SóProvas


ID
2616958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a noções de informática, julgue o item a seguir.


Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), seguido de uma extensão que identifica esse software; por exemplo, .doc para arquivo do Microsoft Word e .xls para arquivo do Microsoft Excel.

Alternativas
Comentários
  • extensão do arquivo é um sufixo para indicar a codificação (formato de arquivo) do seu conteúdo ou uso. As extensões .doc e .docx (padrão desde a versão 2007) são utilizadas para arquivos do Microsoft Word e as extensões .xls e .xlsx (padrão desde a versão 2007) são usadas para arquivos do Microsoft Excel.

     

    GABARITO --> CERTO

     

    FOCO! FORÇA! FÉ! Chegaremos Lá!

    Deus é Fiel

  • Não é possível nomear arquivos e pastas como '.', '.. '. ou '..'. Por exemplo, um nome de arquivo como ..sql é incorreto. Da mesma forma, arquivos e pastas não podem conter os seguintes caracteres:

    Libra (#).

    Porcentagem (%)

    “E” comercial (&)

    Asterisco (*).

    Barra vertical (|).

    Barra invertida (\)

    Dois-pontos (:).

    Aspas duplas (").

    Menor do que (<).

    Maior do que (>).

    Ponto de interrogação (?).

    Barra (/).

    Espaços à esquerda e espaços à direita (' '). Esses espaços são eliminados.

    Nomes reservados do Windows ou DOS ("nul", "aux", "con", "com1", "lpt1", entre outros).

    Acredito que o uso do termo LIVREMENTE esta sendo usado de maneira incorreta! 

  • a banca usou o LIVREMENTE para a forma como o usuario nomeia seus arquivos.(nota-se q ue a observaçao ,encontra-se entre parenteses) 

     

  • LIVREMENTE não significa que o usuário possa escolher qualquer tecla do computador, apenas significa que o mesmo pode escolher nomear ou deixar o nome proposto. Um dos sinônimos de LIVREMENTE é: sem coação, de forma espontânea ou de forma voluntária. Em nenhum momento estas palavras denotam liberdade total para o uso dos caracteres, simplesmente mostram que o usuário tem a opção de dar um nome aos seus arquivos de forma espontânea, voluntária. 

    Gabarito preliminar dado pela banca: CORRETO. 

  • Enquanto na prova pro badalado STM tivemos questões simples e brandas de Noções de Informática assim, o BOSTA DO BRASIL (vulgo BB) pede nível absurdo em seu edital pra Escriturário.

    É sacanagem

  • AHAM, ESSA QUESTÂO TA CERTA EM QUAL MUNDO? LIVREMENTE? ENTAO EU POSSO USAR 38*$$*$3838)))@#@#@_4/2/2/?.DOC

    ????????????? Não adianta ficar justificando a cagada que foi feita, LIVREMENTE da a entender que pode ser QUALQUER COISA!!

  • EXCEL: 

    Tipo de Arquivo XML                                                                                        Extensão

    Pasta de Trabalho                                                                                              Extensão : .xlsx

    Pasta Modelo de Trabalho habilitada para Macro                                           Extensão : .xlsm

    Modelo                                                                                                                 Extensão  :  .xltx

    Modelo habilitado para macro                                                                             Extensão : .xltm 

     Pasta de trabalho binária não XML                                                                    Extensão : .xlsb  

    Suplemento habilitado para macro                                                                      Extensão : .xlam 

     ..>>>.............>>>..................>>>...........................>>>......................>>>.................................

     

    WORD

    Tipo de arquivo XML                                                                  Extensão

    Documento                                                                                     .docx

    Documento habilitado para Macro                                              .docm

    Modelo                                                                                             .dotx

    Modelo habilitado para Macro                                                       .dotm

    ....................................................................................................................................................................

    https://support.office.com/pt-br/article/formatos-e-extens%C3%B5es-de-nomes-de-arquivo-open-xml-5200d93c-3449-4380-8e11-31ef14555b18

     

    Deus te Surpreenderá!

  • Olha, galera, só uma observação acerca do comentário do futuro colega de trabalho Thiago Quincó... Caraceteres como # (sustenido (para os músicos)) & (clave de sol (para os músicos)) e % (porcentagem) são aceitos sim no Windows 7 -- façam o teste!

    De qualquer forma, bem útil sua explicação pois não sabia sobre os espaços eliminados e nomes reservados ao sistema.

  • Essa tem potencial pra ser anulada por aquela justificativa "prejudicou o julgamento objetivo do item".

