SóProvas


ID
2620144
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Tanto na administração pública quanto na privada, o controle de custos é necessário para uma adequada gestão dos recursos organizacionais. Porém existem diferentes métodos para se atribuir custo a um produto ou serviço.


O método em que se apropriam todos os custos de produção (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos), e tão somente os custos de produção, aos produtos e serviços, é o custeio:

Alternativas
Comentários
  • Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit).

     

    Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.

     

    COMPONENTES DO CUSTO

     

    O custo de aquisição de mercadorias destinadas à revenda incluirá os de transporte e seguro até o estabelecimento do contribuinte e os tributos não recuperáveis devidos na aquisição ou importação (RIR/1999, art. 289 e seus §§).

     

    O custo da produção dos bens ou serviços compreenderá, obrigatoriamente (RIR/1999, art. 290):

    1. o custo de aquisição de matérias-primas e quaisquer outros bens ou serviços aplicados ou consumidos na produção, inclusive os de transporte e seguro até o estabelecimento do contribuinte e os tributos não recuperáveis devidos na aquisição ou importação;

    2. o custo do pessoal aplicado na produção, inclusive na supervisão direta, manutenção e guarda das instalações de produção;

    3. os custos de locação, manutenção e reparo e os encargos de depreciação dos bens aplicados na produção;

    4. os encargos de amortização, diretamente relacionados com a produção;

    5. os encargos de exaustão dos recursos naturais utilizados na produção.

     

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custeioporabsorcao.htm

     

  • CUSTEIO POR ABSORÇÃO – Nesta sistemática, são apropriados aos produtos fabricados tanto os Custos Variáveis quanto os Custos Fixos. Os Custos Fixos são apropriados por meio de rateios

     

    CARACTERÍSTICAS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

    1. O Custeio por Absorção atende ao Princípio da Competência dos exercícios, tendo em vista que os Custos apropriados aos produtos só são lançados no resultado quando estes produtos são vendidos;

    2. O Custeio por Absorção é aceito pelo Fisco, tendo em vista que os Custos de Produção são transferidos ao Resultado na proporção em que são vendidos.

    3. O Custeio por Absorção tem como inconveniente a arbitrariedade do critério de rateio escolhido. Dependendo do critério de rateio, como, por exemplo, valor da Mão-de-Obra utilizada na produção ou valor do Material Direto utilizado em cada produto, os custos de cada produto serão diferentes

    fonte: comentários do QC

  • Gabarito: letra C

    Comentário:

    Acabamos de ver que o método em que se apropriam todos os custos de produção (fixos ou variáveis, diretos ou indiretos), e tão somente os custos de produção, aos produtos e serviços, é o custeio por absorção. O custeio variável, como vamos ver logo em seguida, corresponde ao método de apropriação de custos que consiste em apropriar aos produtos apenas os custos variáveis.

    Já o custeio pleno (RKW), que também veremos na aula de hoje, é uma variação do custeio por absorção que, além de contabilizar os custos fixos e os custos variáveis, abarca também as despesas fixas e variáveis.

    No método de custeio por atividades (Activity Based Costing ou ABC), o objetivo é delinear as atividades para determinar os sistemas de custos, ou seja, as atividades da empresa constituem, neste método, os objetos fundamentais para a determinação dos custos. Estes custos por atividades é que serão apropriados aos produtos.

    Por fim, o custo padrão faz parte dos chamados critérios de avaliação de custos, não sendo estritamente um método de custeio, apesar de quase sempre ser tratado como tal.

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito.

    https://youtu.be/FBUaMzm39IU