-> Levantamento Topográfico
-> O levantamento topográfico é o ato de localizar e mapear todas as características da superfície de um terreno. Especificamente, o levantamento mede e mostra a forma, configuração, alívio e outras características tridimensionais aplicáveis de acordo como solo para criar contornos.
-> Os levantamentos topográficos também podem incluir objetos naturais, como árvores, grandes rochas, bem como características artificiais, como edifícios, muros de contenção, ruas, calçadas, paisagismo e polos de serviço. O mapa gerado pelo levantamento ainda pode incluir informações corretas de linha de limite que muitas vezes são necessárias para contratempos.
-> Levantamento Planimétrico: é feito o levantamento (cadastram-se pontos com uma estação total ou outro aparelho de medição topográfica) do perímetro da área a ser estudada e também das edificações que se tem na área, nascentes, cercas, muros, árvores...tudo que possa ser necessário, leva-se pra escritório e desenha-se essa área.
-> Levantamento Planialtimétrico: além de levantar as mesmas coisas do planimétrico, pega-se também "pontos cotados", você define uma cota e com base nela vai cadastrando pontos na área com variação de cota conforme o terreno é formado e com esses pontos quando colocados no computador você pode calcular as curvas de nível pra saber a declividade do terreno, por isso o nome planialtimétrico.
-> Locação de obra:
- é a operação inversa do levantamento, também chamado de medição. Basicamente, a locação pode ser realizada usando-se os dois sistemas de coordenadas universais: as coordenadas retangulares (cartesianas) e as coordenadas polares (direção e distância).
- São empregados equipamentos de topografia e uma estrutura de madeira, composta por pontaletes nos quais são pregadas tábuas ao longo de todo o perímetro da edificação, para posicionar os elementos de obra.