-
CERTO
Métodos de Restauração:
São intervenções que visam a recuperação de documentos deteriorados ou a interrupção dos danos por eles sofridos. As principais técnicas de restauração são:
Banho de Gelatina: consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioleta e infravermelho.
Encapsulação: o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.
Laminação: consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.
Velatura: consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer face de uma folha.
Fonte: professor Darlan Eterno.
-
a desvantagem desse metodo é relacionada aos insetos.
-
GABARITO: CORRETA
No banho de gelatina mergulha-se o documento em cola específica, aumentando sua durabilidade. Contudo é maior a possibilidade de ataque de fungos e bactérias.
Prof. Mayko Gomes
-
BANHO DE GELATINA: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor.
CERTA!
-
Métodos de Restauração: BLES
Banho de Gelatina:mergulhar o doc. em gelatina ou cola.
Laminação: Seda + acetato de celulose.
Encapsulação: Envolve o doc. em poliéster.
Silking: Tecido (crepeline ou musseline de seda)
-
MEU BIZU:
Métodos de CONSERVAÇÃO = DRAL = Desinfestação, Restauração, Alisamento e Limpeza
Métodos de RESTAURAÇÃO= LaTEBS = Laminação, Tecido, Encapsulaçao, Banho de gelatina e Silking
já decorei e você? AVAAAAAAAAANTE
-
Banho de gelatina: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a resistência, sem prejudicar a visibilidade e passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos.
-
Lado negativo: há insetos que podem se alimentar da gelatina, danificando o documento.
-
Banho de Gelatina: O documento será mergulhado em uma espécie de gelatina, ou mesmo em cola, o que, ao final, aumentará sua resistência e flexibilidade, além de não prejudicar a visibilidade. Mas tem uma pegadinha: o documento ficará suscetível ao ataque de insetos e fungos, fora o fato de demandar uma habilidade tremenda do restaurador, para que o documento não se perca definitivamente.
O método não impedirá a passagem de raios ultravioleta e infravermelho pelo documento, o que pode ser particularmente interessante para exames posteriores do documento (uma forma de aferir o estado de conservação de um documento é justamente expô-lo a esse tipo de radiação).
CERTO!
-
Certa
Principais técnicas de conservação:
a) Alisamento: Processo de conservação que consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade ( 90 a 95%) durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida são passados à ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.
B) Higienização: É a retirada , por meio de técnicas apropriadas, objetos de metal, de poeira, e outros resíduos, com vistas à preservação. Pode ser feita por meio de panos, trinchas, pó de borracha, pinceis e escovas macias.
C) Restauração: São intervenções que visam a recuperação do documento deteriorado ou a interrupção dos danos por eles sofridos. As principais técnicas de restaução são:
----> Encapsulação: Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas, é considerado um dos mais modernos processos de restauração.
----> Laminação: Processo em que se envolve o documento em papel de seda e acetato de celulose. Nestá técnica, a durabilidade e as qualidades do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando o documento imune à ação de fungos e pragas.
----> Reenfribagem: Preenche as falhas dos documentos com polpa de papel
----> Banho de gelatina: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que assegura sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioleta e infravermelho. Desvantagem- Os documentos tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e fungos.
-
Não só restauração como CONSERVAÇÃO!
Pode tornar a questão errada.
-
Geralmente essas loucuras tão certas kkkkkkkkkkkkkk
-
Mnemônico para Restauração é LAMBA SE TECIDO
LAMinação
BAnho de Gelatina
Silking
Encapsulação
TECIDO
-
Quanto ao conceito de banho de gelatina:
Banho de gelatina: mergulhar os documentos em banho de gelatina ou cola, o que aumenta sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade. Entretanto os documentos tratados por esse processo tornam-se mais suscetíveis ao ataque de insetos e dos fungos, além de exigir muita habilidade de executor.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/16635803/arquivologia/3
Bons estudos!
-
CERTO
Banho de gelatina
“Consiste em mergulhar o documento em banho de gelati na ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetí veis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor”.
