SóProvas


ID
2614642
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em geral, números absolutos de casos de doenças ou mortes não são utilizados para avaliar o nível de saúde, pois não levam em conta o tamanho da população. Dessa forma, os indicadores de saúde são construídos por meio de razões, em forma de proporções, coeficientes ou índices. Sobre a mortalidade proporcional por idade, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ==> Mortalidade Proporcional por Idade.

    Distribuição percentual dos óbitos informados por idade ou faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

    Indica o peso dos óbitos em cada idade ou faixa etária, em relação ao total de óbitos.

     

    ==> A curva de Nelson Moraes é uma representação gráfica da mortalidade proporcional. O eixo x representa faixas etárias predeterminadas (menor que 1 ano; 1 a 4 anos; 5 a 19 anos; 20 a 49 anos; 50 anos ou mais) e o eixo y é a mortalidade proporcional para cada faixa etária representada no eixo x.

     

    Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqa07.htm

    http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/4048/material/5_%20Curvas%20de%20Nelson%20de%20Moraes.pdf

  •  O nível de saúde regular (curva “U”, no gráfico da curva de Nelson de Moraes) reflete que muitos estão morrendo com 50 anos e mais, assim como persiste uma elevada proporção de mortalidade em menores de 1 ano.