SóProvas


ID
2609734
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atualmente, temos presenciado, por parte de vários profissionais, discursos contrários frente ao projeto ético-político do Serviço Social brasileiro. O projeto ético-político tem enfrentado oposições, que sutil ou abertamente, condenam a sua ênfase nas/nos ...I... e na realidade objetiva, bem como o seu vínculo a uma ...II... . Esse posicionamento é oriundo de uma perspectiva ..III.. que se referencia, dentre outras tendências, no sincretismo profissional.


As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas com

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Alguém tem alguma referência para a questão?

  • A questão fala sobre o discurso contrário ao projeto etico e político da profissão. Claramente uma pegadinha!

  • "Tal como aconteceu com o Serviço Social radical norte-americano, que, segundo Ferguson (2011), ainda não desistiu de se fazer valer, o Projeto Ético-Político brasileiro tem enfrentado oposições sem se afastar de seus pressupostos; isto é, tem enfrentado perspectivas que lhes são contrárias e que, sutil ou abertamente, condenam a sua ênfase nas classes sociais e na realidade objetiva, assim como o seu tributo a uma teoria crítica, dialeticamente totalizante e abrangente. É o caso da perspectiva pós-moderna, que aposta no subjetivismo, no relativismo, no pragmatismo, nas teorias de pequeno alcance, no sincretismo profissional, na focalização das diferenças, das identidades, das individualidades, as quais renegam o universalismo por entendê-lo massificador e indiferenciado" (PEREIRA, 2016, pp 425-6).


    PEREIRA, Potyara A. P.. Serviço Social: um enfant terrible na institucionalidade burguesa?. Serv. Soc. Soc.,  São Paulo ,  n. 127, p. 413-429,  Dec.  2016 .   Available from . access on  21  July  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.078.