SóProvas


ID
2616157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere ao empreendedorismo governamental, julgue o item subsequente.


O empreendedorismo governamental, lançado na década de 90 do século passado, se voltava à redução da burocracia e à promoção de competição, inclusive nos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar???

     

  • Perfeito, pessoal! O empreendedorismo governamental visava tornar o Estado mais ágil, promovendo a competição com objetivos de ter mais eficiência dentro do governo. Portanto, a afirmativa está CERTA

     

    http://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-stm-ajaa-prova-comentada-de-administracao-publica/

  • Gabarito: Certo.

     

    Segundo Augustinho Paludo:

     

    "Diferententemenete do governo burocrático, que se preocupava em atender aos seus interesses, o governo empreendedor é aquele que pertence à comunidade, que se volta para o atendimento das necessidades dos cidadãos. Surge como uma proposta de solução para os problemas públicos da sociedade pós-industrial. Busca novas formas de utilizar os recursos públicos que resultem em mais eficiência, e caracteriza-se por decidir e coordenar mais, deixando a maior parte da execução a cargo dos demais atores".

     

    Dentre alguns princípios que regem os governos empreendedores, está:

    "Governo Competitivo: introduzindo a competição na prestação de serviços - com a finalidade de aumentar a eficiência (melhorar a qualidade dos serviços, reduzir gastos e minimizar esforços)".

     

    Administração Pública, Augustinho Paludo.

  • Empreendedorismo - Década de 90.

    Deriva da obra " Reiventando o Governo"

    *Inovação- Busca de novas e melhores formas de prestar o serviço público.

    - confiança;

    - descentralizção;

    - autonomia/ flexibilidade.

    *Simplificação das normas e regulamentos(diminuir leis).

    * Combate às disfunções da burocracia.

    * Competição Adm- Qualidade/ eficiência/eficácia/efetividade.

     

  • GAB C

    Pessoal!

    A literatura marca o Gerencialismo como tendo seu início no Brasil em 1967 com o decreto lei 200/67 até os dias atuais. Mas o seu auge foi na década de 90 com o PDRAE em que foi totalmente aplicado trazendo esses conceitos mais copiados da iniciativa privada como empreendedorismo, competitividade adaptados a inicitativa pública e também houve várias iniciativas a fim de reduzir a burocratização ainda que considerasse alguns de seus aspectos mais relevantes como meritocracia, avalição sistemática, avaliação de desempenho, profissionalismo contrapondo-se somente aqueles que remetiam a aspectos excessivos de formalidade e rigidez e inflexibilidade técnica etc.

  • CERTO

     

    Para os autores do livro “Reinventando  o  Governo’’, a competição leva ao aumento da eficiência, força os agentes (públicos ou privados) a  suprir melhor as necessidades dos clientes, aumenta a inovação e a criatividade e melhora o  clima organizacional dentro dos órgãos públicos.

  • Deveria ser reduzir a buroratização e não a burocracia, correto?

  • CERTO

     

    Na década de 90 surgiu o modelo gerencial de administração pública e vem sendo implementado até hoje, visando a flexibilização do modelo burocrático, que ainda é o adotado no país. 

  • competição?

  • CERTO

     

    O empreendedorismo governamental está dentro do modelo gerencial. Logo, já dá para imaginar que na fase de transição da burocracia para o gerencialismo, um dos "primeiros passos" foi sanar as deficiências daquele modelo e incentivar a competitividade, com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir gastos e principalmente impulsionar os órgãos a prestarem serviços de qualidade.

     

  • O empreendeorismo governamental se distancia da burocracia para chegar ao gerencialismo

  • Ótimo enunciado. O empreendedorismo governamental surge nos Estados Unidos da década de 90 e tem como principal marco teórico o livro “Reinventando o Governo” de Osborne e Gaebler. Dentre os princípios da gestão pública empreendedora, temos o estímulo à competição dentro do serviços públicos.

    Gabarito: Certo

  • Gabarito : Certo

    Os autores, Osborne e Gaebler, sugerem dez princípios que poderiam servir de base para um novo modelo de governo, o empreendedor. Em meio àqueles, está o governo competitivo, o qual visa criar mecanismos de competição dentro das organizações públicas e entre organizações públicas e privadas. Quebrando o monopólio da prestação de serviços públicos, criar-se necessidade de aprimoramento, aumento da eficiência, inovação e melhoria da qualidade dos serviços prestados.

    Fonte: meu material de estudo.

  • Resposta: certo

    Para quem tiver tempo, deixo, para baixar GRATUITO, o link do ebook "Empreendedorismo Governamental", de Evandro Tsufa, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

    http://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/licitacao_livros_admpub/18-empreendorismo%20governamental/empreendorismo%20governamental%20LIVRO.pdf

  • A visão do empreendedorismo governamental surge nos EUA no primeiro governo Clinton, nos anos 90. A "pedra fundamental" foi esse livro, "Reinventando o governo" > https://www.amazon.com.br/Reinventando-Governo-David-Osborne-Gaebler/dp/8585660015

    A redução da burocracia era algo previsto, como uma tendência natural do gerencialismo na administração pública.

    Mas o ponto que eu quero tocar é a promoção da competição do item: a ideia do empreendedorismo é focar mais no que o cidadão precisa, e uma das ideias do livro é que a principal causa do problema da "acomodação" do serviço público é o monopólio dele. Como só um órgão oferece um serviço X pro cidadão, ele sofre com mau atendimento caso esse único órgão o oferecesse (Ex.: tirar um documento na sede única do DETRAN da cidade). Se houvesse uma "competição" entre órgãos (um dos exemplos da obra são as escolas públicas), podendo ser gerada por ganhar mais recursos caso atendesse mais cidadãos e melhor qualidade, iria acontecer uma "concorrência" positiva entre esse órgãos e o público sairia ganhando.

    Isso não é de todo "do mundo das ideias". Basta ver em cidades maiores, se você mora em uma, provavelmente há um "Liceu" ou uma "escola de referência" pública em que boa parte dos pais disputam a vaga para os filhos estudarem nela. O motivo: maior investimento e maior qualidade (como causa e consequência de um círculo virtuoso). A mesma coisa acontece com um hospital público (quando há possibilidade de escolher): o cidadão prefere ser atendido no que tem um serviço melhor (seja no atendimento em si, seja na qualidade propagada boca-a-boca).

    Então, CERTA a questão, pode-se promover a competição, é uma característica do empreendedorismo.

  • Competitividade ? nao entendi

  • O empreendedorismo governamental surge nos Estados Unidos da década de 90 e tem como principal marco teórico o livro “Reinventando o Governo” de Osborne e Gaebler. Dentre os princípios da gestão pública empreendedora, temos o estímulo à competição dentro do serviços públicos.

    ______________________________________________________

    Governo competitivo: a competição na prestação de serviços é um princípio fundamental para aumentar a eficiência dos serviços (melhorar a qualidade dos serviços, reduzir gastos e minimizar esforços).