-
A exemplo dos projetos de instalações hidráulica e elétrica, um projeto de construção civil deve contemplar igualmente um Projeto de Impermeabilização
-
Sempre deve ser feitos os projetos, independende do nível de experiência do profissonal.
-
"O projeto de impermeabilização deve ser desenvolvido em conjunto e compatibilizado com os demais projetos de construção, tais como arquitetura (projeto básico e executivo), estrutural, hidráulico-sanitário, águas pluviais, gás, elétrico, revestimento, paisagismo e outros, de modo a serem previstas as correspondentes especificações em termos de tipologia, dimensões, cargas, ensaios e detalhes construtivos." (NBR 9575/2010)
-
http://ibibrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/01/Informe-Projeto-de-Impermeabilizac%CC%A7a%CC%83o.pdf
-
Segundo Bauer, com frequência, a impermeabilização não é analisada com a devida importância, como consequência inúmeras patologias aparecem posteriormente na edificação diminuindo assim sua vida útil e o seu desempenho. O custo de um projeto de impermeabilização é estimado em 1% a 3% do custo total de uma obra. Quando esse aspecto é negligenciado poderão gerar custos de reimpermeabilização que superam 5% a 10% do custo da obra. Devido a isso, entre outros fatores, o projeto de impermeabilização deve fazer parte integrante dos projetos de uma edificação. A mesma, necessita ser estudada e compatibilizada com todos os componentes de uma construção, de forma a não sofrer nem ocasionar interferências. Por exigência da NBR 9575, o projeto de impermeabilização deve ser parte integrante dos projetos complementares de uma edificação.
Referência bibliográfica: Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais. Volume 2. Artigo: Sistemas de impermeabilização e isolamento térmico. E.Bauer, P.H.C, Vasconcelos e J.E.Granato.
-
Gabarito: ERRADO
Um dos fatores de prováveis vazamentos em edificações vem da ausência do Projeto de Impermeabilização. Como em tudo na construção civil, a impermeabilização também deve ser pensada em detalhes, usando as especificações corretas tanto em termos técnicos quanto atendendo às normas específicas.
A falta do planejamento e conseqüente serviço feito desordenadamente pode ocasionar, entre outros, os seguintes problemas:
• Re-trabalhos de instalações hidráulicas;
• Enchimentos desnecessários;
• Mudança no dimensionamento final dos acabamentos;
• Manutenções e reparos futuros na própria impermeabilização, diminuindo sua vida útil.
-
Depois tá tudo molhado e ninguém sabe como foi feito e o que era pra ser feito. Por isso há a exigência do projeto de impermeabilização
-
O projeto de impermeabilização é requisito necessário para a correta execução e documentação das impermeabilizações executadas na obra.
No projeto, há também o cuidado com a compatibilização de projetos. Pense na execução de tubulações hidráulicas e elétricas próximas a lajes, sem os cuidados necessários, elas podem perfurar a impermeabilização comprometendo todo o sistema.
Vale ainda apontar que o projeto exige responsabilidade técnica por meio da assinatura da ART, sem o projeto fica muito difícil responsabilizar o engenheiro por qualquer patologia futura.
Gabarito do Professor: ERRADO.