SóProvas


ID
2609419
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no que orienta o Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, assinale a alternativa em que a grafia dos numerais NÃO seria aceitável.

Alternativas
Comentários
  • "Tanto gráficos, gravuras, ilustrações, fotografias, figuras, esquemas, tabelas e quadros constantes dos textos, como idades, datas, escores de jogos, vereditos e contagem de votos devem ser numerados com algarismos arábicos". 

    Vide página 25 do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal

  • Pensei q seria a letra D, não entendi aquela crase...

  • o verbo passar é transitivo indireto quando tem sentido de deixar de ser uma coisa para se torna outra. Logo a crase na letra D está correta.


  • Por que a A está certa? Tb estaria errada não?

  • acho que estou dormindo.  qual o erro da LETRA  E  ?

  • pqp , indiquem para comentário pessoal!

  • Oi pessoal,

    estou compartilhando o dispositivo do Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal que acredito ser o responsável pelo amparo da alternativa E:

    e) tanto gráficos, gravuras, ilustrações, fotografias, figuras, esquemas, tabelas e quadros constantes dos textos, como idades, datas, escores de jogos, vereditos e contagem de votos devem ser numerados com algarismos arábicos:

    Exemplos: A Tabela 5 mostra a evolução da taxa de mortalidade nos últimos meses. Marcelo tem 30 anos. No plebiscito, foram 200 votos contra a reeleição e 100 a favor dela. O Júri absolveu-o por 4 a 3.

    Observações: Em tais casos, não se aplica a regra referida na letra “b”. Lembre-se, porém, que o decurso de tempo será sempre grafado por extenso: Marcelo nasceu há trinta anos; A reunião durou duas horas e meia.

  • Questões mais polêmicas:

    a) Grafam-se por extenso os numerais expressos num único vocábulo (quinhentas pessoas) e em algarismos aqueles que exigem mais de uma palavra (250 convidados) para serem veiculados.

    e) Tanto gráficos, gravuras, ilustrações, fotografias, figuras, esquemas, tabelas, idades, datas, etc., devem ser numerados com algarismos arábicos (Marcelo tem 30 anos).

    Fonte: Próprio Manual de Textos do Senado Federal.