SóProvas


ID
2617807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a projetos de obras civis, inclusive os arquitetônicos e estruturais (concreto, aço e madeira), julgue o item.


Em instalações elétricas com correntes de até 10 A, pode-se especificar um mesmo circuito para a alimentação de pontos de iluminação e pontos de tomadas, exceto aquelas destinadas a equipamentos como chuveiro elétrico, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada...

     

    - Não se pode alimentar, em um mesmo circuito, pontos de iluminação juntamente com pontos de tomada, nem mesmo pendurar, em um circuito, mais de um equipamento com corrente nominal superior a 10 A, tal como chuveiro elétrico, torneira elétrica, forno de microondas, máquina de lavar louça,  máquina de secar roupa etc. Cada equipamento necessita ter o seu próprio circuito.

    Fonte: Livro A técnica de edificar, de Walid Yazigi.

     

    bons estudos

     

     

    Atualização 14/03/2018 _________________________________________________________________________________

     

    Guilherme Rayol, de 14 de Março de 2018, às 11h40,  concordo com o seu comentário, porém o trecho acima foi o único dispositivo com que eu imaginei que a banca possa ter fundamentado essa questão (como errada). Não é sempre que a banca CESPE vai pela norma, sendo esta preterida, às vezes, por livros de alguns autores. 

  • Vamos analisar o enunciado por partes porque ele faz uma mistura de itens da NBR 5410 : 2003 v. corrigida 2008.

     

    Em instalações elétricas com correntes de até 10 A, pode-se especificar um mesmo circuito para a alimentação de pontos de iluminação e pontos de tomadas

     

    Só esse trecho já está errado. Pontos de iluminação e tomadas podem ser instalados no mesmo circuito sim, porém a exigência é de até 16 A e não 10 A. Além dessa exigência há outros 2 itens (b e c) na norma. Transcrevo abaixo apenas o item da questão.

     

    9.5.3.3 Em locais de habitação, admite-se, como exceção à regra geral de 4.2.5.5, que pontos de tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminação possam ser alimentados por circuito comum, desde que as seguintes condições sejam simultaneamente atendidas:

    a) a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminação mais tomadas) não deve ser superior a 16 A;

     

    Sobre o trecho final do enunciado:

    [...] exceto aquelas destinadas a equipamentos como chuveiro elétrico, por exemplo.

     

    Não há sentido enquadrar o chuveiro nessa frase. Chuveiro é uma TUE. Cada TUE precisa de um circuito exclusivo. É uma tomada usada para alimentar de modo exclusivo equipamento com corrente nominal superior a 10 A, como torneira elétrica, lavadora de louças, chuveiro, ar-condicionado, motor de portão automático, bomba de piscina etc.

     

    Dessa forma não há que se falar em chuveiro como exceção à possibilidade de instalar pontos de tomada e pontos de iluminação no mesmo circuito.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Errei. Banca procedeu conforme pensamento de @Edd S 14 de Março de 2018, às 10h30.

     

    Por que considerei (e ainda o faço - solicito uma luz aos colegas) correta?

     

    Assertivas: (I) Em instalações elétricas com correntes de até 10 A, pode-se especificar um mesmo circuito para a alimentação de pontos de iluminação e pontos de tomadas, (II) exceto aquelas destinadas a equipamentos como chuveiro elétrico, por exemplo.

     

    Justificando (I): Segundo NBR 5410 vigente, item 9.5.3.3, pode haver circuito comum para tomadas e iluminação desde que, entre outras limitações, "a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminação mais tomadas) não deve ser superior a 16 A;". Assim, para a situação apresentada na assertiva, "instalações elétricas com correntes de até 10 A", constata-se que "pode-se especificar um mesmo circuito para a alimentação de pontos de iluminação e pontos de tomadas", outro trecho da mesma assertiva, pela simples confrontação com disposição normativa, posto que corrente de até 10A não é superior a corrente de 16A. Assim, assertiva I julguei correta.

     

    pode-se especificar um mesmo circuito para a alimentação de pontos de iluminação e pontos de tomadas em instalações elétricas com correntes de até 10 A? Sim, pode, pois 10A é inferior a 16A.