    Existem caracteres que não podem ser inseridos em nomes de arquivos, então não é livremente.

    Se tivesse alguma ressalva estaria correta.

  • Quando a banca diz: "ou sugerido automaticamente pelo software em uso" ja foi pensando em colocar armadilha para que muitos caissem na primeira afirmação:"livremente criado pelo usuário" ou seja, o programa ja informa que não pode ser criado com qualquer caractere.

  • CORRETO, CADA ARQUIVO, SENDO ELE DE PROGRAMAS DIFERENTES POSSUI SUAS CARACTERISTICAS DE EXTENSÃO !

  • "LIVREMENTE" ? 


    Tente criar, por exemplo,  uma pasta com o nome  "NUL" 

  • Eu errei essa questão na prova e acho que no minimo ela deve ser anulada. Se existe restrinções para a escolha do nome, a exemplo dos caracteres proibidos, como posso dizer que essa escolha é feita livremente?? Eu já fui impedida de salvar arquivos por conter caraceteres proibidos, por exemplo eu queria usar 8112/90, mas tive que colocar 8112-90. Então posso dizer que minha escolha foi livre?? Claro que não.

  • Eu fiquei em dúvida na parte que cita as extensões. Ocorre que o Windows 7 já usa as versões mais recentes do Word e Excel cujas extensões são, respectivamente, docx e xlsx e não doc e xls. Ao meu ver esse também é um erro da questão.

  • Welder, a barra / está relaconada à comandos e a \ à subpastas. Deste modo, elas, como funcionalidade, não podem ser consideradas caracteres. Você, por exemplo, pode fazer tudo livremente em sua vida, desde que nao haja restrição legal, certo? Mesmo assim, vc se considera uma pessoa livre. É o mesmo relacionado aos caracteres. Essa é minha opinião, posso tb estar errado.
    Grande Abraço.

  • Às vezes nós candidatos queremos achar pelo em ovo, aí tomamos decisões equivocadas no julgamento de questões simples...

  • Depois de ver o gabarito definitivo dessa questão realmente tive que vir aqui comentar.... Na boa , a gente se prepara muito , sabe todos os detalhes do Windows , do sistema inteiro , ai vem uma questão dessa , você marca com certeza e vai para a próxima , chega o gabarito além de perder a questão te anula uma questão errada.

     

    Questão extremamente má redigida , abre uma margem ENORME para dupla interpretação. Para mim não tem justificativa , a não ser orgulho do examinador de não querer anular a questão... Dos milhares de candidatos , duvido que mais de 10 tiveram essa interpretação de "Livremente" .

     

     

  • Acho que Renata Abreu deu uma viajada na explicação.

    Colou não amiga...rsrsrsrs

    Continuo achando que "livremente"  deu margem pra dupla interpretação, do contrário, não teria tanta gente indignada, não é mesmo?

     

    Enfim, gabarito CERTO

  • comentário 1 - justificativa da resposta:

    os arquivos podem ter nomes:

    - criados livremente pelo usuário:

     em REGRA são livres sim! apesar das exceções acima, se a CESPE não as menciona devemos ignora-las

    (a CESPE é assim!! tem q aceitar p passar)

    - sugerido automaticamente pelo software em uso:

     sim!

    ex: um word salvo sem nada se chama "Documento1.docx",

    ex2: um word com conteudo cujo usuario não propos nome se chamará pelas primeiras palavras do seu conteudo por proposta do software

    ........................................................................................................................................................

    comentário 2: thiago Q., com respeito, seu comentário possui erros:

    #,% e & podem nomear arquivos sim. é  só testar no seu PC.

    os outros estão certinhos. tem até o macete dos simbolos que não podem ser nome de arquivo:

    <> (losango), /|\ (vulcão), :* (beijinho), "? (choveu hoje?)

  • Desculpe, Andressa Duarte, mas ja vi várias questões que o CESPE citou a regra e o candidato errava porque a banca cobrava implicitamente a Exceção.

    Não ha como o usuário escolher um nome livremente porque o sistema operacional não aceita qualquer coisa. Não tem como coloca, como um amigo aqui do QC citou, lei 8112/90 sendo que / é caractér proibido.

    Esse livremente gera erro na questão! 

     

  • Exatamente, concordo com o Carlos Albrecht . Andressa Duarte, infelizmente esse não é o padrão CESPE, muitas vezes ele pega nesses detalhes. Eu só marquei errado por ser CESPE.  

