-
Letra (d)
Segundo Chiavenato (2007), verifica-se a necessidade de ajustar o trabalho ao trabalhador no formato de programas de mudanças, como:
a) Errado.
b) Errado. Rotação de cargos: rodízio do funcionários em diferentes cargos que tenham certa afinidade entre si e graus de complexidade semelhantes.
c) Errado. Extensão de cargos: constitui um acréscimo de tarefas do mesmo nível de dificuldades ou de responsabilidade ou algum deslocamento horizontal.
d) Certo. Ampliação de cargos: representa um acréscimo de tarefas ou de responsabilidades de nível superior ou algum deslocamento vertical do cargo.
e) Errado.
-
Treinamento On The Job - Esse método é um dos mais utilizados nos programas de trainees e também por empresas que desejam formar colaboradores com espírito de liderança. O indivíduo recebe o seu treinamento participando da rotina de trabalho do seu departamento, tendo, assim, a responsabilidade de um funcionário que está há mais tempo na companhia. O colaborador que está passando pelo treinamento on the job realiza tarefas, assimila e cumpre ordens, toma decisões e passa por avaliações de um gestor. Na prática isso proporciona grandes aprendizados, capacitação e muito crescimento.
-
"Uma determinada empresa pública, que atua no setor de saneamento básico, pretende implementar um programa de treinamento de seu pessoal, utilizando, preferencialmente, técnicas aplicadas no próprio ambiente do trabalho, conhecidas como on the job. Nesse diapasão, aplicou aos servidores submetidos ao referido treinamento o acréscimo de tarefas de nível superior bem como alguns deslocamentos verticais, o que corresponde ao conceito de": AMPLIAÇÃO DE CARGOS (GABARITO: D)
O treinamento on the job também envolve a técnica de job rotation (rotação de cargos), contudo, o xis da questão é perceber que no treinamento destacado na questão houve também (além do job rotation) o ACRÉSCIMO DE TAREFAS DE NÍVEL SUPERIOR. Isso significa que houve a ampliação do cargo, não uma simples rotação.
O treinamento on the job é uma técnica de treinamento e desenvolvimento relacionada quanto ao local de aplicação - aplicada no contexto da empresa.
Suas características são:
- Rotação de cargos;
- Enriquecimento de cargos: consiste em elevar deliberadamente a responsabilidade, os objetivos e os desafios das tarefas do cargo. Pode ser vertical (adição de responsabilidades de níveis de complexidade mais elevados) ou horizontal (adição de responsabilidade no mesmo nível de complexidade).
- Ampliação de cargos: representa um acréscimo de tarefas ou de responsabilidades de nível superior ou algum deslocamento vertical do cargo;
- Extensão de cargos: constitui um acréscimo de tarefas do mesmo nível de dificuldades ou de responsabilidade ou algum deslocamento horizontal.
- Treinamento por instrução no próprio cargo;
- Outras, como orientação da chefia, estabelecimento de metas e avaliações, participação em grupos e comitês.
Q885969 (FCC 2017)
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos Públicos, de Ribas e Salim.
-
Ou eu estou ficando doido ou o matérial do meu professor do Estratégia concurso está maluco. pois o mesmo conceito que está na descrição da assertiva equivale a rotação de cargos observem. então no caso é para ser dois gabaritos de acordo com os materiais dos colegas.
1. A rotação de cargos: consiste na movimentação do pessoal entre diferentes cargos na organização, buscando desenvolver suas competências e capacidades em geral. Ela pode ser vertical ou horizontal. Será vertical quando se ocupa provisoriamente cargos hierarquicamente superiores com o objetivo de desenvolver características individuais que o habilitem para posições superiores em caráter permanente, no futuro. Um exemplo que muitos conhecem é a famosa “substituição” do chefe durante suas férias e ausências... A rotação será horizontal quando acontecer entre cargos do mesmo nível hierárquico, com o objetivo de expandir suas competências com base em experiências diferentes, mas com o mesmo nível de complexidade.
-
Acredito que a resposta desta questão é questionável, pois o conceito de "ampliação de cargos" não está relacionado a um método de treinamento/ desenvolvimento (CHIAVENATO, 2014). Entre as alternativas da questão, a única que é método de treinamento/ desenvolvimento e se encaixa nas características descritas no enunciado (deslocamentos verticais; acréscimo de tarefas de nível superior) é "rotação de cargos" (letra B). Conforme Chiavenato (2014, p. 352), rotação de cargos "significa a movimentação das pessoas em várias posições na organização no esforço de expandir habilidades, conhecimentos e capacidades. [...]. A rotação vertical significa uma promoção provisória para uma nova posição mais complexa" - se o funcionário é promovido, há o acréscimo de tarefas de nível superior.
Referência:
1. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.
-
Rotação de cargos: rodízio do funcionários em diferentes cargos que tenham certa afinidade entre si e graus de complexidade semelhantes.
Extensão de cargos: constitui um acréscimo de tarefas do mesmo nível de dificuldades ou de responsabilidade ou algum deslocamento horizontal.
Ampliação de cargos: representa um acréscimo de tarefas ou de responsabilidades de nível superior ou algum deslocamento vertical do cargo.
-
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Quanto ao uso
◦ Conteúdo – leitura, instrução programada ou assistida por computador;
◦ Processo – dramatização, desenvolvimento de equipes;
◦ Mistas – estudos de casos, jogos e simulações, conferências, técnicas on-the-job, rotação de cargos
Rotação de cargos:
rodízio do funcionários em diferentes cargos que tenham certa afinidade entre si e graus de complexidade semelhantes.
