SóProvas


ID
261226
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito

O técnico da área de segurança, Sr. X, em uma viagem a trabalho, com passageiros que são também servidores do Tribunal Y, praticou as seguintes condutas:

I. Durante o trajeto, em condições normais da pista e do clima, manteve regularmente distância segura de dois segundos, aproximadamente, do veículo à frente.

II. Utilizou a sinalização de advertência quando parou temporariamente o seu veículo no acostamento.

III. Ao trafegar, em rodovia, sob neblina ou cerração, acendeu imediatamente a luz alta do farol e o farol de neblina disponível no veículo do Tribunal, reduziu a velocidade do veículo aumentando a distância do veículo à sua frente.

Em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e com os preceitos de Direção Defensiva, é correto o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    I - CERTO - é a regra dos dois segundos e uma forma prática para fazer isso é fixar um ponto por onde o veículo da frente passar e contar  "51, 52" e ver se o seu veículo chegou ao ponto onde você fixou inicialmente.

    II - CERTO -
    Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

    III - ERRADO - Sob neblina ou cerração, recomenda-se aos condutores de veículos automotores, dentro dos princípios da direção defensiva, a utilização de luzes baixas do farol (e o de neblina se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use o farol alto porque ele reflete a luz nas partículas de água, e reduz ainda mais a visibilidade;
  • i. correto:
    Evite colisões,mantendo distância segura.
     
    Extrato do Manual de Direção defensiva do Denatran:
     
    Mantenha uma distância segura do veículo da frente. Uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e haja tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.
     
    Em condições normais da pista e do clima, o tempo necessário para manter a distância segura é de, aproximadamente, dois segundos.
     
    Existe uma regra simples – regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo da frente:
     
    1. Escolha um ponto fixo à margem da via;
     
    2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar;
     
    3. Conte dois segundos pausadamente. Uma maneira fácil é contar seis palavras em seqüência “cinqüenta e um, cinqüenta e dois”.
     
     
    ii. correto
     
    iii. errado
     
    Sob neblina ou cerração, você deve imediatamente acender a luz baixa do farol (e o farol de neblina se tiver), aumentar a distância
    do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. Não use o farol alto porque ele reflete a luz
    nas partículas de água, e reduz ainda mais a visibilidade. Lembre-se que nestas condições o pavimento fica úmido e escorregadio,
    reduzindo a aderência dos pneus.
     
    Fonte: http://www.detran.ba.gov.br/noticias/DIRECAO_DEFENSIVA.pdf
  • O pisca - alerta somente pode ser usado em situações de emergência,andando ou imobilizações e quando a sinalização  da via determinar.
    Em qualquer outra situação constitui infração média(4 pontos na carteira).

    A questão diz que ele parou temporariamente o veículo no acostamento, porém, não informa se ele estava em situação de emergência. Nesse caso ele teria que deixar as luzes de posicionamento ligadas.  
  • Eu acabei errando a questão por achar dois segundos pouco tempo, mas se for analisar bem, é complicado estabelecer um tempo maior do que isso nos veículos que seguem à frente. 

  • anderson ele cometeu uma infraçao de transito

  • Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.


    Item I – Correto.

    O Manual de Direção Defensiva do DENATRAN recomenda que seja mantida uma distância segura do veículo da frente. Segundo esse mesmo manual, uma boa distância permite que você tenha tempo de reagir e acionar os freios diante de uma situação de emergência e haja tempo também para que o veículo, uma vez freado, pare antes de colidir.


    De acordo com esse Manual, em condições normais da pista e do clima, o tempo necessário para manter a distância segura é de, aproximadamente, dois segundos.


    Item II – Correto.

    De acordo com o art. 46 do CTB, sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida pelo CONTRAN.


    O Manual de Direção Defensiva do DENATRAN recomenda que se use a sinalização de advertência (triângulo de segurança) e o pisca-alerta quando precisar parar temporariamente o veículo na pista de rolamento.


    Item III - incorreto.

    De acordo com o Manual de Direção Defensiva do DENATRAN, sob neblina ou cerração, o condutor deve imediatamente acender a luz baixa do farol (e o farol de neblina se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. O condutor não deverá usar o farol alto porque ele reflete a luz nas partículas de água, e reduz ainda mais a visibilidade.       


    Portanto, estão corretos os itens I e II, somente.



    Resposta: C





  • Ufa, até que enfim uma questão inteligente da FCC.

  • III - ERRADA o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;

  • Pessoal, não tem que discutir. 


    II. Utilizou a sinalização de advertência quando parou temporariamente o seu veículo no acostamento. 

    Art. 40 - CTB

    V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

            a) em imobilizações ou situações de emergência;

     

  • Se é que ajuda alguma coisa:

     

    Distância segura : 2 palavras = 2 segundos

  • Questão cabe recurso. do item II

    "A questão diz que ele parou temporariamente o veículo no acostamento, porém, não informa se ele estava em situação de emergência."

    Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

  • Resposta: C.

    Item I: certo. Lembre da “regra dos dois segundos”.

    Item II: certo. Ao parar no acostamento, devemos sinalizar o veículo.

    Item III: errado. Sob neblina ou cerração, deve-se acender a luz baixa do farol e não a alta, como afirma o item.