SóProvas


ID
2622235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.

Octavio Ianni. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Editora Civilização, 2002.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.


A reestruturação produtiva promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar a produção.

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha...acho que o gabarito deveria ser Errado, uma vez que a nova DIT (pós 2GM, 1945) passou a ocorrer entre Agentes econômicos ao longo da estrutura global de redes e fluxos, e não entre países!

  • Correto. Maior exemplo disso sao as tecnologias fabricadas em países desenvolvidos, e o processo de montagem nos países subdesenvolvidos, onde a mao de obra é barata.
  • Reestruturação Produtiva – também chamada de capitalismo flexível – é um processo que se iniciou na segunda metade do século XX e que correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeia produtiva. Pratica-se a flexibilidade do trabalho, em que o mesmo empregado executa variadas funções no ambiente da empresa. Além disso, o ritmo de produção obedece à demanda do mercado, evitando, assim, a estocagem de mercadorias. Atualmente, esse modelo ainda se encontra predominante no setor industrial em todo mundo. 

    Divisão internacional de Trabalho (DIT) é a prática de repartir as atividades e serviços entre os inúmeros países do mundo. Trata-se de uma divisão produtiva em âmbito internacional, onde os países emergentes ou em desenvolvimento, exportadores de matéria-prima, com mão-de-obra barata e de industrialização quase sempre tardia, oferecem aos países industrializados, economicamente mais fortes, um leque de benefícios e incentivos para a instalação de indústrias, tais como a isenção parcial ou total de impostos, mão-de-obra abundante, leis ambientais frágeis, entre outras facilidades. Um dos principais conceitos da DIT é que nenhum país consegue ser competitivo em todos os setores, e de fato, acabam por se direcionar suas economias. No fundo, o objetivo é o mesmo da divisão de tarefas numa fábrica.


    Gabarito -> CORRETO


    Fonte:

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm

    https://www.infoescola.com/trabalho/divisao-internacional-do-trabalho/

  • GABARITO: CERTO.

     

    Além da reestruturação produtiva, o processo de globalização também foi fundamental para promover a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros no mundo. 

     

    O estreitamento das relações socioespaciais proporcionado pela revolução tecnológica tornou o capital mais volátil e globalizou a produção

     

    Isso acentuou a divisão do trabalho entre os países gerando grau de especialização produtiva entre as nações, denotando novas formas de organizar a produção internacional. 

     

    FONTE: professor TEC.

  • É FAMOSO D.I.T( DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO)

  • O  texto de apoio aborda o processo de globalização em sua capacidade de articulação entre diferentes fatores, como tecnologia, produção, cultura, política e economia, ressaltando  sua complexidade e a importância de estudá-lo corretamente. 

    Análise do item:

    A globalização ocorre no meio técnico-científico-informacional e a combinação desses fatores cria as condições para a descentralização dos processo produtivos. Com grandes inovações em transporte, comunicação e computação é possível projetar em um local, distribuir a produção de partes por outros e montar tudo em produto final em outro espaço. Isto significa enormes fluxos internacionais de capitais, dados e trabalhadores, readaptando os espaços de produção por todo o mundo aos interesses de grandes conglomerados capazes de organizar esse processo.  Item correto.


    Gabarito do professor: Certo.
  • É A FAMOSA D.I.T;

    E A REVOLUÇÃO VERDE .

    GABA : CERTO

  • GABARITO CERTO

    PRODUÇÃO

     A reestruturação produtiva promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar a produção.

    ↳ Exemplo disso são as tecnologias fabricadas em países desenvolvidos, e o processo de montagem nos países subdesenvolvidos, onde a mão de obra é barata.

    • É FAMOSO D.I.T (DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO)

    PMAL2021

  • Reestruturação produtiva refere-se aos sucessivos processos de transformação nas empresas e indústrias, caracterizados pela desregulamentação e flexibilização do trabalho, fruto da Acumulação Flexível e das novas tecnologias da Terceira Revolução Industrial.

    reestruturação produtiva emergiu a partir da década de 1970, em função da grande crise do capitalismo e da derrocada do paradigma fordismo/taylorismo em meio ao processo de produção e acumulação industrial.

    Nesse contexto, emergiu, no plano econômico, a retomada do modelo liberal – ou neoliberal –, pautado na predominância máxima do setor privado e a mínima intervenção do Estado na economia.

    No plano administrativo, a implementação do Toyotismo como modo de produção passou a ser a nova tônica do desenvolvimento.

    trabalho especializadomarcado pela alienação da complexidade da linha fabril e pela repetição de uma mesma função pelo trabalhador, foi substituído pela flexibilização das funções: o empregado passava a ser deslocado em seu posto conforme as necessidades da empresa, chegando a realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

    FONTE: TEC C

  • CERTO.

    Reestruturação produtiva pode ser compreendida principalmente no contexto pós década de 1970 e na mudança do paradigma no processo de produção fordista/ taylorismo (que gerou acumulação industrial e crise) para o toyotismo, com a intensa flexibilização e desregulamentação trabalhista. Está atrelado a isso o Estado neoliberal com a ascensão e controle do setor privado na economia, em contraposição ao Estado mínimo (ou seja, intervenção estatal mínima) na regulação da economia. Esse contexto, de fato, promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar a produção. Porém também há como consequência o aumento das disparidades socioeconômicas em virtude das péssimas condições de trabalho, flexibilização dos direitos trabalhistas a favor da concentração e acumulação de riquezas pelas grandes empresas e bancos.

  • -No mundo globalizado predomina-se o Toyotismo ( acumulação flexível de capital) , FORDISMO ESTÁ ULTRAPASSADO ( RIGIDO).

    Fordismo: produção em série, padronização de produtos, especialização de trabalhadores, esteira móvel, mão de obra pouco qualificada, produção centralizada em grandes fabricas. 2 revoluções industrial até 1970

    Toyotismo: possibilidade de personalização, qualificação de trabalhadores, robotização, mão de obra mais qualificada, produção descentralizada pelo mundo.3 revolução industrial ( 1970), pós segunda guerra mundial ( acumulo de capital flexível)