SóProvas


ID
2606494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      A diferenciação socioespacial é marca das cidades, desde os primórdios da urbanização. Não há cidades sem divisão social do trabalho, o que pressupõe sempre uma divisão territorial do trabalho. O estabelecimento dessa divisão ocorre de maneiras diversas no decorrer do longo processo de urbanização.

Maria Encarnação Beltrão Sposito. “A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais”. In: Ana Fani A. Carlos et al. A produção do espaço urbano: agentes, processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011, p. 124. (com adaptações).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item que se segue.


A diferenciação espacial urbana atrelada à divisão territorial do trabalho pressupõe, simultaneamente, um espaço urbano fragmentado e desarticulado.

Alternativas
Comentários
  • Pode até ser fragmentado, mas desarticulado jamais.

  • Fragmentado e articulado, pois a dinâmica econômica apesar de não ser a única, mas é um vetor determinante na contemporâneidade.

  • Desenvolvimento desigual e combinado:

    Desenvolvimento (pelo trabalho) desigual (fragmentado espacialmente) e combinado (articulado).

  • A Divisão Territorial do Trabalho pode produzir um espaço urbano fragmentado ou especializado, contudo, jamais será desarticulado. A Divisão Territorial do Trabalho diz respeito às diferenças econômicas que se apresentam nas diversas regiões de um país, de uma cidade ou estado. Cada território se especializa na produção de uma demanda produtiva contribuindo para o desenvolvimento da região. A urbanização vai refletir, de uma maneira geral, o projeto de produção local, nacional ou mundial e, consequentemente, quanto mais transformadas as produções, mais complexas se tornam o arranjo urbano e as redes das relações na produção deste espaço. Assim, na Divisão Territorial do Trabalho, a construção de infraestruturas como as redes de comunicações e de transportes auxilia na integração das áreas produzidas, organizando e dinamizando os espaços, de maneira a fortalecer ou ainda gerar as especializações os novos arranjos produtivos, conforme aponta Milton Santos. Com isso, as cidades vão estruturando-se com funções produtivas diferentes. Para ele, quanto mais intensa a divisão do trabalho, mais cidades surgem e mais diversificadas são uma das outras. Assim, as cidades vão sendo incorporadas realizando determinadas funções, que muitas vezes são diferentes uma das outras, moldando e produzindo um cenário regional de especialização em que cada cidade cumpre parte da produção. Milton Santos salienta ainda que, quanto maior for a interação (e integração) entre as cidades de uma rede urbana, mais acelerado é o processo de divisão territorial do trabalho, podendo, posteriormente, integrar o patamar de divisão internacional do trabalho.

    FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • desarticulado não!!!
  • Vamos pensar:

    Fragmentado pode até ser, por exemplo, nos centros urbanos há zonas industriais, há áreas mais "ricas" e áreas mais "pobres"...

    O erro está em afirmar que essas áreas são desarticuladas... Ou seja, uma não influencia a outra... Errada né, uma exerce grande influência na outra, seja econômica, social, política...

  • Outra questão ajuda a resolver :

    "No Brasil do século XX, o êxodo rural foi a principal causa migratória do processo de metropolização, cuja consequência foi a fragmentação social mediante uma urbanização desordenada." Gab: C

  • Desarticulado jamais.... é claro que uma área rica tem influência em uma área pobre, e não "cada um" pra o seu lado. Como o Luiz Felipe frisou bem: Economicamente (Talvez o mais óbvio, a área rica precisa dos serviços dos pobres por exemplo, capitalismo), Socialmente (Não precisa ser do PIÇOL pra perceber que o pobre se ferra muito na sociedade perante os ricos, desigualdade visível) e politicamente.

  • Uma área rica influenciar em uma área pobre já é uma articulação.

  • Pode até ser fragmentado, mas não desarticulado.

    Uma das técnicas que uso é procurar alguma extrapolação na questão, isso tem dado muito certo, na maioria das vezes.