SóProvas


ID
2617810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os projetos complementares podem conter a descrição dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, dos sistemas de proteção contra incêndio e das saídas de emergência. Considerando as normas referentes aos projetos complementares, julgue o item a seguir.

As saídas de emergência devem ser dimensionadas em função do tipo de ocupação da edificação.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada (conforme gabarito preliminar)..

     

    De acordo com a tabela 5 da NBR 9077/2001, que regulamenta as saídas de emergências em edifícios, as saídas são dimensionadas em função do tipo de ocupação e da população. Nas colunas 1 e 2 da referida tabela, temos o tipo de ocupação, divididos por grupos (A: residencial; B: serviços de hospedagem; C: comercial varejista),  na coluna 3 temos a população.

     

    Portanto, discordo com o gabarito, dado que, consoante NBR 9077/2001, o tipo de ocupação faz parte do dimensionamento de saídas de emergências e, em momento algum restringe o dimensionamento somente em função do tipo de ocupação, tampouco traz palavra de sentido restritivo.

     

    bons estudos

  • NBR 9077/2001 4.3.1 As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação.

  • Mesmo que em em função da população apenas, a população depende INTRISICAMENTE do tipo de ocupação de uma edificação, ao meu ver.

    A população de um edifício comercial é infinitamente maior que a de um residencial, por exemplo.

    Questão bem questionável rs. 

  • Na minha opinião, gabarito errado. 

  • Amigos,

     

    Coloquei como CERTO já que a questão não restringiu a apenas tipo de ocupação. Apenas disse que devem ser dimensionadas conforme o tipo, não dizendo nada a respeito de aidicionais. Estilo do CESPE mesmo, que segue a lógica usada em Raciocínio Lógico.

  • É para CESPE INCOMPLETO é certo!

  • Questão deveria ter sido anulada, subjetividade pra escolha do gabarito é grande

  • Questão deveria ser anulada.

    NBR 9077 / 2001

    ITEM 4.3.1 - As saídas de emergência são dimensionadas em função da população da edificação.

  • por isso é bom sempre conhecer a banca, para algumas o incompleto não significa errado.. nesse caso esta incompleto e certo.

  • De acordo com a NBR 9077/2001: Saídas de emergência em edifícios, o dimensionamento das saídas de emergência é feito em função da população da edificação, que por sua vez é função do tipo de ocupação da edificação. Ou seja, podemos então afirmar que as saídas de emergência são dimensionadas em função do tipo de ocupação da edificação.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    As ocupações são divididas pela norma em 10 grupos (A até J). A população de cada grupo é descrito pela tabela 5 no anexo A da NBR 9077. Para ilustrar melhor os critérios da norma, a seguir, representa-se a população de 2 grupos (A e H) que são levados em conta no dimensionamento das saídas de emergência.

    Grupo A: Residencial.
    - A-1 (habitações unifamiliares) e A-2 (habitações multifamiliares): 2 pessoas por dormitório.

    Grupo H: Serviços de saúde e institucionais.
    - H-1 (hospitais veterinários): 1 pessoa por 7 m² de área.