SóProvas


ID
2609347
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A cal é, certamente, o ligante mais antigo utilizado pela humanidade e devido às suas características únicas, permanecendo um material importante em inúmeras aplicações na construção civil. A cal é um ligante ..I.. e seu endurecimento, quando comparado ao do cimento Portland e gesso, é muito ..II.. , pois depende da difusão do ..III.. para o interior do produto. A resistência mecânica de produtos correntes que utilizam cal como ligante são muito ..IV.. aos obtidos com o uso do cimento Portland, pois, por diversas razões, é difícil produzir sistemas com baixa porosidade. Essa característica também leva os produtos correntes que utilizam cal a apresentarem módulo de elasticidade ..V.. em comparação aos que utilizam cimento Portland.


As lacunas I, II, III, IV e V são, correta e respectivamente, preenchidas por

Alternativas
Comentários
  • Para saber se a cal é um aglomerante aéreo ou hidráulico é necessário o conhecimento das concentrações de impurezas argilosas. 

    E ai, FCC?

     

  • A cal é tanto um aglomerante hidráulico, como aero. Deve-se analisar o comando da questão com atenção. A cal  um aglomerante inorgânico ou mineral que auxilia na retenção de água. Logo a cal  seu endurecimento ocorre com a reação de co2 que contém no ar. 

  • Walid Yazigi  em seu livro A Técnica de Edificar. pag 524 14ºed.

    Proporciona economia por ser um aglomerante mais barato que o cimento. Nesse sentido é importante lembrar que a dosagem da argamassa é feita em volume, enquanto a compra é realizada por peso. Dessa forma, enquanto um saco de cimento pesa 50kg e tem volume de aproximadamente 42L, o mesmo peso de cal, além de ter custo reduzido tem o volume de cerca de 62L (tipo III) ou 90L (tipoI) 

    Traço da argamassa              Custo Percentual em relação a argamassa 1:3 (cimento/areia)         Resistencia a compressão (MPa)      

    1:3 (cimento areia)                                                   100%                                                                                    32

    1:1:6                                                                          73%                                                                                      9

    1:2:9                                                                          65%                                                                                      4

    1:3 (cal:areia)                                                            47%                                                                                       -

     

    - Permite maior capacidade de incorporação da areia

    - tem maior plasticidade

    - apresenta maior capacidade de retenção de água 

    -....

    O que eu pesquisei é que a cal pode ser um ligante aéreo ou hidráulico e que seu endurecimento é muito mais lento quando comparado a outros tipos de aglomerantes como o cimento e depende da difusão de CO2 para seu interior. 

    Pela tabela de traço acima é possivel visualizar que conforme aumenta o teor de cal o custo e a resistência diminui

    alguem pode me explicar o porque da questão afirmar que a cal apresenta um módulo de elasticidade inferior em comparação ao cimento portland?  pois no livro do Walid Yazigi está escrito que o uso da cal trás maior plasticidade, logo, creio eu, que apresentaria um módulo de elasticidade maior.

  • Vegeta concurseiro.

    Pensemos assim: 

    Módulo de Elasticidade é E = Tensão / deformação e

    Que produto é capaz de absorver maior tensão com pequena deformação elastica(sem sofrer deformação permanente), a argamassa de cal ou de cimento? De cimento né!

    Abs e bons estudos.

     

  • Cal Gorda -> A que provém de calcários muito puros contando apenas até 5% de argila;

     

    Cal magra -> A que provém de calcários contendo 5 a 10% de argila.​

     

    Cal hidráulica -> A que contém mais de 10 a 20% de argila fazendo presa e endurecendo sob a acção de água em excesso, ou até debaixo de água.

     

    Cal aérea -> Cal aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2 que endurece lentamente ao ar por reação com o dióxido de carbono, Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas

     

     

    Aprofundando:

     

    -> Quanto ao rendimento da pasta, a cal aérea pode ser corretamente classificada em cal gorda e cal magra.

