-
De fato o Brasil é um espaço nacional do mercado global, faz parte dos BRICS como forte produtor de alimentos, entre outras atividades produtivas.
GAB. CERTO
-
Felipe, além da participação nos BRICS, o Brasil pós-década de 1990 aderiu ao neoliberalismo onde facilita a entrada de produtos e empresas multinacionais na dinâmica espacial brasileira. E, ademais, não podemos esquecer do capital financeiro que atua nas bolsas de valores.
-
Aproveitando o comentário do colega Daniel Neto, o desenvolvimento se deve ao liberalismo econômico.
O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada. (https://www.todamateria.com.br/liberalismo-economico/)
Resumindo: significa dizer a abertura das fronteiras (mercado interno) para que empresas estrangeiras invistam no país. Se não fosse isso, não se veria empresas como McDonalds, BMW, Nestle etc. investindo no Brasil.
Contrapondo-se à ideia do liberalismo, o Protecionismo é um mecanismo usado pelo governo para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa (v.g. Cuba).
-
"O Brasil é um espaço nacional..." Obviamente eu não entendo português
-
A participação da indústria na produção de riquezas do Brasil vem caindo, de forma consistente, na última década. Entre 2006 e 2016, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fatia da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) encolheu de 27,7% para 21,2%. Um efeito colateral dessa estatística é a>>>>>> perda de espaço do Brasil no cenário mundial, como mostrou a primeira edição da pesquisa Desempenho da Indústria no Mundo, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mesmo período, a participação do país na produção mundial de manufaturados caiu de 2,74% para 1,84% do total.
-
A Globalização no Brasil perpassa por uma série de fatores históricos e geográficos. Pode-se dizer que desde que os europeus chegaram ao que hoje é chamado de território brasileiro, o Brasil está inserido no processo de Globalização. Entretanto, o consenso é que somente a partir da década de 1990 que a Globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
O Brasil também deixou de ser denominado como país de terceiro mundo, uma vez que essa divisão deixou de ser adotada. Passou-se a dividir o mundo em países do Norte (desenvolvidos) e países do Sul (subdesenvolvidos). O que não mudou foi a dependência econômica e a condição de subdesenvolvimento em que o país se encontrava.
Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas.
-
Ao exportar alimentos para todo o mundo, por exemplo, o Brasil se torna um espaço nacional do mercado global. Além disso, nosso país faz parte dos BRICS, abre as Assembleias Gerais da ONU, dentre outras atividades que revelam o nosso papel global.
GABARITO: CERTO
-
Organizado ? Oia...
-
Correta, o Brasil é um país de economia nacional inserida na dinâmica global do capitalismo. Assim, cumpre um papel na nova divisão internacional do trabalho de país exportador de matéria prima, embora venha crescendo a produção industrial. A exemplo, o destaque na exportação das commodities de soja, carne, milho, para citar alguns exemplos.
-
O Brasil tem alcançado protagonismo internacional nos últimos anos, alcançando um papel de destaque na geopolítica mundial. Atualmente, o país é uma das maiores e mais importantes economias dentro do bloco dos países emergentes, demonstrando força política, econômica e social com sua participação. Devido as políticas públicas de distribuição de renda, o país conseguiu diminuir as desigualdades sociais e muitas pessoas saíram da extrema pobreza. A nação foi elogiada por ter elevado seus índices de educação e por ter aumentado o salário mínimo nos últimos anos. Outro ponto de destaque para o Brasil diz respeito a sua influência no cenário internacional. Os avanços sociais e econômicos do Brasil levaram o país a desenvolver uma imagem positiva no exterior. Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a previsão é de que o Brasil, juntamente com China e Índia, responda por 40% da riqueza global em 2050..
FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
GABARITO: CERTO.
-
A relação entre indústria e estrutura urbana é fundamental para compreender diversos aspectos importantes sobre a urbanização e industrialização no Brasil. Levando em consideração as alterações recentes no parque industrial brasileiro e a grande importância do espaço urbano residência da maior parte da população brasileira, conhecer ambos os tópicos e ser capaz de articula-los é de grande importância.
Análise do item:
Com população na casa das centenas de milhões, dimensões continentais, espaços industriais, agropecuários e extrativistas bem desenvolvidos, é correto afirmar que o Brasil está inserido na globalização na condição de importante mercado integrado aos fluxos de trocas globais. Item correto.
Gabarito do professor: Certo.
-
CORRETO.
A urbanização é um fenômeno social e econômico que apresentou grande e rápida expansão, em meados do século XX, no Brasil. A industrialização favoreceu o êxodo rural e consequentemente, o rápido crescimento das cidades. O aumento populacional nessas cidades foi ocasionado pelo estímulo da possibilidade de obter emprego nas indústrias. Em seguida, verificou-se o processo de metropolização, dando origem tanto às Metrópoles como as Regiões Metropolitanas. E posteriormente, as pequenas e médias cidades tornam-se especializadas em determinados setores como educação, petroquímica, etc., evidenciando descentralização industrial. Tal processo longo permitiu a formação de uma ampla rede articulada entre as cidades brasileiras constituindo uma organização produtiva de seu território.
Outro setor direcionado à produção e exportação no mercado global é o agropecuário, que modernizou-se tecnologicamente por meio do aumento dos investimentos públicos em infraestrutura e no armazenamento, bem como utilizou de novas práticas como a aplicação de agrotóxicos em larga escala e ênfase no plantio de monoculturas, resultando em uma crescente expansão de terras agriculturáveis em um curto espaço de tempo.
Dessa forma, unindo os setores industrial e agropecuário, bem como a influencia da cidade Global São Paulo, demonstram que o Brasil é um espaço nacional do mercado global, integrado às modificações ocasionadas pela denominada Globalização, que é resultante de uma maior integração entre as pessoas, as cidades e os países no mundo.
Fonte: SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. 473p.
-
Anotado
-
- De fato o Brasil é um espaço nacional do mercado global, faz parte dos BRICS como forte produtor de alimentos, entre outras atividades produtivas
(COMMODITES = Soja. A soja é a principal ...
- Minério de ferro
- Petróleo
- Açúcar
- Carne bovina
- Celulose
- Milho).