    Eu vou além do comentário dos colegas, Andressa, faça o teste ai na sua casa, tente nomear um arquivo escrevendo "PRN" ou "AUX" ou "LPT1" e assim por diante. Há VÁRIOS nomes que são probidos, além dos caracteres citados pelos colegas.

    Vivendo e aprendendo

     

    Abraços

  • GABARITO C

    ATENÇÃO!

    No sistema operacional Windows 7, as extensões dos tipos de arquivos conhecidos são ocultdas por padrão. Umas das formas de mostrar as extensões dos arquivos é por meio de:

    >painel de controle >opções de pasta >aba modo de exibição >acessar o item de ocultação da extensão na janela Configurações avançadas

  • Ué! Então, se a extensão serve para identificar o programa, o que me diz no caso da JPEG?
  • Errei essa questão por causa da falta do "X" no final do nome das extensões, pois de 2008 pra cá existe um novo formato baseado em XML que faz com que .doc seja .docx e .xls seja .xlsx. Cespe já cobrou numa outra questão.... não havia me atentado para o "livremente"...

  • livremente - o examinador forçou um pouco a barra, tem restrições quanto ao uso de alguns caracteres.

  • Oi, Flávia!! o comando da questão fala que é no windows 7.

  • O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.
    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.
    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

    Gabarito: Certo.



  • Não sei se questões como essa, é mais fácil interpretar ou tentar adivinhar a intenção do examinador.

    Força guerreiros!

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR DO QC:

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.
    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.
    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

    Gabarito: Certo.

  • Como a Flávia, marquei "Errado" por pensar que a extensão desses arquivos do Microsoft Office devesse ter x no final. Obrigado Gigi Concurseira!

  • CERTO

     

    A questão cobrou as extensões dos arquivos.Tem uma questão da quadrix muito parecida....

     

    Extensões a partir da versão 2007:

     

    EXCEL =.xlsx

    WORD= .docx

    POWER POINT= .pptx

     

     

  • Nishimura neles. Se explicou ta certo.

  • Gabarito: certo.

    O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.
    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.
    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

    Comentário de Fernando Nishimura.

  • Não seria docx e xlsx?

     

  • Além das polêmicas apresentadas até agora, creio que o trecho "seguido de uma extensão que identifica esse software" também estaria errado. Pois a extensão identifica o formato de arquivo e não o software. Afinal, o Whiter, do BR Office, é um software que também salva em .doc, por exemplo; o que torna a assertiva errada.

  • - Comentário do Prof. Thiago Rodrigues Cavalcanti (ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    O termo ”livremente” utilizado pela banca, de acordo com a minha opinião, tornaria a questão ERRADA. Quando o sistema operacional não permite ao usuário usar caracteres especiais (#, %, &, *, |, \, :, “, <, >, ?, /) para nomear um arquivo, ele não pode nomear livremente este arquivo. Apesar de discordar do gabarito da banca, a segunda parte da assertiva sobre a extensão do arquivo, está correta entendendo que a extensão de um arquivo é um sufixo que indica o formato em que o arquivo foi codificado. As extensões do .doc e .xls correspondem respectivamente ao Microsoft Word e ao Microsoft Excel.


    Gabarito: CORRETO

  • errei pois achei que seria docx e xlsx

  • .pdf -> Portable document file. Arquivo do adobe acrobat. Para criar um arquivo .pdf, precisamos de programas específicos como o Adobe Acrobat (desenvolvido e vendido pela empresa Adobe), ou poderemos fazer uso do BROffice, LibreOffice, etc.

     

    .doc -> Documento do word

     

     

    .docx -> Documento do word 2007.

     

    .dot -> Arquivo de Modelo do programa Word (usado para criar DOCs a partir dele).

     

    .xls -> Pasta de trabalho do excel

     

    .xlsx -> Pasta de trabalho do Microsoft Excel 2007/2010 e 2013.

     

    .ppt -> Arquivo de apresentação de slides do Microsoft Powerpoint.

     

    .txt -> Arquivo de texto puro.

     

    .mdb -> Arquivo de banco de dados feito pelo programa Microsoft Access.

     

    .exe -> Arquivo executável.

     

    .zip e .rar -> Arquivo ZIPADO. Seu conteúdo é, na realidade, um ou mais arquivos “prensados” para ocupar um número menor de bytes.

     

    .rtf -> Rich text file. Documentos de texto que admitem formatação (negrito, itálico, sublinhado, alteração de fonte, etc.). Além disso, podem receber tabelas, figuras, marcadores, dentre outros. É “quase” um documento do Word.

