SóProvas


ID
2621491
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A infecção fulminante pós esplenectomia (IFPE) tem grande risco de desenvolvimento de infecção bacteriana letal por organismos encapsulados. Sendo assim, assinale a opção que apresenta o organismo que pode provocar esse quadro.

Alternativas
Comentários
  • A infecção fulminante pós-esplenectomia (IFPE) é uma grave complicação decorrente da vulnerabilidade imunológica a bactérias encapsuladas após a remoção parcial ou total do baço, sendo importante o cumprimento de medidas profiláticas como a vacinação. Existem poucas referências nacionais sobre o tema. Percebe-se uma falta de regularidade quanto à administração das vacinas contra pneumococos, meningococos e influenza, que deveriam ser feitas antes ou depois da esplenectomia. O uso da profilaxia antibiótica é particularmente importante, considerando-se que não há cobertura total contra todas as bactérias potencialmente causadoras de IFPE. Indivíduos asplênicos ou hipoasplênicos devem ser informados sobre a probabilidade de infecção pós-esplenectomia e a natureza dessa infecção. Os profissionais da saúde precisam ter amplo conhecimento da condição imunológica do paciente. É indispensável a instrução do paciente acerca dos riscos e das medidas a serem tomadas em caso de sintomas de infecção.

  • (Gabarito C) "RESULTADOS: Os agentes etiológicos mais freqüentemente encontrados nesse quadro séptico são Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenza e tipo B, e Neisseria meningitidis." http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0004-28032003000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt