-
Houva desconcentração da produção de eletrônicos, a metalurgia nunca foi forte por lá
-
A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. O pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beleza, beneficiamento de madeira, entre outras.
-
ZFM: destacam-se os setores eletroeletrônicos ( televisores, rádios... ) e de transportes ( bicicletas e motocicletas )
-
Gabarito - Errado.
Já que o polo industrial da Zona Franca de Manaus possui indústrias de alta tecnologia, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico, e não do setor metalúrgico. Vale dizer que entre os produtos fabricados destacam-se:aparelhos celulares de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes,entre outros.
-
O erro está em associar à metalurgia.
-
A ZFM PRODUZ ELETRODOMÉSTICOS!!!
-
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
Em outras palavras...
É uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.
► Essas ações abrangem os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Com grande leque de instrumentos e parcerias, ela promove investimentos e atrai negócios de sucesso para os Estados de sua jurisdição. O Pólo Industrial de Manaus, com mais de 400 empresas estabelecidas, é um exemplo dessa atuação.
A Zona Franca de Manaus é uma concentração industrial que, apesar de distar dos grandes centros urbanos e consumidores do centro-sul do país, se articula a praticamente todo o território nacional, ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos. CERTO.
► A implantação da Zona Franca de Manaus provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus, tendo a consequente geração de empregos em seu polo industrial atraído populações de dentro do estado e de fora dele.
► Foi estabelecido na cidade de Manaus em 1967 pelo Decreto-Lei 288.
► Esse período esteve impulsionado pela forte industrialização pelo qual o país estava passando depois do governo de Juscelino Kubitschek.
------
[...]
Resumo...
Zona Franca de Manaus - ZFM
✓ Modelo de desenvolvimento econômico
✓ Área industrial criada pelo governo brasileiro
✓ Situa-se na região amazônica
✓ Promove investimentos e atrai negócios para a localidade
✓ Provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus
________
'
Bons Estudos ❤
-
Cuidado!
Setores têxteis e metalúrgicos surpreendem e crescem na ZFM (2019)
Maiores segmentos do setor industrial em Manaus, as empresas de eletroeletrônicos e bens de informática cresceram menos este ano que o de têxtil e metalurgia.
https://amazonasatual.com.br/setores-texteis-e-metalurgicos-surpreendem-e-crescem-na-zona-franca-de-manaus/
-
A indústria metalúrgica tem como foco a transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens.
Nesse contexto, a indústria metalúrgica é uma das mais importantes quando falamos em indústrias base!
Ao contrario do que vemos em Manaus!!!
Eletro- Eletronicos, Químicos e etc!!