SóProvas


ID
2622205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca da estrutura urbana brasileira e das grandes metrópoles nacionais.


As desigualdades sociais se refletem no espaço urbano e as formas produzidas são distintas em função de cada contexto territorial. As estruturas e formas urbanas das cidades dos países mais ricos da Europa e América Anglo-saxônica são totalmente diversas daquelas das cidades latino americanas e africanas.

Alternativas
Comentários
  • A questão fala em desigualdades sociais da América Anglo-saxônica (Estados unidos e canadá) e da América Ibérica ( América do sul e norte) e Africa. Tal diferença entre as américas é que...  Estados unidos:recebeu colônia de povoamento e América ibérica e Africa: colonias de exploração. existem outras explicações, mas esta é a mais aceita para explicar porque que os EUA são a maior potência do mundo.

  • As desigualdades sociais se refletem no espaço urbano e as formas produzidas são distintas em função de cada contexto territorial. As estruturas e formas urbanas das cidades dos países mais ricos da Europa e América Anglo-saxônica são totalmente diversas daquelas das cidades latino americanas e africanas.

    CERTO

     

    Os países mais ricos do norte possuem uma estrutura urbana muito diferente. Vejamos algumas:

    1. Nas ricas do continente europeu, as cidades possuem um amplo sistema de transporte público que atende a toda a população a preços justos, sem esquecer que o modal valorizado não é o carro e sim o transporte público;

    2. Nos EUA ocorreu o fenômeno da "suburbanization", que concentrou os ricos na periferia e os pobres nos centros. No Brasil e na África ocorre o contrário: os probres são centrifugados para os locais mais distantes dos centros, sem serviços, transporte, saneamento, segurança, etc;

     

     

    segue trecho sobre o fenômeno urbano nos EUA:

    Mass migration to suburban areas was a defining feature of American life after 1945. Before World War II, just 13% of Americans lived in suburbs. By 2010, however, suburbia was home to more than half of the U.S. population. The nation’s economy, politics, and society suburbanized in important ways. Suburbia shaped habits of car dependency and commuting, patterns of spending and saving, and experiences with issues as diverse as race and taxes, energy and nature, privacy and community. The owner occupied, single-family home, surrounded by a yard, and set in a neighborhood outside the urban core came to define everyday experience for most American households, and in the world of popular culture and the imagination, suburbia was the setting for the American dream.
    (...)
    Even as suburbia grew in magnitude and influence, it also grew more diverse, coming to reflect a much broader cross-section of America itself. This encompassing shift marked two key chronological stages in suburban history since 1945: the expansive, racialized, mass suburbanization of the postwar years (1945–1970) and an era of intensive social diversification and metropolitan complexity (since 1970). In the first period, suburbia witnessed the expansion of segregated white privilege, bolstered by government policies, exclusionary practices, and reinforced by grassroots political movements.

    http://americanhistory.oxfordre.com/view/10.1093/acrefore/9780199329175.001.0001/acrefore-9780199329175-e-64

  • Na minha opinião, caberia recurso para esta questão. As cidades não são totalmente diversas em suas estruturas e formas. Atualmente há áreas globais e padronizadas em cidades nas regiões referidas.

  • Gabarito: CERTO

     

     

    América Anglo-saxônica: termo utilizado para designar o conjunto de países da América que possuem como idioma oficial o inglês, caso dos EUA e do Canadá.

     

    América Latina: constitui - se de países de colonização portuguesa, francesa e espanhola, os quais possuem línguas oficiais de origem latina, a saber: português, francês e espanhol.

     

     

    Bons estudos!

  • Questão que o examinador poderia dar C ou E, se entendesse que o termo "totalmente" generalizou, seria Errado.

  • Eis uma assertiva que fornece exemplo do tamanho da paciência que um concurseiro precisa ter. O gabarito é simplesmente absurdo.

    As estruturas e formas urbanas da Europa e da América do Norte são, de fato, diferentes das da América Latina e da África. Não são totalmente diferentes. Faz-se uma generalização absoluta, que não permite ressalvas, o que é para lá de absurdo. Muito embora não sejam presença majoritária, pode-se observar naquelas regiões fenômenos geográficos como gentrificação, marginalização, segregação espacial e bolsões de violência - formas urbanas que países mais ricos e africanos/sul-americanos têm em comum.

