SóProvas


ID
2617324
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um paciente que compareceu para atendimento odontológico queixou-se para o auxiliar, na sala de espera, de sensação de queimação na língua, especialmente após o contato com certos alimentos. Durante o exame clínico realizado pelo dentista, foi possível perceber que a língua estava afetada por lesões erosivas avermelhadas com relevo de cor branco-acinzentada, que fazem lembrar os contornos de um mapa geográfico.


A lesão apresentada pelo paciente corresponde ao diagnóstico de:

Alternativas
Comentários
  • Língua geográfica é uma condição benigna para a qual não existe tratamento específico. O diagnóstico é clínico e leva em consideração as características das lesões, que mudam de forma e de local.

     

    Língua geográfica, também chamada de glossite migratória benigna ou eritema migratório, é um distúrbio benigno cuja principal característica são lesões erosivas avermelhadas (eritematosas) com bordas irregulares, cinzento-esbranquiçadas, um pouco salientes, que fazem lembrar os contornos de um mapa geográfico e podem migrar de uma área para outra da .

    Na região das placas, que podem aumentar progressivamente de tamanho, há descamação das papilas linguais filiformes, que têm função abrasiva e formato cônico; enquanto as papilas fungiformes com formato de cogumelo e função gustativa permanecem como pontos mais elevados.

    Embora possam manifestar-se em pessoas de qualquer idade, as lesões surgem mais nos primeiros anos de vida e tendem a desaparecer até os 7 ou 8 anos. A prevalência é maior no sexo feminino.