-
Errado.
Não há essa clara "relação de complementariedade e de cooperação" entre estas três metrópoles nacionais.
-
A cidade do Rio de Janeiro teve uma retração na sua capacidade econômica, as afirmativas em relação as demais cidades estão corretas.
-
Basta ver como as finanças no RJ estão uma beleza.
-
São Paulo ostenta o status de potência industrial bem ates da globalização
-
Questão boa para se ter posicionamento da banca. Quem for fazer atualidades/geografia do cespe, tatua no coração. Desmembrando para se entender:
1) reestruturação produtiva vislumbra no final dos anos 1970, com a crise do modelo de desenvolvimento baseado na “substituição das importações” e se intensifica nos anos 1990, com a política neoliberal e a abertura econômica, acarretando transformações no processo produtivo, na gestão e organização do trabalho, bem como no espaço, produzindo “novos espaços industriais”.
2) A reestruturação não quer dizer que uma estrutura se sobrepõe à outra e a primeira deixa de existir. Ela possui resíduos, passando a coexistir elementos pertencentes a primeira e a segunda, formando um amálgama.
3) Muito dificilimente a banca vai se posicionar de forma "substitutiva" quando se tratar de proliferação econômica ou social, como uma região/área/grupo em "detrimento" dos demais. Cespe usa SOJA, SANTOS e CASTELLS como referência e estes autores são contra esse tipo de afirmação.
Referência: GOMES, Maria Terezinha Serafim. O DEBATE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO BRASIL.
SOJA, Edward W.Geografias Pós-modernas: a reafirmação do espaço na teorial social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993
-
A assertiva estaria correta se ele não informasse que existe uma relação de complementariedade e de cooperação.
Podemos lembrar que apenas São Paulo e Rio de Janeiro (no Brasil) são consideradas metrópoles globais, se equiparando a Tóquio e NY, então NÃO existe COMPLEMENTARIEDADE e COOPERAÇÃO ENTRE ELAS!
-
... imposta pela globalização, três das principais metrópoles nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, passaram a ter relações de ...
A questão apresenta que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília só conseguiram os respectivos aspectos (São Paulo = potência industrial; Rio de Janeiro expandiu a sua relevância econômica, Brasília = centro político do território.) APÓS a globalização.
Porém, na verdade, ocorreu ANTES da globalização.
São Paulo como potência industrial em meados da década de 30 com Getúlio Vargas.
Rio de Janeiro teve relevância econômica a partir da época que era capital do Brasil
Brasília como centro político do território a partir da época que virou capital no início dos anos 60.
Gabarito: ERRADO
-
Brasilia não uma das principais metrópoles do Brasil, ainda tem Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza em sua frente.
-
Brasilia não uma das principais metrópoles do Brasil, ainda tem Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza em sua frente.
-
Brasilia não uma das principais metrópoles do Brasil, ainda tem Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza em sua frente.
-
Brasilia não uma das principais metrópoles do Brasil, ainda tem Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza em sua frente.
-
Brasilia não uma das principais metrópoles do Brasil, ainda tem Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza em sua frente.
-
Brasilia não uma das principais metrópoles do Brasil, ainda tem Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza em sua frente.
-
"complementariedade e de cooperação" = SQN
-
Hierarquia Urbana:
Metrópole Mundial Brasileira: São Paulo
Metrópole Nacional: São Paulo, Rio de Janeiro, BH, Porto alegre, etc...
Metrópole Regional: Manaus, Salvador, Fortaleza etc...
-
Brasília não é metrópole nacional.
-
RJ SE DESTACA POR CONTA DA EXPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BANDIDOS, AGORA EXPORTANDO PARA O PARAGUAY, COM ISSO, GERANDO UM TERROR EXACERBADO EM CIDADE DE DIVISAS.
-
São reconhecidos 15 espaços urbanos metropolitanos, os quais são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Campinas, Manaus, Vitória, Goiânia, Belém e Florianópolis.
https://www.estudopratico.com.br/metropoles-do-brasil/
-
Era só saber que São Paulo é o centro financeiro deste País.
-
"Rio de Janeiro expandiu a sua relevância econômica..."
Pergunta isso aos servidores estaduais que tiveram que enfrentar enormes filas para pegarem uma cesta básica, uma vez que o governador não pagava os seus justos salários.
