-
Questão correta.
Incorporador de ar:
- Incorpora bolhas de ar ao concreto.
- Melhora a trabalhabilidade
- Reduz resistência mecânica.
bons estudos
-
São aditivos que permitem a incorporação, durante o amassamento do concreto e/ou argamassa, de uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar, uniformemente distribuídas, que permanecem no material no estado endurecido.
Aditivos Incorporadores de ar são especialmente recomendados para concretos sujeitos a ação de ciclos de gelo/degelo, concreto massa, concretos pobres em material fino, concretos para pisos de câmaras frigoríficas, concretos leves e celulares e na produção de misturas fluidas tipo CLSM.
Recomenda-se ensaios em laboratório para determinar o teor e desempenho ideal do produto.
Vantagens:
Redução da permeabilidade
Redução da densidade
Redução da água de amassamento
Redução de retração e fissuramento
Melhoria da plasticidade e trabalhabilidade
Aumento de durabilidade
-
A principal função do incorporador de ar é melhorar a TRABALHABILIDADE.
ADITIVOS TENSOATIVOS:
INCORPORADORES DE AR - IAR (adaptação de Mehta e Monteiro, 2006)
Reduzem a tensão superficial da água e incorporam ou adicionam ar ao concreto, prendendo-o em bolhas de 0,1 a 0,8mm.
Grau eficiência depende da presença de finos, quanto mais finos (também alto consumo de cimento), menos ar é incorporado.
Excesso de ar incorporado diminui a resistência mecânica do concreto.
http://www.dcc.ufpr.br/mediawiki/images/1/15/TC031_Aditivos_.pdf
-
ADITIVOS PARA O CONCRETO:
Acelerador de pega: é uma espécie de aditivo modificador de pega, que promove a dissolução dos ânions que possuem menor velocidade de dissolução durante o período inicial de hidratação, de forma a diminuir o tempo de pega da mistura.
Retardador de pega: é utilizados para retardar o tempo de pega, ou seja, o tempo entre o estado plástico e o estado endurecido facilitando o bombeamento e adensamento do concreto, aumentar a coesão, reduzir a segregação, melhorar a trabalhabilidade em dias quentes, entre outros benefícios.
Incorporador de ar: é utilizado para melhorar propriedades da argamassa no estado fresco. Ele funciona introduzindo minúsculas bolhas esféricas uniformemente distribuídas entre os agregados, aumentando a trabalhabilidade e permitindo a redução da água de amassamento em até 10%.
Excesso de ar incorporado diminui a resistência mecânica do concreto.
Plastificante: é utilizado para dar plasticidade (trabalhabilidade) ao concreto sem o uso de água e sem aumentar o consumo de cimento. O uso deste aditivo facilita o manuseio do concreto fresco, além de diminuir a permeabilidade do concreto e sem perder resistência.
OBS: Aditivo plastificantes ou redutor de água:
O uso deste aditivo tem como objetivo reduzir ou manter o consumo de água do concreto sem perder a boa consistência do material. O resultado é um ganho de resistência final do concreto.
Aditivo superplastificante ou de alta redução de água: Este aditivo possui as mesmas características do adito plastificante, a diferença consiste na quantidade de água que é possível reduzir no concreto, mantendo a boa consistência e também obtendo um aumento da resistência final do concreto.
Para não permitir que o concreto atinja altas temperaturas há um aditivo retardador de calor,que, além de retardar a elevação do calor de hidratação, também mantém a trabalhabilidade, amplia o tempo de aplicação e aumenta as resistência mecânicas finais.
Aditivos impermeabilizantes: possuem propriedades hidrófugas evitando a absorção de água para dentro do concreto, aumentado assim a vida útil do material.
-
Sendo objetivo basta pensarmos que a incorporação de ar aumentará o volume de vazios (e, consequentemente, a porosidade). No aspecto de resistência mecânica, se extrapolarmos esses volume de vazios para, por exemplo, uma seção vazada, percebe-se que a tendência é que essa possui uma menor resistência mecânica que uma seção maciça
-
O mecanismo de incorporação de ar no concreto por meio de aditivos consiste na formação de microbolhas que atuam como agregados finos, com capacidade maior de deformação e menos atrito (maior trabalhabilidade sem incremento de água).
Essa técnica é empregada para a dosagem do concreto leve (ver foto).
Fonte: Site Engenharia 360
Como vantagem da incorporação de ar, tem-se:
- Aumento da resistência térmica (situações de congelamento).
- Maior plasticidade.
- Redução da segregação e exsudação.
Já como desvantagem:
- Aumento da porosidade.
- Diminuição da resistência.
- Diminuição da durabilidade
A questão está certa, pois ela cita o aumento da porosidade e diminuição da resistência como desvantagens.
Gabarito do Professor: CERTO.