     

    Justificando (II): a assertiva excetua da conjugação de circuito tomada+iluminação as tomadas  "destinadas a equipamentos como chuveiro elétrico, por exemplo". Tomada de chuveiro elétrico é específica - TUE -, não é uma "tomada corrente, fisicamente falando, mas sim, caixas de derivação exclusivas para a ligação de um determinado equipamento de utilização" (citação da dita NBR, versão comentada), conforme 4.2.1.2.3.C da norma supra.​ Assim, uma TUE não pode fazer parte de circuito conjugado com demais tomadas e iluminação, de onde me embasei para julgar assertiva II como correta.

     

    Permaneço aberto a um ponto de luz específico dos colegas que demonstre onde meu circuito de ideias não se encaixou ao quadro da banca

     

  • Guilherme concordo contigo, pensei da mesma forma e acabei errando...vida q segue

  • A primeira parte da resposta está correta como o Guilherme falou, porem a segunda parte esta errada, pois o exemplo que ele da se encaixa em corrente acima de 10A e na questão ele fala abaixo de 10A.

  • Precisamos avaliar que, da forma como apresentado na questão, dá a entender que qualquer tipo de instalação (tomada+iluminação), com corrente inferior a 10A pode ser alimentado por circuito comum. Contudo, a NBR 5410 excetua cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, os quais devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.

  • 9.5.3.3 Em locais de habitação, admite-se, como exceção à regra geral de 4.2.5.5, que pontos de
    tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminação possam ser alimentados por circuito
    comum, desde que as seguintes condições sejam simultaneamente atendidas:

    a) a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminação mais tomadas) não deve ser superior a 16 A;

    b) os pontos de iluminação não sejam alimentados, em sua totalidade, por um só circuito, caso esse circuito
    seja comum (iluminação mais tomadas); e

    c) os pontos de tomadas, já excluídos os indicados em 9.5.3.2, não sejam alimentados, em sua totalidade,
    por um só circuito, caso esse circuito seja comum (iluminação mais tomadas).

    Portanto deve ser atendidas todas as condições, não somente está abaixo de 16A.( segundo a banca 10A, outro erro)

  • Reescrevendo a assertiva: 

     

    Em instalações elétricas com correntes de até 10 A, exceto, por exemplo, aquelas destinadas a equipamentos como chuveiro elétrico, pode-se especificar um mesmo circuito para a alimentação de pontos de iluminação e pontos de tomada.

     

    Fica fácil perceber que a assertiva é falsa pois ela da como exemplo uma equipamento que não tem corrente inferior a 10A. 

  • Item da NBR 5410

    4.2.5.5 Os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.

  • Guilherme Rayol realmente ainda não me encontrei, penso como você. Se a limitação da norma é 16A, 10A está dentro, a meu ver não constitui erro. Assertiva II: "exceto aquelas destinadas a equipamentos como chuveiro elétrico, por exemplo" ou seja, está excetuando o chuveiro elétrico ou equipamento equivalente dessa instalação comum. Novamente a meu ver, está certo pois está-se tratando de um circuito até 10A e um outro (TUE) para o chuveiro. Pelo menos foi a forma como interpretei.

  • Errei a questão, interpretando igual ao colega @Guilherme Rayol; e procurando, encontrei o mesmo trecho deixado pelo colega @Concurseiro Cerrado no livro A Técnica de Edificar. 

    Não se pode alimentar, em um mesmo circuito, pontos de iluminação juntamente com pontos de tomada, nem mesmo pendurar, em um circuito, mais de um equipamento com corrente nominal superior a 10 A, tal como chuveiro elétrico, torneira elétrica, forno de microondas, máquina de lavar louça,  máquina de secar roupa etc. Cada equipamento necessita ter o seu próprio circuito.

    Fonte: Livro A técnica de edificar, de Walid Yazigi.

