Esta questão pede que sejam indicados os recursos e estratégias para promoção de acessibilidade educacional que devem ser ofertados pelas escolas de educação básica para possibilitar a inclusão dos estudantes com deficiência.
A) professor de Libras, fonoterapia e codocência.
ERRADO - A fonoterapia não é um recurso para promoção de acessibilidade educacional a ser ofertado pelas escolas.
B) codocência, professor de Libras e tecnologias assistivas.
CORRETO - Para uma proposta inclusiva de educação, as escolas precisam contar com o professor de educação especial, além do professor da classe comum, a fim de realizar um trabalho em colaboração. Além disso, devem contar com o uso dos recursos de tecnologia assistiva, da Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros códigos e linguagens. Tudo isso, a fim de eliminar barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.
C) intérprete de Libras/português, reforço escolar e codocência.
ERRADO - As estratégias de inclusão não devem se constituir como reforço escolar, uma vez que não tem como objetivo ensinar os conteúdos que foram ministrados na classe comum, mas auxiliar na eliminação de barreiras que dificultem a participação, o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com deficiência.
D) apoio pedagógico, adaptação de materiais e fonoterapia.
ERRADO - A fonoterapia não é um recurso para promoção de acessibilidade educacional a ser ofertado pelas escolas.
E) atendimento psicológico, codocência e profissional de apoio.
ERRADO - O atendimento psicológico não é de responsabilidade das escolas, devendo ser realizado por profissionais especializados.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.