-
Não concordo com o gabarito. Não conheço tratamento térmico chamado "alívio de tensões".
-
O tratamento térmico de alívio de tensões consiste no aquecimento uniforme e controlado de um aço, soldado ou submetido a qualquer processo que gere tensões residuais, a uma temperatura adequada (inferior à temperatura crítica) por um tempo suficiente, seguido por resfriamento, também uniforme e controlado, de modo a relaxar essas tensões sem introduzir alterações microestruturais.
-
Continuo discordando. O tratamento citado pelo amigo é realizado PARA alívio de tensões e chama-se recozimento subcrítico.
-
11. Processamento Térmico de Ligas Metálicas
11.3 Alivio de Tensao
"A peça é aquecida até a temperatura recomendada, mantida a essa temperatura por um tempo suficiente para se atingir uma temperatura uniforme, e finalmente resfriada ao ar até a temperatura ambiente."
Tem como objetivo eliminar as tensoes residuais provenientes de processos que envolvam:
I- deformação plastica (usinagem e lixamento);
II- resfriamento nao uniforme (solda ou fundição);
III- transformação de fases que seja induzida mediantes um resfriamento onde as fases de origem e de produto possuem densidades diferentes.
Fonte: Callister, Quinta edição, pag. 227
-
Não encontrei em lugar nenhum, algo que diga que só esses dois tratamentos térmicos melhoram a resistencia à corrosão.
Com todo respeito aos colegas, os comentários abaixo não servem pra nada.
-
No tratamento térmico de alívio de tensões, como o nome ja diz, vai aliviar as tensões residuais existentes no material evitando assim a corrosão sob tensão.
O tratamento térmico de solubilização deixa os elementos de liga dispostos de forma mais homogênea na microestrutura, melhorando a resistência a corrosão.
Usei essa linha de pensamento para responder a questão
-
Alívio de tensões é uma forma que a banca encontrou de fazer com que as pessoas errem sabendo a teoria, ele engloba uma parte dos tratamentos de revenido, normalização e recozimento, em vista que todos eles apresentam recristalização em algum nível e subsequente rearranjo atômico de forma mais organizada(alívio de tensões).
-
Questão muito questionável. Ok que solubilização e alívio de tensões reduzem o risco de corrosão intergranular e sob tensão, respectivamente.
Porém, segundo o Chiaverini, a têmpera também pode melhorar a resistência à corrosão, considerando que nesse processo também há solubilização, ou seja, é formada uma solução sólida supersaturada. E ainda, o recozimento, também alivia tensões e segundo o livro do autor Vicente Gentil também pode melhorar a resistência a corrosão. Assim, poderia ser letra A.
-
A solubilização implica na eliminação de fases precipitadas presentes nos contornos de grão. Tal eliminação é feita pela dissolução dos precipitados na matriz do material. Com isso, se elimina uma heterogeneidade, que é um fator chave na ocorrência de qualquer corrosão. Nesse caso, elimina-se/reduz-se a possibilidade de corrosão intergranular.
Outra forma de corrosão é a que ocorre sob tensão, cuja probabilidade de ocorrência é eliminada/reduzida por qualquer tipo de tratamento térmico que reduza as tensões internas do material. A corrosão sob tensão é um fenômeno sinérgico entre tensões e os processos tradicionais de corrosão. As tensões associadas podem ser baixas ou altas e, portanto, tensões internas à microestrutura também contribuem para a ocorrência do fenômeno.
-
Alívio de tensões é um objetivo de um tratamento térmico, não um tipo de tratamento térmico.