  • Resolução do exercício https://www.youtube.com/watch?v=FJS_9DowNI0
    A partir do minuto 37:04

  • 4.2.5.5 Os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização
    que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e
    para pontos de tomada.
    NOTA Para locais de habitação, ver também 9.5.3

    9.5.3 Divisão da instalação
    9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado,
    equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.
    9.5.3.2 Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais
    análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses
    locais.
    9.5.3.3 Em locais de habitação, admite-se, como exceção à regra geral de 4.2.5.5, que pontos de
    tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminação possam ser alimentados por circuito
    comum, desde que as seguintes condições sejam simultaneamente atendidas:
    a) a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminação mais tomadas) não deve ser superior a 16 A;
    b) os pontos de iluminação não sejam alimentados, em sua totalidade, por um só circuito, caso esse circuito
    seja comum (iluminação mais tomadas); e
    c) os pontos de tomadas, já excluídos os indicados em 9.5.3.2, não sejam alimentados, em sua totalidade,
    por um só circuito, caso esse circuito seja comum (iluminação mais tomadas).

    Nenhum momento a questão disse que era habitação, logo, vale a regra geral... 
    Gabarito: Certo

  • Nossa, entendi agora, com esse vídeo do @Engenharia Concursos.. 

    Faz sentido, é mas a interpretação, pq é como se ele dissesse que chuveiro elétrico tem corrente de até 10A tbm.. assistam essa parte do vídeo. 

  • A norma aceita tomadas e iluminação no mesmo circuito, porém não é considerado boa prática e não é o que normalmente se vê em projetos atuais. É o tipo de pergunta que confunde.

  • Por isso que eu gosto de Direito. --'

     

  • NBR 5410

    Nos itens:

    9.5.3.2 Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais

    análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses

    9.5.3.3 Em locais de habitação, admite-se, como exceção à regra geral de 4.2.5.5, que pontos de

    tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminação possam ser alimentados por circuito

    comum, desde que as seguintes condições sejam simultaneamente atendidas:

    4.2.5.5 Os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização

    que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e

    para pontos de tomada.

    Estas tomada de uso de geral neste lugares do item 9.5.3.2, não podem ter circuitos que alimentem tomadas e iluminação. Logo, a exceção não somente para TUE (como chuveiros), como está escrito na questão

  • pontos de iluminação SEPARADO de tomadas SEMPRE!!!

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre instalações elétricas.

     

    A ABNT NBR 5410 (2004) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto de instalações elétricas de baixa tensão. Tal código normativo trata sobre a divisão da instalação em circuitos em sua seção 4.2.5, estabelecendo, dentre outras coisas, que:

     

    “4.2.5.5 Os circuitos terminais devem ser individualizados pela função dos equipamentos de utilização que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.

     

    NOTA Para locais de habitação, ver também 9.5.3"

     

    Portanto, a afirmação do problema está errada, visto que é recomendável a separação de circuitos de iluminação e circuitos de tomada.

     

    Conforme mencionado pelo item 4.2.5.5, a ABNT NBR 5410 (2004) faz ressalvas para locais de habitação na seção 9.5.3, afirmando que:

     

    "9.5.3 Divisão da instalação

     

    9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.

     

    9.5.3.2 Os pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.

     

    9.5.3.3 Em locais de habitação, admite-se, como exceção à regra geral de 4.2.5.5, que pontos de tomada, exceto aqueles indicados em 9.5.3.2, e pontos de iluminação possam ser alimentados por circuito comum, desde que as seguintes condições sejam simultaneamente atendidas:

     

    a) a corrente de projeto (IB) do circuito comum (iluminação mais tomadas) não deve ser superior a 16 A;

     

    b) os pontos de iluminação não sejam alimentados, em sua totalidade, por um só circuito, caso esse circuito seja comum (iluminação mais tomadas); e

     

    c) os pontos de tomadas, já excluídos os indicados em 9.5.3.2, não sejam alimentados, em sua totalidade, por um só circuito, caso esse circuito seja comum (iluminação mais tomadas)."

     

    Entretanto, como a questão não afirma que a instalação é de uma habitação, vale a regra geral (item 4.2.5.5) e, portanto, a assertiva está errada.

     

    Gabarito do professor: ERRADO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.