-
o Rio ta fudido faz horas
-
Gabarito: Errado
O erro está em afirmar que São Paulo emergiu como potência industrial. Na verdade existe um processo de desindustrialização em SP. A parte que afirma que existe relações de complementariedade e de cooperação está correta, diferente do que falaram abaixo.
Por gentileza, se não souberem não comentem.
Forte: Comentários do Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos
-
Gabarito: Errado
O erro está em afirmar que São Paulo emergiu como potência industrial. Na verdade existe um processo de desindustrialização em SP. A parte que afirma que existe relações de complementariedade e de cooperação está correta, diferente do que falaram abaixo.
Forte: Comentários do Prof. Leandro Signorelli - Estratégia Concursos
-
São Paulo continua industrializada, há expansão de empresas para outros pólos, entretanto, não há desindustrialização. Vi um professor justificando pelo fato de ter ocorrido antes da globalização e não depois, também acredito que não cabe, porque existe uma grande celeuma de quando se inciou a mesma, e muitos afirmam que ocorre desde às grandes navegações. Logo, eu seguiria a resposta do Daniel Gonçalves que afirma que não há relação de complementariedade. Os três pólos são bem autonômos, acredito que não há essa complementariedade.
-
Rio de janeiro vive em uma decadência econômica
-
Esses estados conseguiram os respectivos aspectos ANTES da globalização e não APÓS ela.
-
são paulo com a grande crise de 80 perdeu muito seu poder, contradiz enuciado.
-
Gabarito errado falou economia matei a questão.
-
São Paulo> GRANDE metrópole nacional.
Rio de Janeiro e Brasília: Metrópole nacional. Ao se dizer que SÃO PAULO é uma metrópole nacional a questão está errada, pois é a única cidade que se enquadra como GRANDE Metrópole Nacional.
-
A questão coloca um cenário que só teria se desenhado após o Brasil ter se inserido ao processo de globalização, o que costuma ser apontado a partir da década de 1990.
Ocorre, porém, que as três metrópoles apontadas ganharam o status apontado ANTES da globalização.
São Paulo emergiu como potência industrial ainda na primeira metade do século XX, especialmente a partir da década de 1930.
O Rio de Janeiro expandiu a sua relevância econômica a partir do momento que se tornou capital do país, ou seja, desde o século XVIII.
Brasília se consolidou como o centro político do território ainda na década de 1960, quando foi criada.
Resposta: Errado
-
''Elas se complementam, São Paulo move o país, RJ move o turismo e Brasília rouba tudo.'' - PRF Ogro
-
GABARITO: ERRADO.
-
ATÉ AGORA NÃO SEI ONDE ESTÁ O ERRO KKKKKK
-
SP -> GRANDE metrópole nacional
DF e RJ -> metrópole nacional
GAB.: E
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cinco-maiores-metropoles-brasileiras.htm
-
A questão erra ao dizer que São Paulo é uma metrópole nacional, deveria dizer que ela é uma grande metrópole.
Grande metrópole nacional –apenas São Paulo figura nessa categoria e é o maior centro urbano brasileiro;
Metrópole nacional –são aquelas que não costumam extrapolar comercial e economicamente as suas relações para além do território de seus países. Desse grupo fazem parte Rio de Janeiro e Brasília;
Metrópole – é uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a ela dependentes, compondo uma densa rede urbana, onde se concentram as principais atividades, empregos e capitais de uma determinada região. É o caso de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.
-
Divisão nacional do trabalho diz respeito às especializações produtivas existentes no território brasileiro e é tema clássico de Geografia Escolar, do ensino médio.
Análise do item:
A reestruturação produtiva influenciada pela globalização no Brasil só começou a influenciar decisões empresariais a partir da década de 90, com a abertura da economia ao exterior, sendo processo bem posterior da consolidação de Brasília como centro político, que remete a sua fundação, em 1960. Já a metrópole paulistana vem perdendo indústrias desde a década de 90 também, em sua maioria, para cidades menores no mesmo estado, enquanto que a metrópole carioca perde seguidamente influência desde o abandono de políticas de nacionalização de conteúdo da indústria do petróleo adotados. Item errado.
Gabarito do professor: Errado.
-
O erro é que colocou no mesmo barco RJ, SP e Brasília...