     

    .dll -> Arquivo que complementa as funções de um programa (em vários programas não é suficiente à existência apenas do arquivo EXE). O arquivo DLL é chamado arquivo de biblioteca. Neste tipo de arquivo (que é muito usado pelo sistema operacional Windows), estão armazenadas muitas das funções a serem executadas por um programa. Essas funções são armazenadas aqui para só serem carregadas na memória quando necessário.

     

    .mso -> É um arquivo do programa Microsoft FrontPage.

     

    .bmp -> Arquivo de imagem. Bitmap criado pelo Paint.

     

    .jpg/.jpeg -> Imagem de bitmap compactada.

     

    .gif -> Imagem de bitmap compactada.

     

    .avi -> Arquivos de vídeos. Pequenos filmes.

     

    .mpg e.mpeg -> Arquivos de vídeo em formato compactado (usado em DVDs de filmes).

     

    .wmv -> Vídeo compactado.

     

    .wma -> Arquivo de som para guardar música (criado pela Microsoft, para o programa Windows Media Player).  

     

    .mp3 -> Som.

     

    .mp4 -> Som e vídeo.

     

    .wave -> Arquivo de som

     

  • DICAS DE INFORMÁTICA (Professor Fernando Nishimura)

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;

  • Questão maliciosa. Leva a deduzir que "doc" e "xls", extensões das versões anteriores, são padrão do Windows 7. 

  • Marquei como ERRADO porque o usuário não pode escolher LIVREMENTE os nomes dos arquivos, existem alguns caracteres e símbolos que não são permitidos para nomear arquivos.

  • QUESTÃO PODE SER CONSIDERADA ERRADA, pois o usuário não tem livre escolha de nomes, sabendo que há elementos e/ou símbolos que n ão podem ser usados, como:

    com + numero, lpt + numero, aux, pnr, nul.

  • A extensão dá significado ao arquivo. Dada a extensão do arquivo, via de regra, existe um programa mais adequado para manipulá-lo. Por exemplo, arquivos PDF(um tipo de documento) podem ser manipulados pelo Adobe Reader; arquivos JPEG (armazena imagens) podem ser abertos e manipulados por qualquer programa que lide com imagens.

    Por exemplo: Teste é o nome do arquivo; pdf é a sua extensão.

    Fonte: Victor Dalton.

  •    Questão sem noção. Primeiro: a criação de nome não é livre e tem restrições, segundo: a extenção não indica o software que criou o arquivo e sim o seu tipo. como exemplo posso criar um arquivo .doc no word. mas tamvém um txt ou html e isso não é indicativo de word. enfim....... gabarito questionavel

  • cespe = lixo

  • Questão muito dubia. Essa questão não foi anulada!?

  • Pode existir arquivo sem extensão.

  • Não sei porque ainda estão fazendo muido nessa questão. Tá de boa
  • vcs sao doidos

  • Senhores e senhoras, softwares são sim acompanhados de extensões, a mais comum é a .exe

  • Em discordância com o comentário do colega T. Quincó - O windows 8 aceita, atualmente, nomear pastas com os seguintes caracteres:

    Libra (#).

    Porcentagem (%)

    “E” comercial (&)

  • Nas versões anteriores do Word 2007 (extensão doc), esse seria o único motivo para entrar com um recurso, já q não se usa mais versões anteriores, pois a extensão atual é docx. Mas como ele não menciona versão, então, tem q aceitar.

  • Entraria com recurso contra essa questão, o termo "Livremente" deixa entender que pode se colocar qualquer caracter no nome do arquivo que como se sabe nao é possível como os caracteres \|/ :<>, isso para que o sistema não confunda com linguagem de programação.

  • Essa tendência do candidato estar sempre desconfiado de questões simples e muitas vezes porcurar "pelo em ovo" é só um reflexo do que as bancas - principalmente a cespe - fazem conosco, colocando o tal pelo em vários ovos por aí.

  • O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.
    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.
    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.
    CERTO

  • O pessoal pensa em coisas que nem o examinador pensou enquanto elaborava as questões tomando um bom conhaque e fumando um belo charuto ou um baseado.

  • A galera extrapola no entendimento e fala que entrará com recurso, por isso passam décadas estudando pra concurso e não alcança a aprovação, pois ao invés de aprender com o erro não, ficam justificando tudo. Jesualdo perfeita, certíssima. Comentário da Marianasjuda.

  • O termo ”livremente” utilizado pela banca, de acordo com a minha opinião, tornaria a quesão ERRADA.


