SóProvas


ID
2613997
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

A principal técnica de coloração utilizada na microbiologia é a técnica de gram. Bactérias que se coram de vermelho nessa técnica possuem a sua parede composta por

Alternativas
Comentários
  • Parede gram neg mais lipopolissacarideos que peptidioglicanos

    Parede gram pos mais peptidioglicano e ácido teicoico

  • Gab. B

    As bactérias podem ser divididas em dois grandes grupos, com base na capacidade de suas paredes celulares fixarem o corante violeta cristal: as Gram-positivas (que coram em roxo) e as Gram-negativas (que coram em vermelho/rosa).

    A parede celular de bactérias Gram-positivas é composta basicamente por peptideoglicano, que constitui uma espessa camada ao redor da célula. Outros polímeros, tais como ácidos lipoteicóicos e polissacarídeos, também podem estar presentes nessa camada.

    Nas bactérias Gram-negativas o peptideoglicano constitui uma camada basal delgada, sobre a qual se encontra outra camada, denominada membrana externa que é composta por lipoproteínas, fosfolipídios, proteínas e lipopolissacarídeos. -> (Gabarito)

    Fonte: http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ifgo/tecnico_acucar_alcool/microbiologia_geral.pdf

  • Gabarito letra B.

    Bactérias que se coram de vermelho (=safranina, portanto gram negativas) nessa técnica possuem a sua parede composta por peptidioglicanos e lipopolissacarídeo.

    As bactérias gram positivas apresentam a parede composta principalmente de ácido teicoico e coram de violeta.