-
NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL
12. Nem todos os trabalhos executados por auditores independentes são trabalhos de asseguração. Outros trabalhos frequentemente executados que não satisfazem a definição acima (e por isso não são previstos nesta Estrutura Conceitual) incluem:
(a) trabalhos cobertos pelas Normas Técnicas para Serviços Correlatos (NBC TSC), tais como trabalhos de procedimentos previamente acordados e compilações de informações financeiras ou de outras informações.
(b) a elaboração de declarações de impostos em que não há uma conclusão que expresse qualquer forma de asseguração.
(c) trabalhos de consultoria (ou de assessoria), tais como consultoria gerencial e de impostos.(*)
(*) Trabalhos de consultoria utilizam profissionais com conhecimento técnico e acadêmico de contabilidade, especialização, experiência e conhecimentos adquiridos no processo de consultoria. O processo de consultoria é um processo analítico que envolve tipicamente algumas combinações de atividades relacionadas com: determinação de objetivos, descoberta de fatos, definição de problemas ou de oportunidades, avaliação de alternativas, desenvolvimento de recomendações (incluindo ações), comunicação de resultados e, às vezes, implantação e acompanhamento posterior. Relatórios (se emitidos) são escritos geralmente na forma de narrativas (ou forma longa). Geralmente, o trabalho executado é apenas para uso e benefício do cliente. A natureza e o alcance do trabalho são determinados por acordo entre o profissional de contabilidade e o cliente. Qualquer serviço que preencha a definição de trabalho de asseguração não é de consultoria, mas sim de asseguração.
-
Complementando o comentário abaixo o conceito de Due diligence.
Diligência prévia (do inglês, due diligence)[1] refere-se ao processo de investigação de uma oportunidade de negócio que o investidor deverá aceitar para poder avaliar os riscos da transação. Embora tal investigação possa ser feita por obrigação legal, o termo refere-se normalmente a investigações voluntárias. Um exemplo de diligência prévia é o processo pelo qual um potencial adquirente avalia o seu alvo e respectivos activos, quando tem a intenção de proceder a uma aquisição.[2]
O termo, no seu uso atual, já constava nos escritos jurídicos de Portugal do século 19, como se vê na "Colecção Official da Legislação Portugueza", de 1854.[3]
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dilig%C3%AAncia_pr%C3%A9via
-
O auditor independente realiza dois tipos de trabalho:
1) TRABALHOS DE ASSEGURAÇÃO:
---------> Asseguração Razoável: AUDITORIA
----------> Asseguração Limitada: REVISÃO
2) OUTROS TRABALHOS:
---------> Ex.: CONSULTORIA
FONTE: Curso Silvio Sande - Carreiras Fiscais - Prof. Rodrigo Fontanelle
-
Letra D
Em resumo, assurance nada mais é que asseguração, isto é, procedimentos com a finalidade de se reduzir os riscos de auditoria a um patamar aceitável. Apenas a consultoria, dentre as alternativas, não proporciona asseguração.
-
GAB D
Contribuindo com os estudos...
Due Diligence é uma terminologia utilizada habitualmente no âmbito de aquisições corporativas para se referir ao processo de busca de informação sobre uma empresa. A análise inclui aspectos como sua área de atividade, as possibilidades e perspectivas para o futuro do negócio e o estado de seus ativos e passivos.
Como todo processo de auditoria, o conceito de Due Diligence também é baseado na análise de informações de um negócio. A diferença é que a auditoria de Due Diligence acontece antes de qualquer ação ter sido tomada pela empresa e analisa os riscos existentes numa negociação ou proposta.
Fonte: site www.magnus.com.br
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna
Segundo normas do IIA:
Serviços de Avaliação (Assurance): exame objetivo da evidência com o propósito de fornecer para a organização uma avaliação independente sobre os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles. Exemplos podem incluir trabalhos de auditoria financeira, de desempenho, de conformidade, de segurança de sistemas e de “due diligence”.
Dessa forma, apenas consultoria não faz parte desse rol de serviço de avaliação (assurance).
Veja como a norma supracitada define consultoria:
➠ Serviços de Consultoria: atividades de aconselhamento e serviços relacionados prestados ao cliente, cuja natureza e escopo são acordados com o cliente e se destinam a adicionar valor e aperfeiçoar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles da organização, sem que o auditor interno assuma qualquer responsabilidade que seja da administração. Exemplos incluem orientação, assessoria, facilitação e treinamento.