SóProvas


ID
2609575
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Para sistemas de substâncias puras compressíveis simples, o princípio dos estados equivalentes indica que o número de propriedades

Alternativas
Comentários
  • O princípio dos estados equivalentes diz que são necessárias duas propriedades intensivas independentes para descrever o estado de sistemas compressíveis simples. Por exemplo, temperatura e pressão são propriedades intensivas independentes, sendo assim, com essas duas propriedades consegue-se encontrar outras propriedades e o estado do sistema.

  • Lembrando que, no estado de saturação, as proprieddes temperatura e pressão são intensivas mas são dependentes.

  • "Com base em evidências empíricas, pode-se concluir que existe uma propriedade independente para cada forma pela qual a energia de um sistema pode ser variada independentemente. A energia de um sistema fechado pode ser alterada independentemente por calor ou trabalho. Em consequência, uma propriedade independente pode ser associada à quantidade de calor transferida como forma de variação da energia de um sistema, assim como outras propriedades independentes podem ser consideradas para cada forma relevante de alteração da energia do sistema resultante do trabalho. Portanto, com base em evidência experimental, o princípios dos estados equivalentes determina que o número de propriedades independentes é igual a um mais o número de interações relevantes do sistema devido a trabalho. O termo sistema simples é aplicado quando existe somente uma forma pela qual a energia do sistema pode ser alterada de modo significativo por trabalho à medida que o sistema é submetido a um processo quase estático. Portanto, considerando uma propriedade independente para a transferência de calor e outra para a única interação via trabalho, chega-se a um total de duas propriedades necessárias para a determinação do estado de um sistema simples. Esse é o princípio dos estados equivalentes para sistemas simples."

  • em que livro tem isso?? nunca ouvi falar