A técnica JAD tem quatro princípios básicos:
Dinâmica de grupo: são realizadas reuniões com um líder experiente, analista, usuários e gerentes, para despertar a força e criatividade dos participantes. O resultado final será a determinação dos objetivos e requisitos do sistema;
Uso de técnicas visuais: para aumentar a comunicação e o entendimento;
Manutenção do processo organizado e racional: o JAD emprega a análise top down e atividades bem definidas. Possibilita assim, a garantia de uma análise completa reduzindo as chances de falhas ou lacunas no projeto e cada nível de detalhe recebe a devida atenção;
Utilização de documentação padrão: preenchida e assinada por todos os participantes. Este documento garante a qualidade esperada do projeto e promove a confiança dos participantes.
Princípios
Realizar dinâmicas de grupo. Facilitam o entendimento do problema e das necessidades das áreas envolvidas no projeto, bem como ajudam a explorar a criatividade de cada uma delas na criação da nova solução. Essas reuniões devem ser conduzidas por um facilitador (líder de sessão) e contar com os recursos responsáveis por prover informações pertinentes ao desenvolvimento do produto: Usuários chaves (área de negócios) equipe de sistemas (Analista de Sistemas/Requisitos) e o patrocinador.
Usar recursos audiovisuais. Usar técnicas visuais facilitam a comunicação e o entendimento.
Manter um processo organizado e racional. Analisar o projeto de forma completa (top-down), garantindo que todos os lados estão cobertos e os detalhes esmiuçados com a devida atenção.
Utilizar uma documentação padrão. Documentar as os assuntos abordados a cada reunião. É importante que o documento gerado seja compreendido por todos e recomendado que todos os participantes da reunião assinem esse documento, como prova de que todos estão cientes e de acordo com as decisões tomadas.