SóProvas


ID
2622292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de megacidades no mundo aumentou de quatorze, em 1995, para vinte e nove, em 2015. Com relação a esse fenômeno de urbanização da sociedade contemporânea, julgue o item a seguir.


A maior parte das megacidades está localizada em países desenvolvidos, que possuem altos índices de urbanização.

Alternativas
Comentários
  • A constituição das megacidades não acontece somente em um município, mas em vários, formando áreas interligadas em um processo chamado de conurbação — quando as áreas urbanas de municípios diferentes encontram-se. Esse processo é muito comum no Brasil e também é responsável pela formação das regiões metropolitanas.

    A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país. Além dela, temos o Rio de Janeiro inserido nessa categoria, além de algumas outras cidades com potencial para isso, como Belo Horizonte e Porto Alegre.

    No mundo, a maior megacidade é Tóquio, que também é considerada como metacidade, pois possui uma população superior a 30 milhões de habitantes. A área urbana dessa cidade extrapola boa parte dos seus limites municipais, estendendo-se para várias áreas de entorno. No caso do Japão, essa intensa aglomeração explica-se pela elevada densidade demográfica que o país possui e pelo número limitado de locais habitáveis, pois o relevo geologicamente jovem faz com que o país abrigue um grande número de montanhas, vulcões e áreas de grande declividade

    Depois de Tóquio, a maior parte das megacidades do planeta encontra-se em países subdesenvolvidos e emergentes (12 entre as 21 existentes). O segundo lugar pertence a Déli, na Índia; o terceiro pertence a São Paulo e o quarto posto é de Mumbai, também na Índia, seguida pela Cidade do México. Todas essas cidades encontram-se em países que experimentaram urbanizações recentes, elevadas e aceleradas, além de haver concentração de boa parte da população em áreas específicas de seus respectivos territórios.

  • A maioria dessas cidades estão situadas em países emergentes ou de terceiro mundo, com altos índices de criminalidade, crescimento demográfico, pobreza, falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros.

  • Errado.

  • são paulo, mumbai, cidade do méxico, nova déli, pequim, xangai...

    a maioria das megacidades estão em países de terceiro mundo ou países em desenvolvimento

  • vou cobrar direitos autorais do colega APFCoelho kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Se a questão trocasse megacidades por cidade global, ela estaria correta?

  • João Neto, acredito que sim.

  • Errado.

    Está localizada em países subdesenvolvidos.

  • A EXEMPLO DO BRASIL = MEGACIDADE (SAO PAULO) = TERCEIRO MUNDO OU SUBDESENVOLVIDOS!!

  • Acho que se a questão trocasse "megacidades" por "cidade global" a questão estaria certa.
    Já que:
    Megacidade: +de 10 mihoes de habitantes
    Cidade global: forte influencia global.

    Por isso que a questão ta ERRADA!

    Erros, avisem pfvr

  • A exemplo da Índia, megacidade e subdesenvolvida

  • Depois de Tóquio, a maior parte das megacidades do planeta encontra-se em países subdesenvolvidos e emergentes (12 entre as 21 existentes). O segundo lugar pertence a Déli, na Índia; o terceiro pertence a São Paulo e o quarto posto é de Mumbai, também na Índia, seguida pela Cidade do México. Todas essas cidades encontram-se em países que experimentaram urbanizações recentes, elevadas e aceleradas, além de haver concentração de boa parte da população em áreas específicas de seus respectivos territórios.


    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/megacidades.htm

  • 115. A maior parte das megacidades está localizada em países desenvolvidos, que possuem altos índices de urbanização.

    Gabarito: Errado

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciencias-humanas-abin-gabarito-extraoficial/

  • Megacidade é o termo empregado para definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. A população das megacidades não conta com a região metropolitana em seu contorno. Atualmente, elas englobam mais de um décimo da população urbana mundial e, tal como todas as grandes metrópoles que antes surgiram, polarizam sobremaneira o comércio, a cultura, o conhecimento e a indústria.

     

     

    Em 1950 não existia nenhuma megacidade, mas em 2013 já havia um número considerável: Londres, Moscou, Istambul, Kinshasa, Lagos, Cairo, Cidade do México, Nova Iorque, Los Angeles, Buenos Aires, Tóquio, Mumbai, Xangai, Déli, Calcutá, Dacca, Guangzhou, Jacarta, Seul, Karachi, Manila, Beijing, Osaka, Teerã, Shenzhen, Paris e Tianjin. No Brasil, as aglomerações de São Paulo e Rio de Janeiro enquadram-se nesse contexto. A maioria dessas cidades estão situadas em países emergentes ou de terceiro mundo, com altos índices de criminalidade, crescimento demográfico, pobreza, falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Megacidade

  • A maioria dessas cidades estão situadas em países emergentes ou de terceiro mundo, com altos índices de criminalidade, crescimento demográfico, pobreza, falta de saneamento básico, poluição, violência urbana e congestionamento, dentre outros

     BRASILIA MINHA CIDADE //MEGA CIDADE DE ACORDO COM IBGE.

  • A maior parte das megacidades está localizada em países desenvolvidos, que possuem altos índices de urbanização.

    Errado Em países emergentes

  • A índia é um país emergente e tem um alto índice de urbanização.