SóProvas


ID
2616154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere ao empreendedorismo governamental, julgue o item subsequente.


O empreendedorismo governamental possui como foco a ação empresarial com o propósito de geração de lucros para a administração pública, a exemplo da exploração de atividades comerciais pelas empresas estatais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA!

     

    O empreendedorismo governamental diz respeito a ações que visem otimizar a ação pública (buscar o interesse público), ou seja, a geração de bem estar coletivo. Isto não implica em geração de lucro, pois este não é objetivo da gestão pública.

     

    -

  • A priori não seria o lucro, porém PODE ser:

     

    Q89573

     

    Alcançar lucro por meio de contratos de desenvolvimento constitui um dos mais agressivos métodos utilizados pelos governos empreendedores.

    GAB: CERTO

  • GABARITO : ERRADO

     

    O empreendedorismo governamental diz respeito a ações que visem otimizar a ação pública, ou seja, a geração de bem estar coletivo. Isto não implica em geração de lucro, pois este não é objetivo da gestão pública. Os ideólogos principais da chamada ação empreendedora do Estado argumentam que o governo não é bom remador, e por sito deveriam deixar as atividades típicas do setor privado para o setor privado, ou seja, não ter estatais. Portanto, a afirmativa está  ERRADA!

     

    FONTE : PONTO DOS CONCURSOS

  • Pois é Rodequisson Carlos, pensei a mesma coisa

  •  

    Basicamente, empreendedorismo governamental é quando um governo intervém na ordem econômica de uma região. Essa intervenção pode ser através de iniciativas e investimentos que visam retornos para a administração pública, por exemplo com participações societárias e estatizações.

  • Existe o lucro social e o empreendedorismo governamental tem como foco aguçar a criatividade do gestor público

  • Foco: Satisfação cidadão/cliente 

     

                                      SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!

  • Gabarito: E

    O empreendedorismo público tem como ideia "reinventar o governo". Fundamenta-se no objetivo de tornar os governos mais eficientes e mais transparentes na utilização dos recursos públicos, e mais eficazes no resultado de suas ações.
    Algumas características do governo empreendedor:
    1- Pertencer à comunidade
    2- Adotar uma gestão moderna
    3- Adotar uma postura inovadora, imaginoa e criativa.

    Fonte: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT. Augustinho Paludo.

    Sigamos!
    Bons estudos.

  • O Estado NUNCA......JAMAIS.... pode ter como propósito o lucro!!!!! Lucro é somente para a iniciativa privada.

  • ERRADO

     

    Não visam o lucro, consideram os gastos sob uma perspectiva de investimento.

  • ERRADO

     

    Porém, apenas na teoria, porque na prática é isso mesmo. 

  • O empreendedorismo governamental possui como foco a ação nos resultados com o propósito de excelencia no serviço publico e atendimento ao cliente cidadão para a administração pública, a exemplo da exploração de atividades comerciais pelas empresas estatais que visam  o lucro.

  • ERRADO

     

    Geração de lucros = Foco da iniciativa privada

     

    "Governo empreendedor: gera receitas ao invés de despesas – governos empreendedores criam novas fontes de recursos (taxas por serviços específicos, multas a infratores etc.) e economizam recursos orçamentários para utilizá-los de maneira mais eficiente no ano seguinte."

     

    - Augustinho Paludo, 2013

  • Gabarito: ERRADO.

    O foco da gestão pública não é o LUCRO, mas sim estratégias que gerem receitas e não despesas, considerando gastos sob uma perspectiva de investimento, ou seja, considerando o benefício futuro de cada despesa.

  • No empreendedorismo governamental, não há ação empresarial.

  • Nada disso! Um dos princípios do empreendedorismo governamental é o “Governo Empreendedor” (“gerando receitas ao invés de despesas”), o qual destaca que os governos devem criar novas fontes de recursos e, ao mesmo tempo, economizam recursos orçamentários (os quais podem ser utilizados de maneira mais eficiente no ano seguinte). 

    Contudo, isso não quer dizer que o governo empreendedor possui “foco na ação empresarial com o propósito de geração de lucros”. O governo empreendedor não pretende controlar a economia, não pretende possuir empresas e não pretende concentrar-se no “fazer” em ampla escala. O que o governo empreendedor pretende é estimular a ação e a parceria da sociedade. 90 O empreendedorismo governamental surge como uma maneira de aprimorar os governos. Governo empreendedor significa aproveitar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, através de formas inovadoras, em busca de satisfazer as necessidades dos cidadãos.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Empreendedorismo pode ser compreendido como a capacidade de aproveitar oportunidades, imaginar, desenvolver e realizar visões de forma criativa e assumindo riscos calculados (Paludo, 2010).

     O empreendedorismo está presente tanto no setor público quando no setor privado. Dentro do setor público poder afirmar que o empreendedorismo governamental trata-se, na verdade, de uma decorrência da administração pública gerencial. E, dessa forma, a gestão pública empreendedora é pautada nos pressupostos da administração pública gerencial. E o que significa isso? Significa que a gestão pública empreendedora segue os mesmos princípios e valores:

    ·        Tem foco em resultados (e não em meios),

    ·        Defende uma postura proativa, inovadora e criativa.

    ·        Defende a descentralização das atividades

    ·        Foco no cidadão

    ·        Transparência, ética, desburocratização

    ·        Fomento à competitividade

    ·        Accountability (Dever de prestar contas + transparência)

     Resumindo:

    O governo empreendedor adota uma gestão moderna, isto é, uma gestão coordenada, compartilhada e descentralizada. Baseia-se no trabalho em equipe sendo a pró-atividade e a iniciativa incentivadas com vistas à criação de valor para os usuários dos serviços e para a própria gestão. Procura unir valores como orientação para a missão e para os objetivos com formas modernas de administrar focadas no cliente-cidadão e nos resultados, além de apregoar a motivação dos servidores mediante incentivos. (Paludo,2010)