SóProvas


ID
2617933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um engenheiro foi designado pela administração pública para periciar problemas constatados em um prédio novo, dez meses após o recebimento definitivo de sua construção. As patologias apresentadas foram: fissuras diagonais nas paredes próximas a alguns pilares, típicas de recalque de fundação; e descolamento de revestimento de fachada.


Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Para avaliar as patologias em questão, o engenheiro designado para periciar o prédio deve ter formação em engenharia civil ou em fortificação e construção.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, conforme a Resolução CONFEA Nº 218, DE 29 JUN 1973

     

    Art. 1º - Para efeito de fiscalização do exercício profissional correspondente às diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível médio, ficam designadas as seguintes atividades:
    [...]

    Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

    [...]

    Art. 7º - Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAçãO e CONSTRUçãO:

    I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.

     

    bons estudos

  • Art. 7º - Compete ao engenheiro civil ou ao engenheiro de fortificação e construção:

    I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.

     

    Resolução CONFEA Nº 218, DE 29 JUN 1973

  • Engenheiros de Fortificação e Construção são geralmente formados no IME pra quem não sabia da existência
  • Perícias de engenharia na construção civil - NBR 13752

    1.2 Esta Norma é exigida em todas as manifestações escritas de trabalhos periciais de engenharia na construção civil. A realização deste trabalho é de responsabilidade e exclusiva competência dos profissionais legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, de acordo com a Lei Federal no 5194/66 e, entre outras, as Resoluções nos 205, 218 e 345 do CONFEA

    Felizmente, já postado pelo nosso amigo, o Concurseiro, a resolução da CONFEA.

  • Se algum arquiteto ver uma questão dessas até morre, de raiva pra anular

  • A resolução 218 do CONFEA lista um rol de atividades que podem ser executadas por engenheiros civis e engenheiros de fortificação e construção.

    Essas categorias, engenheiros civis e engenheiros de fortificação e construção,  podem executar todas as 18 atividades listadas desde que sejam atividades relacionadas a:

    - Edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; 
    - Sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; 
    - Portos, rios, canais, barragens e diques; 
    - Drenagem e irrigação;
    - Pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos.

    Das atividades listadas, a atividade 6 especifica os seguintes serviços:

    “Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;"

    Dessa forma, o engenheiro designado para periciar edificações deve ser engenheiro civil ou engenheiros de fortificação e construção.

    Acrescenta-se que o arquiteto também pode ser perito de edificações. No entanto, a questão diz que foi nomeado um engenheiro, logo a questão exclui essa possibilidade.

    Gabarito do Professor: CERTO.