SóProvas


ID
2606554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Iludem-se aqueles que ainda pensam o Brasil como um país. Nós somos no mínimo dois — o Brasil in (ou top Brasil) e o Brasil out (ou bottom Brasil). Temos o mesmo hino, a mesma bandeira, a mesma língua (nem tanto), a mesma moeda (muito menos), somos uma Suíça dentro da Índia. Temos conterrâneos que vivem ainda no neolítico, outros na antiguidade, muitos na idade média, vários a espera da revolução industrial. Ao lado dessa maioria, uma pequena elite que dança no ritmo frenético dos avanços tecnológicos e já vive com um pé no século XXI.

Carlos Eduardo Novaes. Na República do jerimum. Rio de Janeiro, 1986, p.141-142 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo às inovações tecnológicas e às economias mundial e brasileira do século XX.


Considerando que o desenvolvimento tecnológico é um elemento importante para o processo de globalização, é correto afirmar que o Brasil, no início do século XXI, ocupava confortável posição no mundo em termos de conquistas tecnológicas.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de o Brasil passar por um processo de globalização, é sabido que na decado 90 e nos anos 2000,  o aumento de emprego e a produção e venda de maior número de aparelhos tecnológicos não ocupam posições confortáveis,ocorrendo tambem uma precarização do trabalho e concentração de renda.

    PMAL 2018

  • Belo texto, sintetiza bem o Brasil.

  • Sonha Alice.

  • esse item está afirmando, perguntando ou querendo uma opinião a respeito?

  • Primeiramente, é necessário entender historicamente o motivo da negação da afirmação. Após a Primeira Guerra Mundial, por volta de 1920, a indústria, se aproximou da Academia e iniciou-se a chamada tecnologia de base científica, sendo que tal aproximação permitiu o grande desenvolvimento tecnológico no final do século XX e início do século XXI. Os países que não entenderam a importância desse fato simplesmente perderam o passo no seu desenvolvimento e entre eles está o Brasil que, além de focar nas privatizações, sem a abertura do país ao mercado internacional, manteve um mercado aprisionado, excluindo qualquer possibilidade de desenvolvimento tecnológico no setor privado industrial brasileiro. No final dos anos 1950 e início dos anos 1960, o Brasil agrícola entendeu a importância da industrialização e as primeiras indústrias estrangeiras começaram a vir para o país, principalmente a automobilística, com diversos incentivos e com o pensamento de evolução, com a construção massiva de autoestradas. Como tais empresas eram de fora, a tecnologia usada também foi importada, dada a falta de investimento em tecnologias e falta da qualificação da mão de obra adequada nacionalmente. O mercado interno não incentivou investimentos em tecnologia pela indústria privada nacional, pois é cara e fornece somente resultados a longo prazo. Logo, o governo assumiu esse encargo e passou a incentivar o desenvolvimento tecnológico nas empresas estatais com resultados razoáveis, mas não expressivos, devido à carência de recursos financeiros e de falta de qualificação. Portanto, houve vários problemas enfrentados pelo Brasil ao ingressar no século XXI. Parte-se da afirmação de que o país não tentou, em suma, superar seu histórico de subdesenvolvimento, mesmo que tenha alcançado significativos resultados econômicos e infra estruturais.

    FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • o enunciado faz uma extrapolação!

  • o enunciado faz uma extrapolação!

  • Crisalbert Botelho Ramos

    Item errado. Apesar da evolução tecnológica do Brasil em alguns setores pontuais, ainda há uma lacuna gigantesca do país quando comparado com as potências tecnológicas mundiais. A exemplo da economia da Coreia do Sul que cresceu assustadoramente porque é pautada na evolução de patentes. A inovação ocorre dia após dia, são cerca de 1300 por ano, que ao contrário do Brasil, os coreanos investem maciçamente em centros científicos voltados para á modernização continuada da tecnologia

  • DE MAIKE VAO ME CHAMAR!!

  • INICIOU-SE AO LONGO DO SÉC. XV e XVI

  • A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) divulgou, no dia 20 de setembro, o Índice Global de Inovação (IGI) 2021, que traz o Brasil na 57ª posição entre os 132 países participantes. O país ocupou a 62ª em 2020 e a 66ª posição em 2019.

    Fonte: gov.br