SóProvas


ID
2617921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A construção de um prédio público, fruto de um projeto básico padrão, foi licitada adotando-se o regime de execução empreitada por preço global e a concorrência como modalidade de licitação. Durante a divulgação do edital, alguns licitantes questionaram que as informações do projeto básico estavam incompletas, o que não foi aceito pela comissão de licitação. O prédio foi orçado em trinta milhões de reais e a licitante vencedora apresentou uma proposta de vinte milhões de reais.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, de acordo com a legislação pertinente a licitações públicas.

Caso fosse aceito o questionamento de que as informações do projeto básico estavam incompletas, a comissão de licitações poderia sanar esse problema mudando o regime de execução para empreitada por preço unitário.

Alternativas
Comentários
  • Errado: Imaginando que nos anexos do processo licitatório tem projeto arquitetônico, complementares, planilha, memorial descritivo, cronograma e etc...

     Uma vez definida empreitada por preço global, ou seja por preço certo e total de todos os serviços que estejam contidas na planilha, os serviços com seus respectivos quantitativos calculados desta dependem de todos os elementos necessários do projeto. Logo, o orgão deverá corrigir o projeto, a planilha e cronograma para que o processo licitatório siga normalmente.

  • errado

    Art 21 § 4o  Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inqüestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

  • Uma vez aceito o questionamento pela comissao de licitaçao, basta a ADM corrigir os anexos do edital os quais contem especificaçoes de serviços e cronograma. A simples mudança do regime de execuçao nao é garantia de que o problema será resolvido.

  • A atitude correta seria suspender a licitação e retomá-la quando o projeto básico estivesse reformulado pelo autor do projeto e então completo com elementos suficientes para os licitantes.

    Note que a mudança do regime, não vai sanar o problema de um projeto básico ruim.

    Vale uma ressalva neste ponto. O regime de execução por preço unitário tem um grau de imprecisão maior do que o regime de execução por preço global. Ou seja, aceitando executar pelo preço unitário, a contratada assume mais riscos. No entanto, isso não pode ser um motivo para a elaboração de um projeto básico pior.

    Ambos os regimes,  devem conter um projeto básico que descreve o objeto de forma suficiente, permitindo sua adequada avaliação de custos e definição do método e prazo de execução pelos licitantes.

    Gabarito do Professor: ERRADO.