    Quando o sistema operacional não permite ao usuário usar caracteres especiais (#, %, &, *, |, \, :, “, <, >, ?, /) para nomear um arquivo, ele não pode nomear livremente este arquivo. Apesar de discordar do gabarito da banca, a segunda parte da assertiva sobre a extenão do arquivo, está correta entendendo que a extensão de um arquivo É um sufixo que indica o formato em que o arquivo foi codificado. As extensões do .doc e .xls correspondem respectivamente ao Microsoft Word e ao Microsoft Excel.


    Fonte: Passo Estratégico

  • Discordo de muitos bla bla blas de pelo em ovo. Meu amigo, se tu sabe o que a banca quer dizer e que não tem maldade na questão, parabéns. Contudo, é incoerente vocês estarem comentando aqui, já que deveriam estar nos cargos dos vossos sonhos.


    A escolha não é livre. É bem simples, quase desenhável: há restrições impostas pelo próprio Windows.


    Em uma prova de objetiva, de C/E, não dá para o examinador elaborar uma questão de qualquer jeito (até porque ele é pago com meu e seu dinheiro - aquele tal princípio da eficiência, que está lá só de enfeite). O que me leva a crer que eles não têm mais ao que recorrer, e fazem propositalmente. Que seja. Mas convenhamos! isso é, no mínimo, ridículo por parte do nosso colega examinador - considerando ser intencional.


    De um tempo para cá, dizem que há muito mimimi nos concursos. Verdade? Talvez. O fato é que hoje concurso não é mais qualquer pelego. Antes, com qualquer nota fuleira se passava; hoje, acertar uns 85% da prova (dependendo da prova) não te garante nada. Ou seja, qualquer questão esdrúxula (é há milhares) te põe fora da vaga, mesmo que você saiba tanto quanto o examinador/livro/papa. A pergunta que fica: e ae? você passou pelo fato de não saber ou por outro motivo?


    Antes de falarem besteirinha, parem para pensar um pouco.


    #PAS

  • Quincó, você está equivocado, consigo sim colocar:

    Libra (#).

    Porcentagem (%)

    “E” comercial (&)


    testei aqui e deu certo, os outros realmente não podem.

  • O examinador deve ser técnico. Concordo, Carminha.

  • Eu só queria sentar em frente da máquina, com o examinador, nomear LIVREMENTE um arquivo para ele, e queria ver ele salvar esse arquivo...

  • Deve ser a décima questão dúbia que encontro hoje do cespe, em pleno feriado de NATAL.


    Pode ser qualquer gabarito.




  • Até o comentário do professor fugiu da celeuma da extensão. A banca errou e pronto, feliz do inocente que acertou.

  • Quem estuda e chuta: erra

    Quem não estuda e chuta: acerta

  • Questão ERRADA existem restrições aos nomes, ou seja, não é livre escolha.

    Não são permitidos nome de arquivos no Windows que contem: \ | / : * ? "" < >, ou somente espaços em branco. 

  • Eu acertei a questão, mas acredito que ela ta incorreta. O arquivo não pode ser nomeado LIVREMENTE. Existem várias limitações para essa ação.

  • gaba: CERTO

    no fantástico mundo da CESPE vc pode salvar um aquivo com o nome: "livremente" 

    ...pode até ter justificativa bonitinha pra desenrolar esse "livremente" mas os caracteres: /\:*?"<>| são proibidos para nomes de arquivos, aceito esse "livremente" como uma regra para CESPE e que esses caracteres não estão incluídos.

    ...aff chega da bug no raciocínio da CESPE: é livre nas é proibido usar:/\:*?"<>|.

  • Certo

    O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.

    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.

    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

  • Em regra é livremente, com exceção de alguns caracteres especiais.

  • Para a banca CESPE: 

    Nome =  presume ser qualquer PALAVRA (e não caracteres) formada apenas por letra(s), vogal e/ou consoante..

    Item correto!

  • Certo

     

    Direto ao ponto

     

    Quando se diz nome, significa que é letras, já viu na vida algum nome * R|iC@RDO. Nome é composto por letras e não símbolos.

     

    Bons estudos e segue o baile!

  • " Às vezes nós candidatos queremos achar pelo em ovo, aí tomamos decisões equivocadas no julgamento de questões simples... "

    ou às vezes nós só queremos justificar o gabarito para não afetar a autoestima.

  • A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

  • Comentários sem muito nexo com a questão. Desculpem, mas as vezes complicam um questão de simples explicação.

