SóProvas


ID
2607205
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere que determinada organização adote, como alternativa para administração de cargos e salários, o modelo de remuneração funcional. Isso significa que

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

     

    Remuneração Funcional: conhecido popularmente como PCS (Plano de Cargos e Salários), é um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existente e também o mais usual nas empresas em geral. O PCS é interessante para aquelas empresas que sofreram uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, pois é freqüente que essas organizações fiquem consideravelmente “bagunçadas”. A remuneração funcional é implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno.

    O sistema de remuneração funcional promove o equilíbrio interno e externo. O equilíbrio externo consiste na adequação dos salários da empresa em relação ao valores praticados no mercado, em função de pesquisas salariais e o equilíbrio interno ocorre após avaliação de todos os cargos e aplicação de uma regra geral para estabelecimento dos salários, gerando um sentimento de justiça entre os empregados.

    O sistema de remuneração funcional é composto de: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial. Para algumas empresas, o sistema tornou-se desinteressante em função de divergências com as práticas gerenciais adotadas. Uma boa saída para sanar as divergências encontradas é a continuidade da prática do sistema de remuneração funcional com restrições em alguns componentes e/ou adaptação da metodologia, tornando-a mais moderna. Algo como alterações das descrições de cargos, ampliação das faixas salariais, mudanças na avaliação de cargos e adoção de uma política para administração de salários focada nos negócios e interesses da empresa e dos empregados.

     

    https://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/sistemas-de-remuneracao-tradicionais-e-a-remuneracao-estrategica/

  • Tipos de remuneração (http://blogrh.com.br)

    Remuneração Funcional: também chamada de Plano de Cargos e Salários, é um dos mais tradicionais sistemas de remuneração e o mais comum nas empresas. É formado pela descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

     Salário Indireto: são os benefícios oferecidos pelas empresas e que representam, muitas  vezes, parte considerável da remuneração total. Podem ser apresentados em formas de auxílio automóvel, empréstimo financeiro, assistência médica, previdência privada, estacionamento, auxílio-doença, auxílio-farmácia, assistência odontológica, auxílio-funeral, aluguel residencial, clube, transporte, alimentação, creche, cursos, treinamentos, idiomas, etc. Hoje os benefícios são oferecidos aos empregados sem opção de escolha e muitas vezes não representam valor para os empregados.

     Remuneração por Habilidades: é paga em função do conhecimento ou habilidades certificadas de um profissional, considerando-se a habilidade como o conjunto de conhecimentos que podem ser formalmente aprendidos mais aptidão pessoal do profissional.

    Remuneração por Competências: é aplicável aos níveis gerenciais e sua implementação exige mudanças no modelo de gestão e estilo gerencial. Esse sistema de remuneração passou a ser interessante em função do crescimento do setor de serviços na economia, aumento da demanda de profissionais qualificados, necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral, implantação de sistemas mais flexíveis e redução de estruturas hierárquicas rígidas e popularidade do conceito de competência.

     Remuneração Variável: é o conjunto de diferentes formas de recompensa oferecidas aos empregados, de forma a complementar a remuneração fixa e atrelar à ela fatores como atitudes, desempenho e outros critérios relevantes. A remuneração por resultados e participação acionária são duas formas de remuneração variável e estão vinculadas ao desempenho. O principal objetivo da remuneração variável é criar vínculos entre o desempenho e a recompensa, compartilhando os resultados da empresa e transformando o custo fixo em variável.

     Participação Acionária: é um dos sistemas de remuneração mais complexos pelo qual os empregados passam a ser co-proprietários da empresa, focando uma relação de longo prazo e parceria, comprometimento e orientação para resultados. Exige um projeto muito bem elaborado para sua implantação.

  • Gabarito : A 

    Remuneração Funcional 

    a)a remuneração do funcionário está atrelada ao cargo ocupado, tomando por base o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. 

    Remuneração por Habilidade  

    b)a remuneração é função direta da habilidade do empregado e não está relacionada, necessariamente, com o cargo ocupado.  

    Remuneração pode Competência  

    c)adota o princípio da remuneração por competência, tomando por base a relevância do empregado do ponto de vista de captação de mão-de-obra. 

    Remuneração Variável   por Resultado 

    d)pratica um sistema de relação direta entre o valor da remuneração individual e o peso relativo da contribuição do empregado no produto final.

    Salário Indireto  

    e)os benefícios indiretos são considerados mais relevantes que o salário e benefícios diretos, priorizando-se a qualidade de vida do empregado. 

     

    segue no insta !! @passeibonito 

  • Remuneração FUNCIONAL


     → forma + tradicional

     → ligado ao → CARGO OCUPADO

     → permite → equilíbrio INTERNO → avaliação e classificação de cargos

     → busca → equilíbrio EXTERNO → pesquisa de salários

     

     → vantagens: -> forma + utilizada
                            -> geralmente é implantado como sistema de cargos e salários
                            -> permite à empresa equiparar-se ao mercado

     

     → desvantagens: -> muito burocrático
                                  -> torna as promoções muito importantes

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - Andréia Ribas

  • Gabarito:A.

    "A remuneração funcional é feita de acordo com os cargos que os colaboradores assumirão dentro da organização. Com base na remuneração praticada no mercado de trabalho e nas condições financeiras da empresa é possível definir os parâmetros de avaliação para remuneração. Assim, as remunerações são justas e igualitárias".

    Vale uma lida:

    Fonte:http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-financas/o-que-e-remuneracao-funcional-aplicada-gestao/

  • Remuneração funcional
    Trata-se da forma mais tradicional de remuneração utilizada pelas empresas. Esse sistema está
    ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e
    no mercado de trabalho.
    O sistema de remuneração funcional é utilizado por muitas empresas porque é implantado junto
    com um sistema de cargos e salários, permitindo a equidade externa por meio de pesquisas salariais
    e, a equidade interna, pela comparação entre os cargos internos.
    O equilíbrio interno é alcançado pela avaliação e classificação de cargos, baseados no programa
    de descrição e análise destes. O equilíbrio externo é alcançado por meio de pesquisa de salários.

    Andréia Ribas e Cassiano Salim

  • Para aumentar o seu conhecimento:


    Os modelos de remuneração podem ser classificados em tradicionais ou modernos.

    Enquanto a remuneração funcional representa o modelo tradicional, os modelos de remuneração por habilidade, por competência e variável classificam-se como modelos modernos.


    Gestão de Pessoas para Concursos (Andréia Ribas e Cassiano Salim)