SóProvas


ID
2612719
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em divulgação recente, a Microsoft listou sete pilares da segurança da informação. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:

I. A computação na nuvem possibilita operações seguras, e as configurações são feitas pelo provedor, havendo menos exposição aos riscos.
II. Traçar um panorama dos riscos gera certeza na hora de avaliar possíveis otimizações do sistema.
III. Uma infraestrutura segura considera um design geral da solução, sem deixar de prestar atenção à proteção dos dados.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De olho nesse cenário, a Microsoft listou sete pontos que considera fundamentais para vencer esses desafios. A fabricante destaca que sua abordagem inclui plataforma, inteligência e parceiros para ajudar empresas a mitigarem riscos e defenderem-se de riscos e ameaças cibernéticas.

     

    1. Infraestrutura robusta – Para garantir um bom nível de segurança, é fundamental ter uma infraestrutura robusta. Portanto, deve-se investir em vários aspectos: arquitetura, design de um esquema de proteção, operações e práticas seguras, além de uma boa gestão de riscos.

     

    2. Arquitetura – Pense na análise do projeto de uma prisão ou de uma base militar. Sempre devemos levar em consideração qual é a finalidade de um edifício. Ele abrigará réus de alta periculosidade? Que informações e objetos ficarão dentro de uma área militar?

     

    3. Design – O sistema precisa ser projetado como um todo, já que ele é formado por um conjunto de componentes que devem ser protegidos individualmente. Uma infraestrutura segura leva em conta um design geral da solução sem deixar de prestar atenção à proteção dos dados. Dessa forma, há uma segurança específica para cada um dos elementos: servidores, computadores, a rede, os componentes de comunicação etc.

     

    4. Operações seguras – Ao configurar um serviço ou registrar um usuário, essas ações estão relacionadas a uma interação com um sistema e também devem ser feitas com segurança. Uma pessoa pode até ter um automóvel extremamente seguro e equipado com os melhores acessórios de segurança, mas acabará sofrendo um acidente se dirigir bêbado ou ultrapassar o limite de velocidade da via.

     

    5. Boas práticas – É preciso considerar as “boas práticas” que estabelecem qual é a melhor forma de atuar na maioria dos casos e das vezes. Precisamos saber como são essas boas práticas e adotá-las para ter uma referência de aprimoramento. Sem ter um objetivo, é impossível melhorar. E isso também é aplicável à segurança.

     

    6. Gestão de riscos – Todas as empresas são diferentes. Cada setor tem suas próprias ameaças e exposições a riscos específicos. Por isso, é importante contar com uma referência. Quais seriam as circunstâncias de uma PME? Depende da área de atuação e da importância das informações com as quais essa empresa trabalha. Traçar um panorama de riscos gera certeza na hora de avaliar até que ponto deve-se otimizar o sistema e o que é preciso priorizar.

     

    7. Computação na nuvem – A nuvem possibilita a realização de operações seguras por causa de sua arquitetura e de seu design de soluções. A arquitetura da nuvem assemelha-se a uma fortaleza. Ela já fica armada, e as operações e configurações são feitas pelo provedor, motivo pelo qual há menos exposição aos riscos.

     

    Fonte: http://computerworld.com.br/sete-pilares-da-seguranca-da-informacao-segundo-microsoft

  • Letra E

    Essa questão é uma prova de que a leitura atenta do enunciado faz toda a diferença.

    A questão pediu a INCORRETA!!!

  • Dá para acertar fazendo RLM, pois se alguma fosse incorreta alguma das alternativas A, B e C estariam incorretas

  • I

    N

    C

    O

    R

    R

    E

    T

    A