SóProvas


ID
2614531
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Na operação criptográfica em que uma pessoa cifra com sua chave privada o resultado da aplicação de uma função hash a um texto plano, tem-se atendido(s) o(s) seguinte(s) princípio(s):

Alternativas
Comentários
  • Não garante a confidencialidade pq qualquer um com a chave pública consegue ter acesso ao conteúdo da mensagem.

    Garante a irrefutabilidade (não repúdio) e a integridade, pois qualquer alteração é registrada.

  • Garante a irrefutabilidade porque apenas o proprietário possui a chave privada, logo, apenas ele será capaz de gerar a assinatura.

  • Qualquer texto cifrado com sua chave privada não garante confidencialidade, pois sua chave pública (QUE TODO MUNDO TEM ACESSO) pode decifrar seu texto. (Podemos eliminar a letra A e C)

    Chave privada garante irrefutabilidade, POIS COMO SÓ VOCÊ TEM A CHAVE PRIVADA A ÚNICA PESSOA QUE PODER TER CRIPTOGRAFADO UM TEXTO COM ESSA CHAVE FOI VOCÊ MESMO.

    A função hash serve para garantir a integridade, se você escrever um texto e mandar pra alguém com intuito de que esse texto seja integro (não sofreu alterações) você gera um hash desse texto, e manda pra pessoa o texto original e o hash, a pessoa que receber o texto original, deve gerar um hash sobre ele e comparar com o hash que você enviou, se forem iguais quer dizer que o texto recebido é integro. Se forem diferentes quer dizer que o texto não é integro, isto acontece por que textos diferentes geram hashs diferentes!!!

    Pra quem quiser ver o que é um hash: http://www.miraclesalad.com/webtools/md5.php

    Digite (Oi) , Depois digite (Oi!) --> verá que os hashs são diferentes

    GABARITO:B

  • Conceito de assinatura digital. Alternativa B.

  • irrefutabilidade, integridade e autenticidade.