Líquidos penetrantes - Tembém utilizados em materiais não ferrosos, como cerâmicas vitrificadas, vidros, plásticos e outros não porosos.
Partículas magnéticas - Os ferromagnéticos são fortemente atraídos por imã como o ferro, cobalto e quase todos os tipos de aço. Importante relembrar que os aços inox da série 300 (austeníticos), não são magnetizáveis. Outros elementos são levemente atraídos por um imã chamados de paramagnéticos (platina, alumínio, cromo, estanho, potássio), mas não são recomendados para esse tipo de inspeção. E outros são levemente repelidos por imã são chamados de diamagnéticos (prata, zinco, chumbo, cobre e mercúrio), a esses materiais não se aplica o ensaio por partícula magnética.
Gamagrafia - Radiografia através de raios gama com isótopos artificiais, os mais usados são: cobalto 60, irídio 192, césio 137, e túlio 170. Utilizado em metais.
Raios-X - Não usa isotópos, gera ondas eletromagnéticas. Normalmente utilizado para revelar descontinuidades volumétricas em soldas.
Ultrassom - É aplicado em materiais ferrosos e não ferrosos. Mais comum de ser utilizada para verificar trincas e descontinuidade em dutos.