SóProvas


ID
2613577
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, o CFC, a partir das Normas Brasileiras de Contabilidade, estabelece algumas características qualitativas de informação em demonstrações contábeis. Uma delas diz que “para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa dentro dos limites da materialidade e custo. Uma omissão pode tornar a informação falsa ou torná-la enganosa e, portanto, não confiável e deficiente em termos de sua relevância”.

Essa definição corresponde à característica qualitativa de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Retirei as definições de http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/qualidade-informacoes-contabeis.htm

     

    Porém eu não sei se isso é muito atual, acredito que nem todas essas definições continuam valendo. Acredito ser mais produtivo estudar as definições do CPC 00 e quando alguma banca menor cobrar responder na base do bom senso, se eu estiver enganado, por favor me corrijam.

     

     

    Compreensibilidade -  entendida pelos usuários

     

    Relevância - influencie nas decisões econômicas dos usuários

     

    Materialidade - Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção.

     

    Confiabilidade -  livre de erros, desvios substanciais ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.

     

    Integralidade - Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Salienta-se que uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.