ BUSCA DE INFORMAÇÕES junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade. ► 7. Reexecução: ■ EXECUÇÃO INDEPENDENTE pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade.

    ◙ NBC TA 500(R1): Inspeção: A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. ◙ A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua disposição; • Um exemplo de inspeção utilizada como teste é a inspeção de registros em busca de evidência de autorização; ◙ Durante a fase de execução, o auditor aplica diversos procedimentos em busca de evidências; e a inspeção é um desses procedimentos e consiste em testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis; • A evidência é coletada sobre itens tangíveis; ◙ Inspeção física: é o ato físico de verificação, atendo e minucioso do objeto (ex: bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.

    =====

    Fonte: Tonyvan de Carvalho, TEC;

  • Certo

    A Inspeção física é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.

     

     

    Segundo a NBC TA 500(R1):

    Inspeção

    A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

    A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção. Um exemplo de inspeção utilizada como teste é a inspeção de registros em busca de evidência de autorização.

    12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:

     

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

     

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

     

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

  • Inspeção e física , vê documentos e coisas tangíveis