SóProvas


ID
2616139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,


os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes de trabalho, e não para indivíduos ou grupos de trabalho, na medida em que diagnósticos de necessidades de desenvolvimento de competências assumem como referencial de desempenho os objetivos e as metas vinculados aos processos de trabalho da organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    É o inverso

  • Como assim, Tiago Costa? Não entendi o erro da questão.

    Alguém pode me ajudar???

  • Na verdade, verdadeira mesmo, já vi questão em que o cespe atribuiu tal função ao psicólogo.

    A meu ver, grupos de trabalhos e equipes também podem fazer os treinamentos no órgãos.
     E outra acabei de visualizar outro erro: treinamento não trabalha com metas, isso é mais característico do desempenho.

    Devido à tamanha subjetivdade, aberto às variadas discussões.


    GAB ERRADO.

  • ONDE FALA TREINAMENTO É DESENVOLVIMENTO E VICE-VERSA.

  • Apenas complementando,

    O treinamento envolve todas as ações (capacitações e eventos) voltadas para o suprimento das carências de indivíduos ou grupos em termos de conhecimento, habilidades e atitudes, com vista a desempenhar as tarefas necessárias para alcançar os objetivos da organização.

    Na minha opinião eu encluiria todos, indivíduos, grupos e as equipes.

    P.S Estou indicando para comentários.

  • O Treinamento é o processo de mudanças no comportamento dos colaboradores, visa a aquisição de habilidades relacionadas às tarefas do cargo – atendendo aos padrões e aumentando a produtividade , aperfeiçoamento de desempenhos e das relações interpessoais. Segundo Boog (2001, p. 78) o treinamento começa como uma resposta a uma necessidade ou a uma oportunidade em um ambiente organizacional. Os resultados de um treinamento geralmente são satisfatórios e obtidos a curto prazo, por isto, a sua grande aceitação por parte das empresas e dos colaboradores.

    Já o Desenvolvimento é um processo de crescimento do indivíduo, e visa explorar o seu potencial de aprendizagem. Oferece-lhe condições e amparo afim de utilizar suas capacidades e aplicar seus conhecimentos e experiências na prevenção e solução de novas e diferentes situações, é como se preparássemos a pessoa para adquirir uma visão holística sobre a empresa, uma maneira de conduzí-la a um comportamento ativo diante de alguma futura tarefa ou adversidade

  • Por que não para indivíduos? Oras, se tenho um chefe de departamento competentíssimo em sua área, porém inexperiente em termos de liderança de pessoas, posso muito bem capacita-lo para isso sozinho. Já pensou se eu tivesse que envolver uma equipe inteira toda vez que uma necessidade pontual de treinamento aparecesse?

  • Os objetivos e as metas não são, necessariamente, o referencial para se fazer diagnóstico de necessidades de desenvolvimento de competências. O conteúdo do trabalho vem muito antes disso, e através dele se direcionam as necessidades de desenvolvimentos de competência, atrás da identifcação do gap de competências dos colaboradores da organização. Além disso, a questão se entrega no começo, quando diz que "os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes de trabalho", um indivíduo, órgão, departamento ou seção pode ser tão ou mais qualificado que uma equipe,

  • Se uma só pessoa da equipe precisa de treinamento para executar melhor suas tarefas, por qual motivo vou gastar com treinamento para toda a equipe?

  • O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM ASSOCIAR TREINAMENTO A DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIA, AO MEU VER, O CERTO SERIA CAPACITAÇÃO E OUTRO EQUIVOCO DA QUESTÃO É EM RESTRINGIR ESSE TREINAMENTO A EQUIPES, JÁ QUE MESMO QUE FOSSE PARA UM UINICO INDIVIDUO O TREINAMENTO DEVERIA ACONTECER

  • Cespe viaja

  • Treinamentos podem alcançar indivíduos, grupos ou equipes!

     

    No contexto organizacional, as competências ligam condutas individuais às estratégias da organização. Segundo Fleury e Fleury (2004)[1], a competência é um termo que se origina no ajuste entre recursos internos da organização (inside-out “de dentro para fora”) e a estratégia (outside-in “de fora para dentro”).

     

  • Nessa situação hipotética, os treinamentos no órgão deverão ser entregues para equipes de trabalho, e não para indivíduos ou grupos de trabalho, na medida em que diagnósticos de necessidades de desenvolvimento de competências assumem como referencial de desempenho os objetivos e as metas vinculados aos processos de trabalho da organização. ERRADA

    _____________________________

    A gestão de pessoas por competências consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais, assim visa melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários.

     

  • O parâmetro do treinamento é individual. Logo, a questão torna-se equivocada, ao excluí-lo do poder de alcance das ações de treinamento.

  • Treinamento NÃO trabalha com metas.

     

    CAPACITAÇÃO = FUTURO.

    TREINAMENTO = PRESENTE. 

  • Os treinamentos podem ser direcionados tanto aos indivíduos (isoladamente) quanto aos grupos e equipes de trabalho

    Fonte: Estratégia