    -> Quanto à composição química da pasta, a cal aérea pode ser corretamente classificada em cal cálcica e cal magnesiana.

     

    Fonte: Bauer.

    Fonte: https://www.engenhariacivil.com

     

     

                                                                                                                       Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • Há dois tipos de CAL - Aérea e hidráulica; O que diferencia é o % de componentes argilosos presentes na cal (impurezas sílico - aluminosas) que proporcionam um certo grau de hidraulicidade.

     

    A diferença é que a cal aérea se comporta como um algomerante aéreo ---> precisa da difusão do C02 para o seu interior para endurecer.

                                 a cal hidráulica - se comporta como um algomerante hidráulico ---->  o processo de endurecimento se dá pela reação  c/ a                        água e tb pelo ar.

     

    Assim, não há dúvidas que pelo texto apresentado se trata de um algomerante aéreo ( Quando fala do endurecimento lento pois depende do da difusão do Co2 para o interior do produto)

     

    A resistência mecânica da Cal é bem menor do que a do CP pois a cal necessita de uma maior porosidade para que ocorra a difusão do CO2.

     

    E o módulo de elasticidade é inferior ao do CP, o que significa que ela é menos rígida.

    Por isso que se usa a argamassa mista (CP + Cal) em revestimentos -----> Uma menor rigidez proporciona que o revestimento acompanhe as variações higrotérmicas sem fissurar, o que potencializa uma maior durabilidade.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre materiais da construção civil, especificamente sobre a cal.


    Primeiramente é importante definir que os aglomerantes, também conhecidos como ligantes, consistem em materiais, comumente pulverulentos, cuja função é aglutinar (ligar) outros materiais, endurecendo e dando origem a um produto com certa resistência.


    Quanto ao princípio ativo e características químicas, os aglomerantes são classificados em hidráulicos e aéreos, tais que:


    ·         Os aglomerantes hidráulicos caracterizam-se por reagirem (endurecerem) em contato com a água e por manterem suas propriedades quando submetidos à ação da mesma;

    ·         Os aglomerantes aéreos se hidratam e endurecem pela ação da água ou em contato com o anídrico carbônico, presente na atmosfera. Porém, o produto resultante não apresenta resistência em contato com a água.


    O principal exemplo de aglomerante hidráulico é o cimento Portland (principal aglomerante utilizado na construção civil), enquanto o principal exemplo de aglomerante aéreo é a cal.


    Especificamente quanto à cal, conforme já mencionada, ela é um aglomerante aéreo, cujo endurecimento, por depender da reação com o ar atmosférico (sobretudo com o gás carbônico, CO2), é muito lento comparado ao do cimento Portland - um ligante hidráulico. Também por essa razão, materiais que possuem a cal como principal aglomerante são muito porosos e, quando comparados aos concretos de cimento Portland, eles possuem baixa resistência mecânica e, consequentemente, módulo de elasticidade inferior.


    Portanto, preenchendo as lacunas do problema corretamente, tem-se o seguinte resultado:


    A cal é, certamente, o ligante mais antigo utilizado pela humanidade e devido às suas características únicas, permanecendo um material importante em inúmeras aplicações na construção civil. A cal é um ligante aéreo e seu endurecimento, quando comparado ao do cimento Portland e gesso, é muito lento, pois depende da difusão do CO2 para o interior do produto. A resistência mecânica de produtos correntes que utilizam cal como ligante são muito inferiores aos obtidos com o uso do cimento Portland, pois, por diversas razões, é difícil produzir sistemas com baixa porosidade. Essa característica também leva os produtos correntes que utilizam cal a apresentarem módulo de elasticidade inferior em comparação aos que utilizam cimento Portland.

    Logo, as lacunas devem ser preenchidas por, respectivamente, "aéreo − lento − CO2 − inferiores − inferior".


    Portanto, a alternativa B está correta.



    Gabarito do professor: Letra B.