  • ___________<-2007-> ____________________

    Word: .doc >>> .docx

    Excel: .xls >>> .xlsx

    PowerPoint: .ppt >>> .pptx

    Writer: .odt

    Calc: .ods

    Impress: .odp

    -Todo sonho tem um preço, e você precisa pagar!

  • Cara, livremente é questionável. O examinador coloca isso propositalmente? Ridículo.

  • Na minha opinião a questão não está errada pelo "livremente", mas sim em dizer que as extensões identificam o software, na verdade as extensões identificam o tipo do arquivo que pode ser aberto em vários softwares.

    Um arquivo .xls pode ser aberto no Calc do LibreOffice, por exemplo, .pdf pode ser aberto até no navegador.

  • Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), o nomes não sao livrementes, tem os caracteres proibidos, eu colocaria errado.

  • Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), o nomes não sao livrementes, tem os caracteres proibidos, eu colocaria errado.

  • Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), o nomes não sao livrementes, tem os caracteres proibidos, eu colocaria errado.

  • Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), o nomes não sao livrementes, tem os caracteres proibidos, eu colocaria errado.

  • questão perfeita !

  • CERTO

  • primo boneco assexuado ": <|> /\ ?
  • Só não achei muito certo esse "livremente".

  • O termo livremente me confundiu. Achei que se tratava de uma pegadinha

  • Aos colegas que não aceitaram o termo "livremente" ou ficaram em dúvida:

    Experimente criar uma nova nota utilizando o bloco de notas na área de trabalho.

    Clique com o botão direito, "Novo", "Documento de Texto" e aperte enter. O documento criado terá o nome: Novo documento de texto. O formato será txt.

    Isso significa que se o usuário não atribuir um nome ao arquivo, por padrão, livremente, o próprio software denominará.

    Item: Correto.

    Bons estudos.

  • Livremente é um termo muito vago, quer dizer então que poderei usar qualquer caractere na nomeação ? kkkk faz parte, bora!!

  • Livremente causa ambiguidade, e ninguém discorda disso. Só o examinador mesmo.

  • CERTO

  • extensão do arquivo é um sufixo para indicar a codificação (formato de arquivo) do seu conteúdo ou uso. As extensões .doc e .docx (padrão desde a versão 2007) são utilizadas para arquivos do Microsoft Word e as extensões .xls e .xlsx (padrão desde a versão 2007) são usadas para arquivos do Microsoft Excel.

  • Eu erraria por a extensão designar o formato do arquivo e não necessariamente o software.

  • Essa é pra não zerar a prova
  • TÍPICA QUESTÃO EM QUE FICO FELIZ POR TER ERADO!

  • NOME DO ARQUIVO CONTÉM

    NOME.EXTENSÃO

    EX:

    AULA1.DOCX ( WORD)

    HÁ 9 CARACTERES QUE SÃO PROIBIDOS PARA UM USUÁRIO NOMEAR UM ARQUIVO:

    ASPAS ( " )

    DOIS PONTOS ( : )

    ASTERISCO ( * )

    MAIOR QUE ( >)

    MENOR QUE(<)

    PIPE LINE ( | )

    CONTRA BARRA ( \ )

    BARRA ( / )

    INTERROGAÇÃO ( ? )

    NÃO É OBRIGATÓRIO QUE UM ARQUIVO POSSUA EXTENSÃO! ELA PODE SER OMITIDA, APAGADA OU TROCADA TRANQUILAMENTE ( IRÁ DAR ERRO, POR EXEMPLO, ABRIR UM ARQUIVO WORD COM EXTENSÃO XLS)

    QUANTOS CARACTERES POSSO USAR PARA NOMEAR UM ARQUIVO?

    DO MS 98 ATÉ O XP >>> 225 CARACTERES

    DO 7 ATÉ O 10 >> 260 BYTES PARA O CAMINHO

    EXEMPLO :

    C:\USUARIO\LEONARDO\DOCUMENTOS\AULA01.DOCX

    SÓ O CAMINHO GASTA 31 CARACTERES, DESCONTA-SE DO 260 E TEMOS 229 CARACTERES QUE AINDA PODEM SER USADOS PARA NOMEAR.

    TECLA DE ATALHO PARA NOMEAR >> F2

  • Não concordo .............

    Se tenho 9 CARACTERES QUE SÃO PROIBIDOS PARA UM USUÁRIO NOMEAR UM ARQUIVO:

    ASPAS ( " )

    DOIS PONTOS ( : )

    ASTERISCO ( * )

    MAIOR QUE ( >)

    MENOR QUE(<)

    PIPE LINE ( | )

    CONTRA BARRA ( \ )

    BARRA ( / )

    INTERROGAÇÃO ( ? )

    Logo, não é livre a criação de nome pelo usuário ou aueles sugerido automaticamente pelo software em uso.