    O gabarito é uma piada.

  • As formas urbanas daqueles países não têm ruas e casas abastecidas com água e energia como aqui, mas sim cidades suspensas e carros voadores, abastecidos por energia do elemento 115, por isso são totalmente diferentes.

  • CERTO, lembrar que as grandes cidades de países Europeus e América Anglo-saxônicas tem uma excelente estrutura urbana na PERIFERIA devido ao planejamento urbano destes, o que ocorre ao contrário nos grandes centros da América Latina, por falta de planejamento e crescimento acelerado tem melhores estruturas urbanas nas regiões CENTRAIS.

  • GABARITO: CERTO.

  • O Brasil vem aumentando sua urbanização desde a década de 60 do século passado e atualmente, segundo dados do último censo, cerca de oitenta e cinco por cento da população brasileira reside em área considerada urbana. Esta realidade torna este tema especialmente importante e recorrente em provas diversas.

    Análise do item:

    A produção de espaços urbanos segue complexos fatores históricos, econômicos e políticos. A urbanização de países desenvolvidos contou com muito mais recursos, planejamento, ordenamento e interesses que a de países em desenvolvimento cujas metrópoles são em geral ou mais recentes ou simplesmente administradas por governos com muito menos recursos. Metrópoles de países centrais, em geral, são espaços que já tiveram um passado caótico e foram, seguidas vezes, reformuladas com grandes intervenções ordenadoras, como Paris ou Londres, até chegarem ao patamar atual. Já metrópoles de países periféricos enfrentam um fluxo de pessoas enorme vindo de diferentes regiões do país ou mesmo de outros países que se aglomeram como possível em busca de melhores condições de vida, sobrecarregando suas estruturas e produzindo espaços de baixa qualidade de vida para sua população. Item correto. 

    Gabarito do professor: Certo.
  • A produção de espaços urbanos segue complexos fatores históricos, econômicos e políticos. A urbanização de países desenvolvidos contou com muito mais recursos, planejamento, ordenamento e interesses que a de países em desenvolvimento cujas metrópoles são em geral ou mais recentes ou simplesmente administradas por governos com muito menos recursos. Metrópoles de países centrais, em geral, são espaços que já tiveram um passado caótico e foram, seguidas vezes, reformuladas com grandes intervenções ordenadoras, como Paris ou Londres, até chegarem ao patamar atual. Já metrópoles de países periféricos enfrentam um fluxo de pessoas enorme vindo de diferentes regiões do país ou mesmo de outros países que se aglomeram como possível em busca de melhores condições de vida, sobrecarregando suas estruturas e produzindo espaços de baixa qualidade de vida para sua população. Item correto.

  • De tão óbivia da até medo de errar.

    GAB. CERTO.

  • Questão totalmente correta!!

    Há vários fatores que mostram isso.

  • CORRETO.

    processo de urbanização, ou seja, de crescimento da população urbana em ritmo mais acelerado que a população rural iniciou-se após a Primeira Revolução Industrial (meados do século XVIII e do século XIX) e expandiu para outros países europeus e a América Anglo-saxônica. A urbanização ocorreu de forma gradual, planejada e de acordo com o crescimento da industrialização e poder econômico dos países e de sua populaçãoreduzindo as possíveis desigualdades sociais que acontecem nas grandes cidades.

    As cidades latino americanas e africanas realizaram sua urbanização a partir da segunda metade do século XX incentivadas pela industrialização tardia. Sua urbanização apresentou-se com caráter rápido, sem planejamento e com migrações intensas para as cidades mais industrializadas, que em conjunto com a falta de investimentos e infraestrutura governamental, transformaram as cidades em cenários propícios ao aumento das desigualdades sociais.

    Fonte: SOUZA, André dos Santos Baldraia et al. Geografia: volume único: ensino médio. São Paulo: SM, 2014 (Coleção Ser Protagonista – BOX).

  • GREEN LANTERN !!!