-
L.CORRENTE = AC/PC
L. SECA= (AC-ESTOTQUE)/PC
CG= AC-PC.
A liquedez seca declinante significa redução de caixa e aumento nos estoques, porém não necessaramente esse aumento de estoque deixa de garantir o giro da empresa. Há apenas uma permuntação entre estoque e caixa não atingido assim o CG.
-
Gabarito: Errado.
Comentário:
Veja que a diferença entre a liquidez corrente e a liquidez seca está nos estoques. A única possibilidade de a liquidez corrente ser estável e a liquidez seca ser declinante é o aumento dos estoques naquele período analisado, ou seja, o quociente é estável e, por conta do aumento dos estoques, o quociente é declinante com o tempo.
Assim, se a liquidez corrente é estável, vimos na aula de hoje que o Capital de Giro Líquido (ou Capital Circulante líquido) também tende a ser estável, não se podendo concluir que ele será declinante, como afirma a questão.
Aí vem uma curiosidade que você não deve ir pra prova sem saber. Lembra que comentei na aula de hoje que o sinônimo de capital de giro era ativo circulante? E que o sinônimo de capital de giro líquido (CGL) era capital circulante líquido (CCL)? Pois bem, o CESPE, em algumas questões, chama o CCL (ou CGL) apenas de Capital de Giro. Ou seja, quando a banca fala “...então o capital de giro dessa empresa, nesse triênio, será também declinante.” A gente deve traduzir para “...então o capital de giro líquido dessa empresa, nesse triênio, será também declinante.”
-
Capital de Giro=Ativo Circulante: O capital de giro é o montante de recursos necessário à manutenção das atividades operacionais da empresa, enquanto não ocorre o recebimento das vendas.
Se há redução do índice de Liquidez Seca =AC-Estoques/PC , significa que há aumento dos Estoques.
Ex 1= AC = 10 Estoques=2 PC=5 temos 10-2/5= 1,6
Ex 2 aumento dos Estoques
AC= 10 Estoques= 3 PC=5 temos 10-3/5= 1,4
Então, o Capital de Giro aumenta, pois há maior necessidade de manutenção das atividades operacionais com o aumento dos estoques.
GAb. ERRADO
-
Errada
Se a liquidez corrente permaneceu estável, então o capital de giro não pode ser declinante...
Liquidez Corrente: AC/PC
Capital de Giro: AC - PC
-
Coloque valores hipotéticos, assim:
AC = 10
Est. = 7
PC = 10
ILC = AC/PC = 10/10 = 1
ILS = AC - Est / PC = 3/10 = 0,3
CCL = AC - PC
CCL = 10 - 10 = 0 (não será declinante, conf. afirmou a questão).
Errado.
Bons estudos.
-
Simplificando:
LC = AC/PC
Se LC foi estável, entao, OBRIGATORIAMENTE, o Capital de Giro (Ativo Circulante) permaneceu inalterado.
GAB. ERRADO
Quanto à LS ser declinante, o fato deveu-se a um dos motivos:
a) Aumento do Estoque (compras à vista, já que a prazo impactaria no PC)
ou
b) Aumento das Despesas Antecipadas*
ou
c) Ambos, (a) e (b).
LS = (AC - Estoques - Despesas Antecipadas*) / PC
* alguns autores nao consideram essa conta, outros sim, por entenderem maior acurácia e rigor no índice. Se a banca mencionar essa conta, pondere os resultados possíveis.