SóProvas


ID
2606482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      O crescimento demográfico atual se destaca como uma das razões para a manutenção dos esquemas de padronização e homogeneidade do espaço geográfico. Tal situação é firmada nos imperativos da indústria, da organização produtiva e do crescimento urbano, em vez de ressaltar os diferentes problemas para cada país, para cada povo, para cada cultura. Além disso, esse tipo de crescimento poderia, entre outros motivos, induzir o crescimento ilimitado da produção e da produtividade. Se a pressão demográfica aparece como uma das razões dessa grande estratégia própria de nosso tempo, é o espaço que se define como instrumento de sua realização. Ele, então, configura uma mediação concreta e prática, como, por exemplo, na modelagem dos grandes conjuntos habitacionais. Certas particularidades, ao se manterem, constituem formas de resistência à desigualdade e de apropriação desse espaço homogeneizante.

Amélia Luisa Damiani. População e geografia. 10.ª ed. São Paulo: Contexto, 2012, p. 93-96 (com adaptações)

A partir das ideias do texto acima, julgue o item a seguir.


O crescimento demográfico pautado na homogeneidade é uma das razões para o aumento das desigualdades sociais e da exploração humana.

Alternativas
Comentários
  • O crescimento demográfico deve ressaltar as particularidades de cada país, cada povo, cada cultura, pois a homogeneização apenas cria cenários nefastos, como o aumento das desigualdades sociais e da exploração humana.


    O texto da questão Q868822 responde esta pergunta.

  • Homogeneidade:

    1.qualidade do que é homogêneo ou composto de partes da mesma natureza; uniformidade.

    2.semelhança; identidade.

    ~> Homogeneidade refere-se as igualdades culturais que existem entre os grupos cultural humano. Gosto em comum, pensamentos em comum, isso são coisas que fazem parte da homogeneidade.

    ~> De forma simplória, classes sociais mais altas tendem a se relacionar com classes sociais mais altas; as mais baixas com as mais baixas.