Grande Metrópole Nacional: SP
Metrópole Nacional: RJ e Brasília
-
São Paulo é a principal metrópole brasileira. É a capital do estado mais industrializado do país e o principal centro de comando econômico do território brasileiro. O Rio de Janeiro tem grande relevância econômica para o Brasil. É o principal destino turístico e sede de grandes organizações públicas e privadas, como a Petrobras. Brasília é a capital federal nacional e consolidou -se como o centro político do território. Devido a esses fatores, são consideradas como metrópoles nacionais pelo IBGE
-
São Paulo e rio de Janeiro são metrópoles globais.
-
SP e RJ são metrópoles nacionais. Brasília não.
-
GABARITO: ERRADO
▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎
HIERARQUIA URBANA
↳ Cidades Globais
- Conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles globais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional.
- Estão no topo da hierarquia urbana!
---
↳ Megacidades
- Toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta.
☛ A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país.
☛ No mundo, a maior megacidade é Tóquio, que também é considerada como metacidade, pois possui uma população superior a 30 milhões de habitantes.
- NY: megacidade estadunidense!
---
↳ Megalópoles:
- Representa a conurbação de metrópoles gerando uma imensa aglomeração urbana.
---
↳ Tecnopolos:
- O centro tecnológico que reúne grandes empresas, universidades, laboratórios, centros de pesquisa, institutos, além de uma mão de obra extremamente qualificada, voltados para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia, possibilitando o contato, interpessoal e institucional, entre profissionais, empresas e instituições de ensino e pesquisa.
▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎
Bons Estudos!
-
A galera peca demais falando que RJ é uma cidade global oque vale pra prova é o IBGE e o rj não se encontra numa cidade global e sim nacional.. abraços
-
SP e RJ são metrópoles GLOBAIS. Brasília metrópole nacional.
-
A reestruturação produtiva influenciada pela globalização no Brasil só começou a influenciar decisões empresariais a partir da década de 90, com a abertura da economia ao exterior, sendo processo bem posterior da consolidação de Brasília como centro político, que remete a sua fundação, em 1960. Já a metrópole paulistana vem perdendo indústrias desde a década de 90 também, em sua maioria, para cidades menores no mesmo estado, enquanto que a metrópole carioca perde seguidamente influência desde o abandono de políticas de nacionalização de conteúdo da indústria do petróleo adotados. Item errado.
PMAL!
-
gab: errado
fonte: Estratégia Concursos
O erro da questão está em afirmar que essas três cidades têm relações de complementariedade e de cooperação. Brasília é o centro do poder político do país, mas não é possível afirmar que, pelas suas características, tem uma relação de complementariedade e de cooperação com metrópoles com características bem diferentes, como São Paulo e Rio de Janeiro.
para complementar sobre as metrópoles
O estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE, classifica as cidades brasileiras em uma hierarquia, segundo a sua influência no território nacional. Grande metrópole nacional: São Paulo (SP). Metrópole nacional: Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Metrópoles: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) e Manaus (AM).
-
Questão muito difícil quando se trata de "complementariedade e cooperação entre elas". Talvez não se trata de uma regra ou modelo, mas todas fazem parte da mesma nação, logo seus aspectos políticos estão sim se alguma forma integradado e cooperados. Quanto a circulação de mercadorias, mão-de-obra, o candidato pode confundir com com relação. Enfim, não entendi a questão, não consigo vê-las sem uma relação de complementariedade e cooperação entre ambas, mesmo que de forma indireta da iniciativa privada ou governo.
-
30/04/2021 errei
-
SP e RJ são metrópoles GLOBAIS.
Brasília metrópole nacional.
além do mais SP vem perdendo sua força industrial com o passar dos anos.
-
GABARITO ERRADO
SÃO PAULO É UMA CIDADE GLOBAL
↳ Cidades Globais
- Conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles globais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional.
- Estão no topo da hierarquia urbana!
-
SÃO PAULO E O RIO DE JANEIRO SÃO Cidades Globais
#MINHAS ANOTAÇÕES!
-
ERRADO
As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo. As metrópoles NACIONAIS atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas.
-
SP e RJ são metrópoles GLOBAIS.
Brasília metrópole nacional.
além do mais SP vem perdendo sua força industrial com o passar dos anos.