SóProvas


ID
2609101
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O documento editado pelo Instituto Rui Barbosa, em 2010, denominado Normas de Auditoria Governamental Aplicáveis ao Controle Externo − NAGs,

Alternativas
Comentários
  • 1100 – Conceitos Básicos

    1101 – ACCOUNTABILITY: obrigação que têm as pessoas ou entidades, as quais foram confiados recursos públicos, de prestar contas, responder por uma responsabilidade assumida e informar a quem lhes delegou essa responsabilidade

  •  

    gabarito: letra B

     

     ACCOUNTABILITY: obrigação que têm as pessoas ou entidades, as quais foram confiados recursos públicos, de prestar contas, responder por uma responsabilidade assumida e informar a quem lhes delegou essa responsabilidade

  • a) As NAGs, que incluem diretrizes fundamentais para a realização de auditorias contábeis, operacionais e de cumprimento, estão divididas em quatro grupos de normas, a saber: NAG 1000 - Normas Gerais; NAG 2000 - Relativas aos Tribunais de Contas; NAG 3000 - Relativas aos Profissionais de Auditoria Governamental; NAG 4000 - Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental.

     

    b) gabarito.

     

    c) O TC deverá desenvolver e regulamentar sistemática para a avaliação do seu desempenho institucional, bem como o desempenho de seus profissionais de auditoria governamental, estabelecendo critérios justos, objetivos e claros.

     

    d) A auditoria governamental é o exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e a aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais, assim como acerca da confiabilidade do sistema de controle interno (SCI).

     

    e) (NAG 1000) 1102.1.2 – AUDITORIA OPERACIONAL: exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das políticas, programas e projetos públicos, pautado em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.

     

    As Normas Relativas aos Profissionais de Auditoria Governamental (Série 3000) estabelecem os requisitos de competência técnica, zelo, responsabilidade, independência, ética e sigilo profissional, bem como orientam os profissionais para a obtenção de evidências que permitam fundamentar suas conclusões e atingir os objetivos do controle externo, assim como a forma de se relacionar e se comunicar e ao aprimoramento de conhecimentos e capacidade técnica.

     

    Respostas retiradas de: http://www.tce.sc.gov.br/sites/default/files/Normas%20de%20Auditoria%20Governamental-NAGs%20-%20miolo.pdf

  • aprendemos que as NAG incluem diretrizes fundamentais para a realização de auditorias governamentais e servem como instrumento de orientação e aprimoramento para a atividade de controle externo exercida pelos Tribunais de Contas do país.

    As normas estão divididas em quatro grupos:

    - NAG 1000 - Normas Gerais;

    - NAG 2000 - Relativas aos Tribunais de Contas;

    - NAG 3000 - Relativas aos Profissionais de Auditoria Governamental;

    - NAG 4000 - Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental.

    Apenas com esse conhecimento já poderíamos eliminar as alternativas A, C e E.

    Vimos que quando a norma trata dos trabalhos de auditoria (NAG 4000), mais especificamente nos objetivos da auditoria de regularidade, auditar o sistema de controle interno (SCI) e as funções da auditoria interna, é um dos principais objetivos da auditoria do controle externo. A norma também trata da importância do relatório do SCI. Portanto a letra D está INCORRETA.

    Quanto à letra B, que está correta, apesar do conceito de accountability ser mais amplo, podemos resumir como sendo o princípio de prestar contas. Veja como está na norma:

    Tribunal de Contas (TC): órgão constitucional que auxilia o Poder Legislativo no exercício do controle externo, objetivando assegurar e promover o cumprimento da accountability no setor público, incluindo-se o apoio e o estímulo às boas práticas de gestão.

    Gabarito: alternativa B

  • A questão versa sobre as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) elaboradas e mantidas pelo Instituto Rui Barbosa.


    Conforme Instituto Rui Barbosa [1], essas normas incluem diretrizes fundamentais para a realização de auditorias contábeis, operacionais e de cumprimento.


    Vamos então para análise das alternativas:


    A) INCORRETA. Estão divididas em quatro grupos de normas [1]:


    NAG 1000 – Normas Gerais;

    NAG 2000 – Relativas aos Tribunais de Contas;

    NAG 3000 – Relativas aos Profissionais de Auditoria Governamental;

    NAG 4000 – Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental.


    B) CORRETA. Conforme NAG 1000 [1], define-se Accountability como:


    Obrigação que têm as pessoas ou entidades, as quais foram  confiados  recursos  públicos,  de  prestar  contas,  responder  por  uma responsabilidade assumida e informar a quem lhes delegou essa responsabilidade [1].


    Logo, esta alternativa é o nosso gabarito.


    C) INCORRETA. Conforme NAG 1000 [1], um dos objetivos do referido documento é "oferecer subsídios para o processo de avaliação de desempenho institucional dos TCs, bem como o de avaliação das equipes de trabalho e de cada profissional de auditoria governamental, individualmente".


    Logo, alternativa incorreta.


    D) INCORRETA. Conforme NAG 1000 [1],  a Auditoria Governamental consiste em:


    Exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e a aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais, assim como acerca da confiabilidade do sistema  de  controles  internos  (SCI) [1]. 


    Nesse mesmo sentido, as NAG 4000 [1] estabelecem que, no  âmbito  da  auditoria  governamental, devem  estar  considerados  os trabalhos  de  avaliação  do  sistema  de  controles  internos  (SCI)  dos  entes  e responsáveis pela coisa pública.


    Logo, alternativa incorreta.


    E) INCORRETA.  Conforme visto acima, as NAG 3000 versam sobre Profissionais de Auditoria Governamental.


    A definição de auditoria operacional se encontra na NAG 1000 e as normas que discorrem sobre elas estão abrangidas pelas NAG 4000.


    Logo, alternativa incorreta.



    Fonte:


    [1] Instituto Rui Barbosa. Normas de Auditoria Governamental – NAGs. Disponível em: site do Irbcontas. Acesso em 15/6/2021.



    Gabarito do Professor: Letra B.