Marilena Leite Paes
-
O banho de gelatina é uma técnica de restauração que consiste em mergulhar o documento em uma cola específica, para aumentar a resistência do papel já danificado.
Essa técnica dá uma sobrevida ao papel, pois o mesmo pode resistir ao manuseio e outros fatores de deterioração do documento. Contudo, a substância utilizada para o procedimento atrai insetos, o que deixa o documento suscetível ao seu ataque.
Gabarito do professor: Certo
-
Cuidado com o Alisamento, pois tem mais a ver com restauração.
-
Principais técnicas de Restauração:
Banho de gelatina, tecido, silking, laminação, encapsulação e velatura.
Banho de gelatina:
O documento é mergulhado em uma cola específica, mas como desvantagem pode atrair insetos.
Tecido:
O documento de arquivo é envolto por um tecido específico e uma pasta de amido.
Silking:
Variação do método anterior, mas o silking utiliza um tecido de seda, crepeline de seda ou musseline de seda, método caro.
Laminação:
O documento é colocado em uma prensa hidráulica com temperatura entre 1450 a 1550 Célsius (muito quente) com papel de seda e acetato de celulose.
Encapsulação:
Utilizam-se películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces. A encapsulação é considerada um dos mais modernos processos de restauração de documentos.
Velatura:
Consiste em um reforço de papel ou de tecido em uma das partes do documento.
-
exatamente, através de gelatina ou cola. O problema é que os insetos adoram!
Resposta: certa
-
Técnicas de Restauração:
-
O banho de gelatina é uma técnica de restauração que consiste em mergulhar o documento em uma cola específica, para aumentar a resistência do papel já danificado.
Essa técnica dá uma sobrevida ao papel, pois o mesmo pode resistir ao manuseio e outros fatores de deterioração do documento. Contudo, a substância utilizada para o procedimento atrai insetos, o que deixa o documento suscetível ao seu ataque.
Gabarito do professor: Certo
-
GABARITO: CERTO
O banho de gelatina é uma técnica de restauração que consiste em mergulhar o documento em uma cola específica, para aumentar a resistência do papel já danificado.
Essa técnica dá uma sobrevida ao papel, pois o mesmo pode resistir ao manuseio e outros fatores de deterioração do documento. Contudo, a substância utilizada para o procedimento atrai insetos, o que deixa o documento suscetível ao seu ataque.
FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia
-
Gab: CERTO
O Banho de Gelatina é utilizado quando o documento já está DANIFICADO, sendo aplicado, portanto, como técnica de RESTAURAÇÃO.
Erros, mandem mensagem :)
-
CERTO
O banho de gelatina é uma técnica de restauração que consiste em mergulhar o documento em substância gelatinosa ou em uma cola especifica, para aumentar a resistência do documento danificado, mantendo a visibilidade e a flexibilidade.
Desvantagens:
✗ Não impede a passagem dos raios ultravioleta e infravermelhos.
✗ A substância aplicada aumenta o ataque de fungos e insetos.
-
OPERAÇÕES DA RESTAURAÇÃO:
1) Banho de gelatina;
⇨ mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos
⇨ desvantagem --> tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos
2) Tecido;
⇨ são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. ( é como se o papel fosse plastificado nos dois lados pelo tecido aplicado )
⇨ desvantagem --> propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade( não é totalmente transparente) e a flexibilidade
3) Silking;
⇨ o utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade ( mesma técnica de tecido vista anteriormente, só que com material de alta durabilidade e melhor qualidade )
⇨ desvantagem --> matéria-prima é de alto custo; difícil execução.
4) Laminação;
⇨ composto por folhas de papel de seda e de acetato de celulose, colocadas sobre os dois lados do papel e inseridas no mesmo por meio de uma prensa hidráulica em alta temperatura (mais próxima do método ideal de restauração,)
⇨ desvantagem -->
5) Laminação manual;
⇨ é a mesma laminação anterior, com o detalhe de que não necessita da prensa hidráulica – o que a torna mais acessível.
6) Encapsulação
⇨Processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.
⇨ O documento encapsulado fica selado e, por isso, não há troca de ar com o ambiente.