  • OME DO ARQUIVO CONTÉM

    NOME.EXTENSÃO

    EX:

    AULA1.DOCX ( WORD)

    HÁ 9 CARACTERES QUE SÃO PROIBIDOS PARA UM USUÁRIO NOMEAR UM ARQUIVO:

    ASPAS ( " )

    DOIS PONTOS ( : )

    ASTERISCO ( * )

    MAIOR QUE ( >)

    MENOR QUE(<)

    PIPE LINE ( | )

    CONTRA BARRA ( \ )

    BARRA ( / )

    INTERROGAÇÃO ( ? )

    NÃO É OBRIGATÓRIO QUE UM ARQUIVO POSSUA EXTENSÃO! ELA PODE SER OMITIDA, APAGADA OU TROCADA TRANQUILAMENTE ( IRÁ DAR ERRO, POR EXEMPLO, ABRIR UM ARQUIVO WORD COM EXTENSÃO XLS)

    QUANTOS CARACTERES POSSO USAR PARA NOMEAR UM ARQUIVO?

    DO MS 98 ATÉ O XP >>> 225 CARACTERES

    DO 7 ATÉ O 10 >> 260 BYTES PARA O CAMINHO

    EXEMPLO :

    C:\USUARIO\LEONARDO\DOCUMENTOS\AULA01.DOCX

    SÓ O CAMINHO GASTA 31 CARACTERES, DESCONTA-SE DO 260 E TEMOS 229 CARACTERES QUE AINDA PODEM SER USADOS PARA NOMEAR.

    TECLA DE ATALHO PARA NOMEAR >> F2

  • caraca, os comentarios dos usuários são ,de longe,melhores que o do professor. véi, cadê a didática quando era usuário,

    sinceramente, não sei o que seria do QC sem vcs.

  • Dei um soco tão forte no teclado que precisei colher no chão as teclas que formam a palavra livremente.

  • Livremente, como assim ?

  • GABARITO: CORRETO

    complementando comentários dos colegas... o comentário mais curtido há erros. Os caracteres %$#&@ são permitidos para nomeação de arquivos e pastas.

    caracteres proibidos para nomear arquivos, pastas,...

    BIZU: Beijinho do pablo vittar, só desenhar o boneco.

    ":*

    <>

    |

    /?\

  • O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.

    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.

    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

    Gabarito: Certo.

    Comentário do professor.

  • Errei por causa da palavra livremente, já que alguns caracteres não podem ser usados.

  • Livremente, mas sem usar certos caracteres.

    Obrigado CESPE.

  • não é livremente
  • Lembrando que do pacote office 2007 em diante a extensão padrão é: .xlsx (excel) e .docx (word).

  • Acho que quem elabora essa questão é o professor do qconcursos que a comentou ou tem medo de ir contra a cespe.

    Não tem condições um negócio desse

  • Livremente de ser LIVRE a escolha... e não de ser qualquer caracters... GAB.C

  • Jurisprudência da CESPE:

    Editar nomes de arquivos é feito livremente.

    Se falar acaracteres, ai sim sofrerá restrições.

  • discordo desse livremente
  • Fiquei com dúvida na parte 'sugerido automaticamente pelo software em uso"

  • Fiquei até com medo de responder essa questão.

  • É estranho ver uma questão de 2018 com a extensão antiga do Word/Excel, isso leva a pensar que pode ser uma pegadinha.
  • Duvido que o examinador consiga criar um arquivo com os seguintes nomes: CON, PRN, AUX E NUL ou com qualquer um desses caracteres: <> \/ | * " : ?.

  • Só complementando a questão. BIZU...

    Caracteres que NÃO podem ser utilizados em arquivos "TRIDENTE BEIJANDO DOS DOIS LADOS?"

    " \ | / :* <> ? " (aspas, barras, dois pontos, asteriscos, menor, maior e interrogação)

    Professor Victor Dalton - Direção concursos.

  • Achei o ponto que deixou a questão certa: ARQUIVOS GERADOS.

    Ou seja...

    Se o usuário conseguiu gerar, gerou certo. Se ele digitar "concurso%#¨$%#" e tentar gerar não vai conseguir. Então, a questão não está tratando deste que é impossível. Só daquele que já foi gerado.

