SóProvas


ID
2611621
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Rute, da pré-escola, antes de colar nas agendas um convite para os responsáveis sobre um evento escolar, faz a leitura do texto em voz alta e escreve o seu conteúdo no quadro, para que as crianças contem e recontem a mensagem para seus familiares. Essa proposta significativa da cultura escrita se mostra muito importante porque:

Alternativas
Comentários
  • Permite que as crianças pequenas vivenciem práticas reais de usos e funções sociais da linguagem escrita

  • Alternativa correta: Letra D

    Permite que as crianças pequenas vivenciem práticas reais de usos e funções sociais da linguagem escrita. 

  • Essa questão requer conhecimentos a respeito do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Para responder essa questão, o candidato deve analisar a situação relatada e indicar a alternativa que apresenta qual a sua importância para o aprendizado dos alunos. 

    A) as crianças vão percebendo que se escreve igual ao modo como se fala 
    ERRADO - Enquanto a língua falada é espontânea e natural, a língua escrita precisa seguir algumas regras. Embora sejam expressões de um mesmo idioma, cada uma tem a sua especificidade. A língua falada é a mais natural, aprendemos a falar imitando o que ouvimos. A língua escrita, por seu lado, só é aprendida depois que dominamos a língua falada. E ela não é uma simples transcrição do que falamos; está mais subordinada às normas gramaticais. A escrita é uma tentativa de regulamentação da fala. É absolutamente impossível escrever como se fala. A fala é espontânea, caótica, enquanto a escrita é organizada, racionalizada. O ato de falar é natural: aprende-se criança, por experiência, ouvindo os pais e articulando pouco a pouco sons, palavras, frases. Para escrever, no entanto, é preciso ser alfabetizado. Não parece difícil a escrita da palavra “pai". Isso para quem aprendeu a ler e escrever. Para quem não sabe ler, são apenas símbolos aleatórios. Então, escrever não é um processo natural e não reflete diretamente a fala. Além disso, a própria ortografia de algumas palavras pode deixar dúvidas quanto à sua sonoridade, fato que requer maior atenção no processo de alfabetização, inclusive. 

    B) contribui para o cumprimento do planejamento cooperativo que prevê essa atividade 
    ERRADO - O planejamento cooperativo se inicia a partir de uma intenção de pensar o modo como ensinar algo, desdobra-se sobre a execução de uma atividade em sala de aula e uma reflexão coletiva sobre as práticas realizadas. De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino", logo não é rigoroso quanto a determinar atividades que obrigatoriamente tenham que ser cumpridas. 

    C) antecipa o processo de alfabetização das crianças da Educação Infantil 
    ERRADO - A atividade citada aproxima as crianças do universo da leitura e escrita como meio de comunicação, promovendo um ambiente alfabetizador, mas não objetiva a antecipação da alfabetização. O processo de alfabetização deve respeitar o desenvolvimento cognitivo da criança, sendo resultado de uma caminhada que começa na Educação Infantil com a brincadeira.Quando a alfabetização é imposta de forma precoce, há um cenário propício para a formação de estudantes sem domínio pleno de habilidades básicas de leitura, escrita: alunos que leem, mas não compreendem, que leem superficialmente sem capacidade de concentração. Nesse sentido, é importante entender a alfabetização para além da decodificação de letras e sílabas, e sim, o compromisso com a formação de um escritor e leitor crítico, capaz de entender a leitura e escrita como uma prática social. 

    D) permite que as crianças pequenas vivenciem práticas reais de usos e funções sociais da linguagem escrita 
    CORRETO - Um ambiente alfabetizador é aquele que promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Assim, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo idéias sobre como se lê e como se escreve. Na educação infantil, são diversas as situações de comunicação que necessitam da mediação pela escrita, como, por exemplo, quando se recorre a uma instrução escrita de uma regra de jogo, quando se lê uma notícia de jornal de interesse das crianças, quando se informa sobre o dia e o horário de uma festa em um convite de aniversário, quando se anota uma ideia para não esquecê-la ou quando o professor envia um bilhete para os pais e tem a preocupação de lê-lo para as crianças, permitindo que elas se informem sobre o seu conteúdo e intenção. Todas as tarefas que tradicionalmente o professor realizava fora da sala e na ausência das crianças, como preparar convites para as reuniões de pais, escrever uma carta para uma criança que está se ausentando, ler um bilhete deixado pelo professor do outro período etc., podem ser partilhadas com as crianças ou integrarem atividades de exploração dos diversos usos da escrita e da leitura. A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • alternativa correta é a letra C, realizei uma prova e essa era a opção correta.