Extensão de cargos:
constitui um acréscimo de tarefas do mesmo nível de dificuldades ou de responsabilidade ou algum deslocamento horizontal.
Ampliação de cargos:
representa um acréscimo de tarefas ou de responsabilidades de nível superior ou algum deslocamento vertical do cargo.
� Quanto ao tempo
◦ Antes do ingresso na empresa – programas de indução ou integração;
◦ Após o ingresso na empresa – treinamento no trabalho ou fora do trabalho;
� Quanto ao local
◦ No cargo – tarefas, rodízio e enriquecimento de cargos, coaching (curto / médio prazo), rotação de cargo, posição de assessoria,
comissões, curso, seminário
◦ Fora do trabalho – aulas, filmes, painéis, casos, dramatização, debates, simulações, jogos,
centro de desenvolvimento interno - UNIVERSIDADE CORPORATIVA
OUTRA ABORDAGEM DIZ QUE AS TÉCNICAS FORA DO CARGO SÃO:
- TUTORIA / mentoring (longo prazo)
- ACOMSELHAMENTO - foco na disciplina
-
O que o material do estratégia traz ai nesse excerto é a rotação de cargos. Ela pode mandar um indivíduo para diversos cargos e setores da organização com o propósito de ambientá-lo aos diversos tipos de serviços da empresa. Isso não quer dizer que o cargo do indivíduo sofre alguma alteração. Nada disso! Ele, depois de voltar para o seu cargo, executará suas funções primárias como se nada tivesse acontecido.
Na ampliação de cargos, contudo, há um ACRÉSCIMO PERMANENTE de serviço ao cargo. Esse acréscimo é oriundo de um cargo superior. Por exemplo, uma secretária que começa a executar determinadas funções de assessoria ou uma secretária que começa a fechar folha de pagamento do pessoal (serviço de contabilidade). Essa espécie de "delegação" é o que se chama de ampliação e que não se confunde com rotação.
Na verdade, é uma forma bonita de enrolar o empregado e atribuir ainda mais funções ao mesmo. É enrolação e exploração no final das contas.
-
Treinamento em Serviço (TES)
ou
On The Job Training
ou
Ensino-aprendizagem nos Postos de Trabalho
Neste tipo, o treinamento é conduzido no próprio ambiente de trabalho
do treinando, sendo conduzido por um instrutor capacitado e direcionado à
aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades
específicas à medida que o treinando realiza as tarefas do dia-a-dia.
Esta modalidade de treinamento é, geralmente, baseada nos
Procedimentos Operacionais Padrões (POP) da empresa para a realização
de cada processo de trabalho.
Esta aproximação do treinando, durante o treinamento, ao seu
verdadeiro ambiente de trabalho tem a vantagem de simular as condições
reais do trabalho a ser executado após o treinamento, situação que colabora
para a maior motivação do treinando.
Cabe observar que a nomenclatura Off The Job Training pode ser
encontrada referindo-se genericamente aos tipos de treinamento que são
realizados em sala de aula.
Foco#@
-
Sem choro
Falou em vertical? Ampliação
Falou em horizontal? Extensão
Rotação de cargos é outra coisa, não é permantente, é um rodízio, tem movimentação.
-
-
Questão formulada sobre ponto controverso da doutrina. Vamos fazer uma análise bem detida para que você realmente aprenda esse conteúdo.
Antes de adentrar a polêmica, vamos analisar as demais alternativas:
Alternativa A. Errado. A indução de tarefas consiste em uma técnica de treinamento on the job, na qual se atribuiu ao treinando que se execute uma tarefa. Também conhecida como atribuição de projeto.
Alternativa C. Errado. A extensão de tarefas consiste no acrescimento de tarefas de mesmo grau de dificuldades para um empregado ou o deslocamento horizontal do empregado.
Alternativa E. Errado. Não identifiquei na doutrina dos autores mais prestigiados pelas bancas organizadoras, uma técnica de treinamento denominada de responsabilização indireta.
Assim, resta-nos avaliar as alternativas B (Rotação de cargos) e D (ampliação de cargos). Para tanto, vamos compreender as divergências doutrinárias que existem na diferenciação dos conceitos de rotação de cargos e enriquecimento de cargos.
Conceitos básicos: Rotação de cargos é o deslocamento de pessoas em diferentes cargos. Enriquecimento de cargo é atribuir mais atividades ou atividades mais complexas a um mesmo cargo.
1ª linha doutrinária: o que diferencia rotação do enriquecimento do cargo é a temporalidade ou não da mudança. A rotação de cargos é feita de maneira transitória. O enriquecimento de cargo é permanente.
2ª linha doutrinária: o que diferencia a rotação de cargos do enriquecimento de cargos é o grau de mudança nas atribuições. Essas mudanças podem ser graduadas da seguinte forma:
-> Rotação de cargos: rodízio de pessoas em cargos afins e com grau de complexidade semelhantes.
-> Extensão do cargo: mais tarefas/responsabilidades de mesmo nível ou deslocamento horizontal.
-> Ampliação do cargo: tarefas/responsabilidade mais complexas ou deslocamento vertical.
-> Enriquecimento do cargo: modificações mais profundas nas responsabilidades, objetivos e desafios do cargo, tanto de forma horizontal quanto de forma vertical.
Essa questão fala de extensão e ampliação do cargo, logo conseguimos perceber que ela foi formulada a partir da segunda linha doutrinária. Assim, considerando que o enunciado fala em “acréscimo de tarefas de nível superior, bem como deslocamentos verticais”, temos como gabarito a ampliação do cargo. (Alternativa D)
Gabarito: D