  • Um absurdo esta questão. Como posso criar LIVREMENTE algo que tem regras????? Nesta mesma linha de pensamento, posso agir LIVREMENTE no tocante a minha vida? Posso matar; roubar; furtar. Brincadeira hein CESPE.

  • eu descordo de ser livremente, pelo motivo que há padrões para criação dos nomes dos arquivos.

    Temos limite de caracteres no nomes dos arquivos, não é permitido utilizar caracteres especiais como !@#$%*()_?/}[ e etc.

  • Ora é cobrada a exceção, ora é cobrada a regra. Livremente não !

  • Livremente... sei... " : / \ * > < ?

  • Aos colegas que tão falando que a questão está errada por causa dos SÍMBOLOS, a questão falou NOME livre. NOME é uma coisa, SIMBOLOGIA é outra.

  • Ainda bem que quando eu respondi o livremente passou despercebido kkk, pena que na hora da prova o que tem que passar despercebido nao passa, e o que nao tem que passar passa.

  • Livremente? CESPE às vezes tá louca na droga!

  • O Windows 7 é versão do sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais amplamente utilizada no mundo. Utiliza o sistema de arquivos NTFS, que permite definir permissões de acesso e propriedades para indexação.

    A indexação será realizada sobre o caminho do item, o nome e a extensão do arquivo.

    A extensão identifica o tipo de informação que o arquivo armazena, e permite que o sistema operacional acione o programa correspondente para fazer a leitura ou alteração do conteúdo do arquivo.

    Gabarito: Certo.

  • Galera bora denunciar esse anderson que em todos os comentário fica fazendo propagandas

  • Errei pelo fato de que o tipo de arquivo Word fica salvo como DOCX, e não DOC.

    A cespe deixa a gente tão paranoico que vê chifre em cabeça de cavalo

  • Essa questão está errada. A extensão é Docx e Xlsx.

  • Nem livremente nem sugerido pelo software, oooh banquinha rabugenta

  • Sigo tentando entender o livremente…
  • ATUALIZANDO A QUESTÃO

    Os arquivos gerados ou utilizados no Windows 7 possuem um nome (livremente criado pelo usuário ou sugerido automaticamente pelo software em uso), seguido de uma extensão que identifica esse software; por exemplo, .docx para arquivo do Microsoft Word e .xlsx para arquivo do Microsoft Excel.

  • Quando a banca explica a questão, provavelmente está correta
  • da medo de resolver kkk

  • Para o Windows:

    2 arquivos com o mesmo nome, porém extensões diferentes.Permitido

    ex: Aprovado.xls, Aprovado.docx

    2 arquivos com extensões iguais → Proibido.

  • Não dá pra entender! Tem um monte de símbolos/caracteres que não podem ser inseridos nos nomes dos arquivos e a questão diz livremente? Para seu conhecimento os seguintes caracteres são inválidos nos nomes dos arquivos:

    ASPAS “

    DOIS-PONTOS :

    ASTERISCO *

    MENOR QUE <

    PIPE |

    MAIOR QUE >

    BARRA /

    BARRA INVERTIDA \

    INTERROGAÇÃO ?

    Fonte: estratégia concursos

  • Confesso que demorei para marcar a questão justamente pela palavra "livremente", mas acabei marcando como certa. Porém, depois de ler os comentários, fico com a opinião de que a alternativa deveria ser errada mesmo!

    Não pode ser criado livremente pelo usuário, até porque, como os colegas já mencionaram, há caracteres inválidos, ou seja, que não podem ser utilizados para nomear arquivos (logo, não é livremente - há essa restrição).

    Meu gabarito anterior: certo, meu gabarito agora: errado.

    Gabarito da banca: certo.

    Pense numa viagem meus brothers e brodas

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Livremente "com algumas restrições", lembrem jovens gafanhotos, questão incompleta não é questão errada.

  • MANTÉM!!!

  • Gabarito:Certo

    Principais Dicas de Windows 7/10 com base no que eu já vi:

    • Pessoal, sem brincadeira alguma, mas essas questões de sistema operacional requer um USO DO USUÁRIO. Isto é, a grande maioria das questões que eu já vi decorre do uso do windows. As bancas gostam de focar nas teclas de atalho (Ex: CTLR + X = recortar; WINDOWS + E = abri o explore etc) e propriamente dito no windows explore (Gerenciador de pastas) também. Portanto, USE O WINDOWS. Você poderá assistir milhares de aulas, mas pode ter certeza que mais de 90% das questões podem ser respondidas apenas decorrente do uso do windows.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • F ou V = argumento válido