SóProvas


ID
2617813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os projetos complementares podem conter a descrição dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, dos sistemas de proteção contra incêndio e das saídas de emergência. Considerando as normas referentes aos projetos complementares, julgue o item a seguir.

Detectores pontuais de fumaça como o óptico (fotoelétrico) e o iônico podem ser utilizados em uma edificação, para monitorar todos os tipos de ambientes que contenham materiais capazes de gerar fumaça no início da combustão.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta..

     

    - Detector de incêndio = dispositivo do funcionamento elétrico que reage a um incêndio detectando o calor ou a fumaça e é capaz de emitir um sinal elétrico a uma central do alarme. Um detector do incêndio pode ser projetado do modo a reagir a um aumento de temperatura, ou a presença de fumaça por dispositivo fotoelétrico ou de ionização, ou ainda, por um sistema de leitura infravermelha.

     

    bons estudos

     

  • "Existem dois tipos:

    O detector fotoelétrico, que mede variações provocadas pela fumaça em um feixe de luz, e o iônico.

    Esse segundo modelo (iônico) é mais comum em casas e edifícios, porque, além de mais barato, é também mais sensível à fumaça. Ele usa um material radioativo, o amerício-241, que emite partículas alfa. Essas partículas ionizam os átomos do ar – ou seja, arrancam deles os elétrons, separando os átomos, que antes eram neutros, em cargas positivas e negativas. Ao entrar no aparelho, a fumaça atrapalha essa ionização e a interrupção faz soar um alarme.

    O uso do amerício-241 gera polêmica, mas a maioria dos especialistas descarta o perigo de contaminação. Além de a quantidade empregada ser mínima, a radioatividade do material se dá principalmente na forma de partículas alfa, que não atravessam as paredes do detector.

    Mesmo assim, o medo desse tipo de aparelho explica a existência dos modelos fotoelétricos, apesar de serem mais caros e menos eficientes."

     

    https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funcionam-os-detectores-de-fumaca/

  • Discordo desse gabarito.

    Esses tipos de sensores não são adequados para ambientes com grande quantidade de particulados no ar (poeira). Os sensores não são inteligentes o suficiente para diferenciar poeira de fumaça. No meu entendimento, a expressão " todos os tipos de ambientes que contenham materiais capazes de gerar fumaça no início da combustão" tornaria a questão errada.

    .

    Vejam o que diz a Norma:

    .

    5.4.1 Detectores pontuais de fumaça

    São detectores de incêndio utilizados para monitorar basicamente todos os tipos de ambientes contendo materiais, cuja característica no início da combustão é a geração de fumaça. >>> ELE SE BASEOU APENAS NESSA PARTE, MAS ESQUECEU DE LER O RESTO...

    Em ambientes com presença de vapor, gases ou muitas partículas em suspensão, onde os detectores de fumaça estariam sujeitos a alarmes indesejáveis, alternativas com outros tipos de detectores de incêndio devem ser analisadas pelo projetista.

  • Bulldog,

    pensei exatamente igual a você e errei. Esses detectores não podem ser usados em TODOS os ambientes.

  • @bulldog, entendo o seu raciocínio, porém, a parte da assertiva que você diz que a torna errada, é justamente o que faz a questão estar certa, veja:

    "...para monitorar todos os tipos de ambientes que contenham materiais capazes de gerar fumaça no início da combustão".

    O examinador sabe que existem outros materiais que podem 'enganar' o sistema, porém ele limita a assertiva aos 'materiais capazes de gerar fumaça' e pede que você julgue isso e somente isso.

  • NORMA ABNT NBR 17240 – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos

    5.4.1 Detectores pontuais de fumaça São detectores de incêndio utilizados para monitorar basicamente todos os tipos de ambientes contendo materiais, cuja característica no início da combustão é a geração de fumaça.

    Os detectores pontuais de fumaça mais utilizados são dos tipos óptico (fotoelétrico) e iônico.

  • Queridos amigos, essa questão é bem conceitual e direta. Para resolvê-la, devemos consultar a NBR 17240, que discorre sobre os sistemas de detecção e alarme de incêndio.

    No item 5.4.1 desta norma trata sobre os detectores pontuais de fumaça. Eles são detectores de incêndio utilizados para monitorar basicamente todos os tipos de ambientes contendo materiais, cuja característica no início da combustão é a geração de fumaça.

    Em ambientes com presença de vapor, gases ou muitas partículas em suspensão, onde os detectores de fumaça estariam sujeitos a alarmes indesejáveis, alternativas com outros tipos de detectores de incêndio devem ser analisadas pelo projetista.

    Os detectores pontuais de fumaça mais utilizados são dos tipos óptico (fotoelétrico) e iônico. Portanto, o item colocado em julgamento pela CESPE está correto.

    Resposta: Certo

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre o projeto de prevenção e combate a incêndio, especificamente sobre detectores de fumaça.


    O projeto de prevenção e combate a incêndio consiste na concepção de sistemas passivos e ativos para, respectivamente, prevenir a ocorrência de incêndios e combater os que estão ocorrendo. Para tanto, o projeto especifica uma infraestrutura dotada de extintores, mangueiras, hidrantes, iluminação de emergência, detectores de fumaça, corrimãos, sinalizações, etc.


    Nesse contexto, os detectores de fumaça, como o próprio nome sugere, são dispositivos responsáveis por detectar automaticamente um incêndio por meio da fumaça gerada pelo mesmo e, com isso, emitir um aviso sonoro e/ou visual.


    A norma ABNT NBR 17240 (2010), intitulada “Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos" trata sobre detectores de fumaça em sua seção 5.4.1, estabelecendo que os principais tipos são o óptico e o iônico.


    O detector de fumaça do tipo óptico, também chamado de fotoelétrico, caracteriza-se pela detecção da fumaça por meio do efeito de suas partículas na reflexão da luz. Logo, há a necessidade de reconhecimento visual das partículas. Por essa razão, seu uso é recomendado para locais nos quais o fogo pode deflagrar-se e desenvolver-se lentamente.


    Por sua vez, o detector de fumaça do tipo iônico verifica a presença de produtos de combustão visíveis e invisíveis. Seu mecanismo de funcionamento fundamenta-se no material radioativo amerício-241, que emite partículas alfa e ionizam os átomos do ar. Porém, em situação de incêndio, tal ionização é interrompida, acionando o detector. Por esse motivo, o detector do tipo iônico é mais sensível ao fogo, sendo recomendado para locais nos quais o fogo pode deflagrar-se e desenvolver-se rapidamente.


    Tendo em vista o apresentado, conclui-se que a afirmação da questão está correta.


    Gabarito do professor: CERTO.


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 17240: Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.